quinta-feira, 22 de maio de 2008

Especial - Homem de Ferro

O Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Sua identidade secreta é a do empresário e milionário Anthony Edward "Tony" Stark. O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos, sua primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 e foi publicada no Brasil em Heróis da TV #100.

Os Quadrinhos

Mais uma das fantásticas contribuições do inventivo Stan Lee para o Universo Marvel, o Homem de Ferro teve sua primeira aparição na revista Tales of Suspense 39 (março de 1963), que apresentou a origem e a primeira aventura do herói. O novo personagem era na verdade Anthony "Tony" Stark, um milionário e gênio inventor cujo envolvimento com a indústria de armamentos mudaria sua vida. A história foi escrita numa colaboração de Stan Lee com o roteirista Larry Lieber, que ajudou a moldar o tom das aventuras posteriores do ferroso, enquanto a arte foi dividida entre Jack Kirby, que concebeu a armadura invencível, e Don Heck, responsável pelo visual dos demais personagens, bem como do próprio Tony Stark. Para a personalidade do milionário, Stan Lee se baseou em Howard Hughes, pois queria um empresário conhecido do público, mulherengo e insano.

Na história de origem, Tony Stark é ferido mortalmente durante o confronto do Vietnã, quando testava armas de sua criação. Ele é levado pelo inimigo a fabricar mais armas enquanto um fragmento próximo a seu coração o mataria em breve, mas usa seus conhecimentos técnicos de outra forma. Com os recursos tecnológicos disponíveis, Tony desenvolve a armadura que o tornaria famoso em sua identidade heróica, a qual também o manteria vivo e lhe permitiria enfrentar comunistas e diferentes vilões. Inicialmente, a armadura do Homem de Ferro era totalmente cinza, mudando na história seguinte para o dourado, até chegar numa mistura de vermelho e amarelo na edição Tales of Suspense 48, ilustrada por Steve Ditko. Filho da Guerra Fria, o personagem enfrentava agentes comunistas, com destaque para vietnamitas, em histórias que focavam segurança nacional e alta tecnologia. Posteriormente, a essência do Homem de Ferro passaria por transformações.

Em abril de 1968, as histórias do Homem de Ferro passaram a ser publicadas na revista Iron Man and Submariner, até que ele ganhou título próprio, The Invincible Iron Man, no mês seguinte. Ainda na fase publicada em Tales of Suspense, o Homem de Ferro conheceu os integrantes mais notórios de sua galeria de vilões, como o Dínamo Escarlate e o Mandarim, e também interagiu com figuras de importância no Universo Marvel, tais como o Capitão América, a espiã russa Viúva Negra, o Gavião Arqueiro e Anjo, dos X-Men. O herói foi membro-fundador dos Vingadores, a equipe que reuniu os maiores super-heróis da Marvel Comics, fazendo sua estréia em The Avengers 1, setembro de 1963. Ao lado de Homem-Formiga, Vespa, Thor, Hulk e Capitão América, Tony Stark integrava as fileiras dos Maiores Heróis da Terra e também ganhou a alcunha de Vingador Dourado. Sua participação nos Vingadores foi decisiva em inúmeros momentos da história do grupo.

A identidade secreta do Homem de Ferro foi concebida de forma interessante. Ao regressar do Vietnã, Tony Stark descobriu que o fragmento de metal próximo ao coração não poderia ser retirado sem causar sua morte. Por isso, ele precisaria usar constantemente a armadura de Homem de Ferro, posando de segurança pessoal de seu próprio alter ego civil, sem que ninguém desconfiasse dessa vida dupla. Dois importantes personagens de apoio na série serviram de confidentes do segredo de Stark, Harold Hogan e a secretária Virginia Potts. Com a crescente oposição à guerra do Vietnã no mundo real, os quadrinhos seguiram a mesma tendência, com o Homem de Ferro questionando seu papel no mundo, especialmente a confecção de equipamento para os militares norte-americanos. A grande virada, contudo, foi quando Tony Stark teve seu problema de coração curado num transplante apenas para desenvolver uma condição ainda mais dramática de alcoolismo. O drama humano do personagem alcançou novas dimensões, com o texto de David Michelinie em especial.

Após uma série de eventos e da deterioração de seu estado de saúde, Tony Stark forja a própria morte, já na década de 1990, e em seu lugar assume a armadura um personagem que ganhava destaque desde o início de suas aventuras, James Rhodes, o Máquina de Combate. Posteriormente, com Stark recuperado, os dois heróis seguem caminhos distintos. Numa das mais controversas histórias dos Vingadores, The Crossing, o Homem de Ferro é revelado traidor da equipe, por ter sido manipulado durante anos pelo viajante do tempo Kang, o Conquistador. Os heróis, então, recrutam um Tony Stark adolescente no passado de uma linha temporal alternativa, que passa a vestir a armadura dourada e combater o mal ao lado dos Maiores Heróis da Terra. O Tony Stark adulto recupera a consciência e se sacrifica pelo bem maior. No evento conhecido como Massacre, o jovem Stark é assassinado ao lado de grandes heróis da Marvel, apenas para ser ressuscitado tempos depois pelo poder de Franklin Richards, filho de Reed e Sue, do Quarteto Fantástico. Sua nova versão mesclou o Tony Stark adulto com as lembranças do herói adolescente.

Eventos recentes que marcaram a vida do Homem de Ferro nos quadrinhos envolvem a evolução constante de sua armadura até que ela se tornasse inteligente, a revelação de sua identidade secreta junto ao público e a inclusão de seu passado na sociedade secreta Illuminatti, que reunia Pantera Negra, Professor X, Senhor Fantástico, Namor e Raio Negro, manipulando os eventos do Universo Marvel desde a guerra Kree-Skull. Nos desdobramentos que levaram à saga Guerra Civil, o Homem de Ferro passa a apoiar a Lei de Registro de Super-Humanos, que obrigaria heróis e vilões e se registrarem junto ao governo, na qual ele enfrentou a oposição de justiceiros liderados pelo Capitão América. Como resultado, o Homem de Ferro foi escolhido novo líder da SHIELD e reuniu um novo grupo de Poderosos Vingadores, além da Iniciativa em todos os estados norte-americanos. O Homem de Ferro ganhou sua versão Ultimate na série os Supremos, de Mark Millar e Bryan Hitch, que teve origem contada pelo romancista Orson Scott Card. Também passou pelas mãos de grandes talentos como Kurt Busiek, Warren Ellis e Adam Warren, sempre evidenciando o poder da alta tecnologia no combate às forças do mal.



Origem

Como Tony Stark, o Homem de Ferro é um gênio da engenharia de automação. Nunca faltou dinheiro para seus projetos pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si uma fama de playboy milionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Tony Stark aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha, Stark sobreviveu a explosão mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar o vietcongue. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor, e Yin Sen o ajudou a construir a armadura que o manteria vivo.

Inventou um traje especial, um exo-esqueleto superequipado. Construiu esse primeiro traje para fugir de um campo de prisioneiros vietcongue, para onde fora levado após ser capturado durante uma inspeção em uma das fábricas de armas no Vietnã.

Quando Stark experimentava a armadura, homens de Wong Chu se aproximaram. Para impedir que entrassem na sala e interrompessem o processo que recuperaria o coração de Tony, o velho professor começou a gritar contra a tirania para lhes chamar a atenção. O cientista foi fuzilado. Mas foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a estranha e patética armadura cinza que criaram.

O Homem de Ferro enfrentou as tropas e as derrotou, sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir, e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Wong Chu foi morto e os prisioneiros libertados.

Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura, e adotou as cores vermelho e dourado como as padrões da armadura. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda sorte de inimigos dos Estados Unidos.

No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas. Nas aventuras dos anos 70 e 80, era comum heróis, vilões e coadjuvantes do Universo Marvel se referirem ao Homem de Ferro como "o lacaio de armadura".

Na versão original Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e maquinários destinados aos confrontos da Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos), enfrentando como Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio, ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre. Duramente atacado na época da reação à Guerra do Vietnã, amenizou sua postura anticomunista.

A evolução da armadura de ferro


Desde sua criação, o Homem de Ferro possuiu inúmeras armaduras, começando com a original, totalmente rústica e improvisada, chegando até as com tamanho poder que o coloca no páreo com qualquer herói da Marvel, muitas vezes até mais poderoso.

Todas as armaduras protegem o usuário de ataques físicos e energéticos, possuem capacidade de vôo, aumentam a força e possuem sistemas de comunicação como rádio e radares. Atualmente a armadura é recarregada com energia solar, mas antigamente era mais do que normal ser usada a boa e velha tomada.

Anos 60:

A ORIGINAL
Tales of Suspense #39

A armadura original do Homem de Ferro foi criada durante seu cativeiro no vietnã, totalmente improvisada, lembra muito os robôs de filmes antigos, é feita de ferro normal, fornece ao usuário a força de aproximadamente dez homens, além de conferir proteção contra fogo, frio, ataques energéticos, ácido e repele totalmente projéteis de armas de fogo de pequeno e médio porte. Os jatos de ar comprimido permitem ao usuário dar saltos longos, mas ainda não permitem o vôo em si. Essa armadura, apesar de ser usada em apenas uma aventura, é clássica e é constantemente lembrada em qualquer referência ao herói, tanto que foi usada no filme.

VINGADORA DOURADA
Tales of Suspense #40

Apesar de ser maneira, a armadura cinza poderia causar alguma repulsa com o público, e para melhorar a sua imagem Stark mudou a cor da armadura para dourado. A mudança fundamental para sua nova vida de herói foi a capacidade da armadura poder ser guardada em uma simples maleta, agora não era mais feita de partes rígidas de metal e sim de um composto ultra flexível, apenas a placa em seu peito que salvava sua vida deveria permanecer intocada.

Depois quase todas as armaduras eram feitas desse mesmo material. Ela agora permitia um vôo limitado e desajeitado, e foi a primeira a possuir um campo de energia, além de poder ser recarregada por energia solar, o que facilitava a vida do herói consideravelmente. Como armas, possuía o clássico “Monobeam” que saia de seu peito, um martelo de demolição, serra que podia sair até de seus dedos, broca de mão, campo magnético que permitia a manipulação de objetos a distância e um gerador de campo elétrico. Para comunicação havia um microfone, rádio, radar e gravador.

A armadura foi destruída, obrigando Tony a construir uma réplica, dessa vez mais leve e móvel.

VERMELHA E DOURADA

Tales of suspense #66

Essa armadura, composta de uma ultra-fina malha 3D, permitia uma ótima mobilidade, e poderia ser recarregada sendo ligada em tomadas, ou seja, era a própria praticidade em armadura. A capacidade de vôo foi aumentada, permitindo velocidade e controle.

Possuía o Monobeam, uma arma de prótons, raios repulsores, o poder eletromagnético que lhe permitia manipular objetos a distância. Para comunicação os rádios e radares continuavam ali, a novidade foi um reprodutor de imagens e um patins. Com o passar dos anos, a armadura foi se aperfeiçoando em força, mobilidade, e poder de fogo, além de possuir um inédito controle neural das funções da armadura. As cores vermelha e dourada foram inspiradas na infância de Stark, eram as cores de seu colégio quando criança. A armadura chegou até a ter um bizarro nariz, que foi retirado pouco tempo depois.

Anos 70:

Nos anos 70 não houve grandes mudanças, a vermelha e dourada continuou firme e forte, essa é a armadura clássica e até os dias de hoje, quando não tem outra Tony a utiliza.

Anos 80:

Com o tempo, Stark percebeu que havia situações em que a sua armadura não era exatamente apropriada, por isso, ele começa a desenvolver outros tipos para serem usadas em diversas ocasiões, uma que pode ser usada no espaço, outra com tecnologia stealth, etc.

CENTURIÃO PRATEADO
Iron Man (Vol 1) #200

Permanecendo com sua armadura clássica por muito tempo, com atualizações freqüentes, tudo estava muito bem até um golpe do vilão Obadaiah Stane o fazer perder suas empresas e deixá-lo totalmente falido. Na sarjeta, Tony Stark se entrega a bebida, e se torna totalmente incapaz de usar seu traje, e por isso elege um novo Homem de Ferro, ficando apenas como supervisor e conselheiro.

Jim Rhodes, amigo do peito e braço direito de Tony, assume a armadura e faz um bom trabalho, o problema era que ele não sendo um gênio como seu amigo, ele não fazia as atualizações necessárias, e por isso foi ficando cada vez mais fraco e vulnerável aos vilões, principalmente ao próprio Stane, que desenvolve a armadura Monge de Ferro, superior a armadura clássica que Rhodes usava.

Mas, Tony larga a bebida e resolve tomar uma atitude e colocar ordem na casa, ele faz mudanças radicais em sua armadura, melhorando armamento, defesa, potência e podendo até ficar invisível, Tony acabou com o Monge de Ferro e recuperou sua fortuna. A armadura criada por Bob Layton, dividiu opiniões por seu esquema de cores, misturando vermelho, prateado e amarelo,mas acabou durando pouco e foi destruída posteriormente na guerra das armaduras.

NEOCLÁSSICA
Iron Man (Vol 1) #231

Durante a guerra das armaduras, o Homem de Ferro se viu enfrentando o assassino pago pelo governo Poder de Fogo, contra seu incrivel poder de fogo e vôo, até mesmo a Centurião Prateado não teve chance e foi feita em pedaços. O que fez Tony criar a Neoclássica. Era tão poderosa, que Tony chegou a cogitar destruí-la, com medo que seu poder de bélico caísse em mãos erradas. Mas ele mudou de idéia e resolveu usá-la com algumas mudanças, como por exemplo o controle remoto a distância, o que lhe foi muito útil, já que tinha sua saúde bem prejudicada. Assim ele acabou com Poder de Fogo com facilidade.

MÁQUINA DE COMBATE
Iron Man (Vol 1) #281

Essa armadura foi construída para enfrentar o clã de ninjas Mestres do Silêncio, que destruíram a Neoclássica totalmente.

Tinha mira automática, laser, canhão e todo tipo de arma. Mais para frente, veio a ser usada por Jim Rhodes. A armadura é famosa no Brasil também pela sua aparição no game Marvel Vs Capcom.

UNIDADE DE TELEPRESENÇA
Iron Man (Vol 1) #290

Com seus problemas de saúde agravados e a incapacidade de combater o mal pessoalmente, Tony resolve criar uma armadura para ser controlada a distância, e como ele não a usaria, ele tem mais espaço para armas e gadgets, ela também não tem a fenda da boca, ou seja, é completamente robótica, fria e sem emoção, por isso não foi tão bem recebida. Depois disso as armaduras do Homem de Ferro entraram em uma fase de extremo mal gosto e falta de criatividade.

EXTEMIS
Iron Man (Vol 4) #5

Depois de ter sua armadura destruída por um vilão com Extremis, um nanovírus que dava poder ao portador, Tony não viu alternativa a não ser injetá-lo nele mesmo, o que era arriscado acabou sendo um acerto. O vírus deixou Tony mais poderoso, mais forte, mais inteligente (ainda), com fator de cura, ele poderia até se conectar mentalmente a aparelhos eletrônicos. Essa armadura foi usada durante a Guerra Civil, e por isso deve permanecer como a principal por um bom tempo. Ou não

Os Vingadores

Geralmente ele atua como herói junto dos Vingadores, sendo que é membro desde a primeira formação da equipe. É um grande amigo do Capitão América. Juntamente com Thor, o Homem-Formiga, a Vespa e Hulk fundou os Vingadores. A mansão deste super-grupo foi doada por Stark e serviu como base dos super-heróis desde as primeiras histórias.

O Homem de Ferro chegou a criar outro grupo de super-heróis, que no Brasil ficou conhecido como Força Tarefa.

Action-Figures

Na década de 60 uma indústria norte-americana chamada Louis Marx & Co Toy foi uma das pioneiras em utilizar fábricas em Hong Kong para a produção de brinquedos, em alguns anos a empresa era responsável pela produção de 20% de todos os brinquedos dos Estados Unidos.

Um dos carros-chefe da empresa era a produção de figuras plásticas de 6 polegadas (15 centímetros) retratando soldados, índios, cowboys e astronautas. Em 1966 a empresa começou a adquirir o direito para lançar figuras relacionadas a desenhos da Disney, seriados como “O agente 86” e, porque não, personagens da Marvel.

A coleção foi comercializada por um breve período e incluía figuras do Demolidor, Hulk, Homem-Aranha, Capitão América, Thor e, claro, Homem de Ferro.

Essa primeira figura do Latinha é considerada, ainda hoje, como uma das mais detalhadas e perfeitas do personagem (levando-se em consideração a tecnologia da época).
Em 1970 a Mego lançou mais uma figura do ferroso em sua coleção. A série se chamava “Super Heroes” e foi a única coleção de action figures da história a ter figuras da Marvel e DC lançadas juntas.

Em 1984 tivemos uma das primeiras figuras do Homem de Ferro no Brasil. A Gulliver lançou a série de figuras “Guerras Secretas”, que entre outras figuras trazia Tony Stark e seu escudo de transformação. Quem foi criança na década de 80 lembra bem dessa coleção, quem é colecionador hoje em dia sabe que a figura, como toda a coleção, é uma raridade.

Demoraram mais 11 anos para que o ferroso tivesse sua própria série de figuras. Em 1995 a Toy Biz, e seu poder de capitalizar qualquer coisa, transformaram os personagens da nova série animada em uma enorme série de sucesso.

A coleção “Iron Man animated series” teve cinco séries lançadas, num total de 31 bonecos, e mais duas séries anunciadas, mas canceladas.

Após esse sucesso de vendas o Homem de Ferro teve poucas versões de figuras de ação, entre elas a bizarra figura com a armadura do fracasso “Heroes Reborn” e uma figura do game “Marvel VS. Capcom”, acompanhada do herói Megaman (?!?).
Em 2002 veio a salvação da lavoura. A nova coleção “Marvel Legends” da Toy Biz teve em sua primeira coleção três perfeitas figuras do personagem, a primeira com sua armadura clássica, a segunda uma variação pintada de dourado e a terceira com a armadura conhecida como Stealth.

Ainda tivemos mais oito figuras do latinha lançadas na coleção:

  • Na série sete tivemos a armadura Silver Centurion, uma das mais adoradas dos fãs.
  • Na série oito tivemos uma figura com a armadura moderna do herói.
  • Na nove um magnífico War Machine.
  • Na série onze foi lançada a armadura Caça-Hulk.
  • Na quatorze duas versões da armadura original (prateada e dourada).
  • E na série quize uma armadura caça-Thor.

Quando a coleção de figuras foi comprada pela Hasbro os fãs ainda puderam comprar mais uma figura do personagem, agora com a armadura Ultimate do herói.

Após esta enxurrada de armaduras só nos basta esperar que a nova coleção do herói seja lançada no Brasil. A série é um lançamento da Hasbro e terá 5 figuras, incluindo as armaduras do herói no filme e do vilão Iron Monger.

Em complemento a coleção foi lançada duas variações exclusivas para as lojas Target (Silver Centurion Armor) e Wal-Mart (Stealth Operations Armor).

Além é claro de uma ótima figura de 12 polegadas (30 centímetros) com pintura impecável, luzes e sons, que esta sendo um sucesso de venda entre os nerds norte-americanos.

Tantas figuras e não acaba por aí. Ainda temos dezenas de estatuetas, mini figuras e bustos do herói. Não poderia ser diferente, pois um herói com dezenas de “uniformes” é um prato cheio para qualquer empresa.

Uma última curiosidade, uma das estatuetas do herói lançada pela Sideshow foi um dos maiores sucessos de vendas de toda a história dos action figures. A pré-venda da estatueta esgotou em apenas 8 MINUTOS.

Games

Com a grande estréia de Iron Man nos cinemas, já vamos sentindo o vento das turbinas da armadura mais "mothafocka" dos quadrinhos balançando os cabelos.

Mas outro grande lançamento envolvendo o enlatado é o jogo de mesmo nome lançado pela Sega, que de acordo com os vídeos e demos jogados até agora, tem tudo para tirar o fôlego de qualquer nerd. E o que seria melhor para mostrar o poder deste novo jogo, do que voltar um pouco no tempo e lembrar quais situações nosso amigo Stark ja vivenciou nos games?

Se você vem acompanhando o Homem de ferro nos games, sabe que ele sempre se enquadrou em algumas categorias:

  1. Como parte de uma equipe de super-heróis que lutam para chutar o traseiro de algum vilão.
  2. Como amigo de algum outro super-herói.
  3. Como personagem em jogo de luta.

Uma das prioridades da Marvel sempre foi mostrar nos seus produtos, a intensa capacidade de cada super-humano, retratando-a com fidelidade inclusive, nas telas de video-games...OU NÃO.

Sabendo que o homem de ferro até hoje sempre foi tratado como um personagem de apoio, teremos de relembrar jogos de seus amigos Vingadores como:

CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS – 1991

Jogo no estilo "anda-bate-mata" da sega onde você pode escolher entre os quatro personagens que são: Visão, Capitão América, Gavião Arqueiro e, é claro, Homem de Ferro. Entre uma fase e outra poderia se jogar o modo "nave" onde o personagem vai voando e atirando com raios lasers, escudos e afins.

Todos os personagens tinham as mesmas funções de um botão para pular e um pra bater (ahhh os velhos tempos) e é claro, as variações para lançar seus respectivos "poderes". Entre eles, se você pulasse e apertasse diagonal+soco ele desfere um laser no inimigo e demora mais um segundo para cair, que é o mais próximo de um vôo no game. Daí define-se que o potencial do Homem de Ferro não foi totalmente explorado, já que uma das suas principais habilidades é o vôo megaboga turbinado. Neste caso, acho que ele não podia voar, já que seus inimigos mal pulavam, as batalhas não seriam justas.

Há também a possibilidade de jogar latas de refrigerantes (???) para derrubar seus adversários. É o que eu sempre digo: Pra que lasers e propulsores se temos latas de refrigerantes?

MARVEL SUPER HEROES - WAR OF THE GEMS- 1996

Um dos ultimos grandes jogos do Super Nintendo, seguia a linha de andar e bater como no jogo descrito anteriormente, baseado na história em quadrinhos de mesmo nome. Neste game da Capcom, você pode escolher entre Homem de Ferro, Capitão América, Wolverine, Homem-Aranha e Hulk para encontrar as seis gemas e derrotar Thanos.

Mais uma vez o voô era impossível, sendo que os propulsores serviam apenas para dar um impulso a mais para Tony alcançar lugares mais altos. Poderia também carregar um impulso de voô para atingir seus inimigos, mas nada que podemos chamar de voar. Planar no ar e atirar? Nem em sonho até o momento.

MARVEL VS CAPCOM - 1998

Será que posso citar esse game? Bom, temos alguém usando uma armadura feita por Tony Stark. Temos mísseis e propulsores. Temos War Machine, e como o tema é Iron Man e não seus "derivados", fica aqui registrado apenas esta aparição.

THE INVINCIBLE IRON MAN - 2002

Jogo para Game Boy Advanced, tem nove níveis e são possíveis utilizar três "save game". Iron Man realmente possui um traje poderoso na versão para GBA, no entanto, ele é roubado, provavelmente em algum incidente ou coisa parecida. Agora ele é obrigado através de diversas fases, descobrir quem roubou sua armadura e por que.

O jogo é bem legal e bonito com uma certa ação, onde o cara-de-lata salta através de plataformas e passa por muitas aventuras.

MARVEL ULTIMATE ALIANCE - 2006

Enfim nosso Herói pode voar! Ou será que NÃO!?

Na verdade, o senhor Stark pode planar e se manter no ar pelo tempo que quiser neste simpático game que mistura Aventura e RPG.

Na verdade, pensaram em pegar o jogo Diablo como base e criar algo parecido, substituindo os guerreiros medievais pelos heróis da Marvel. A visão aérea permite ao jogador controlar 4 heróis, podendo variar entre eles.

No início há "apenas" 16 personagens, podendo aumentar o leque gradativamente no decorrer do game. O jogo definitivamente não consegue demontrar a capacidade bélica do Sr. Stark nem de longe, já que ele ainda se limita é lasers fracos e descargas elétricas, no entanto é um jogo muito bem criticado por fãs de quadrinhos e foi um grande sucesso.

IRON MAN – 2008

Esta é a armadura que faz a diferença. Voar com jatos, arremessar mísseis, derrubar tanques, atravessar nuvens entre outras novidades está fazendo as notícias deste jogo uma verdadeira “febre” na internet.

O título coloca o jogador na pele de Tony Stark, o milionário do ramo bélico que é seqüestrado para desenvolver armas para uma organização terrorista. No entanto, Stark utiliza os recursos que lhe são cedidos para construir uma armadura recheada de armas, o qual ele usa para fugir de seu cativeiro.


(Nota do editor) No entanto, o jogo sofre do mal do “game licenciado”. É o que acontece com a grande maioria dos jogos baseados em filmes. A produção é corrida e a jogabilidade superficial. Os gráficos e a capacidade de voar impressionam muito, mas um grande jogo não é feito apenas desses fatores.

Iron Man é mais um jogo que acompanha o hype de seu filme. O mesmo aconteceu com Hulk em 2003. O jogo que seguiu o longa-metragem foi um desastre. Enentanto, 2 anos depois, o lançamento de The Incredible Hulk: Ultimate Destruction redimiu o gigante esmeralda em um dos jogos mais memoráveis de super-heróis para o Playstation 2 e XBox.

Vamos esperar que o Homem de Ferro tenho o mesmo destino.

TV

The Marvel Superheroes

O Homem de Ferro fez sua estréia como estrela de um desenho animado em 1966. O Vingador Dourado dividia o espaço com seus colegas Capitão América, Hulk, Thor e Namor - cada um com histórias solo de sete minutos. A exibição da animação nas telas americanas se deu tanto com todos juntos, totalizando um grande episódio de 30 minutos, quanto separados, com cada herói tendo o seu dia da semana.

No Brasil, esses desenhos foram apelidados como os desenhos "desanimados" em razão da simplicidade da produção: os personagens moviam apenas os lábios, olhos e ocasionalmente um braço. Mesmo assim, os saudosistas têm grande apreço por essa primeira incursão da Marvel na televisão: as histórias são todas adaptações fiéis dos quadrinhos da época. Até a arte utilizada vinha diretamente das páginas desenhadas por Jack Kirby, Steve Ditko e outros artistas clássicos.

Também é importante lembrar que a primeira aparição dessas mesmas histórias em território nacional foi decorrente de uma ação publicitária da Shell com a série animada: os números zero das publicações dos personagens foram publicados pela Editora Ebal em 1967 e, além das bancas de jornal, também eram distribuídas nos postos de gasolina Shell.

Confira a letra da famosa música de abertura do segmento do Homem de Ferro:

Tony Stark, makes you fell

Hes the cool exec

With a heart of steel

As Iron Man all jets a-blaze

Hes fighting and smiting with repulsor rays

Amazing armor, its Iron Man

A blaze of power, its Iron Man!

Tony Stark tira onda

Que é cientista espacial

Mas também é Homem de Ferro

Elétrico, atômico, genial

Dura armadura, Homem de Ferro

E lenha pura, Homem de Ferro

Assista aqui:


Homem de Ferro dos anos 90

Depois de fazer apenas participações menores nas séries animadas dos seus colegas Marvel, como o Homem-Aranha, Tony Stark finalmente teria uma série própria novamente em 1994. A animação era parte da Marvel Action Hour: um episódio de meia hora do Homem de Ferro, seguido por um de igual duração do Quarteto Fantástico.

A origem do personagem é um pouco alterada nessa versão, talvez para tirar as referências à Guerra do Vietnã: Stark cria a armadura não devido a um estilhaço de granada que ameaça seu coração, mas a um problema na coluna que o deixaria paralítico.

Na primeira temporada de 13 episódios, o vilão principal é o Mandarim (nessa versão ele, assim como o Ming de Flash Gordon, tem pele verde para evitar reclamações de racismo contra asiáticos) e há uma legião de vilões menores, vindos dos quadrinhos: Laser Vivo, Chicote Negro, Gárgula Cinzento, M.O.D.O.K, entre outros. Para dar conta de tantos, o Homem de Ferro lidera uma equipe baseada na Força Tarefa das HQs: Feiticeira Escarlate, Máquina de Combate, Mulher Aranha, Gavião Arqueiro e Century.

A segunda temporada começa com grandes mudanças: a Marvel escolhe um novo estúdio de animação, novos roteiristas e até um novo estilo: ao invés das histórias com começo, meio e fim em um único episódio, passa a haver uma história única pela temporada inteira. A equipe de heróis e o Mandarim deixam de ser presença constante e aparecem apenas em histórias chave. Até o tema de abertura original, do tecladista britânico de rock progressivo Keith Emerson, é substituído por uma guitarra em estilo Heavy Metal com o refrão repetido: "I AM IRONMAN".

Depois desses 26 episódios, a série foi cancelada por baixa audiência.

Assista aqui a primeira abertura:

E aqui a segunda:

O Futuro

Desde 2006 se fala de uma nova série animada do herói blindado, que supostamente chegaria ao ar na época do filme. Já sabemos que o novo desenho estréia nos EUA no canal a cabo Nickelodeon no início do ano que vem, junto com Wolverine and the X-Men. As duas séries animadas têm como público alvo os meninos de seis a 14 anos, o que significa que o Tony Stark da vez será um adolescente ao invés de um executivo adulto.



O Longa em Animação

A história poderosa de um homem que domina a tecnologia e se transforma numa força superior transcende a barreira do tempo e das mídias. Em O Invencível Homem de Ferro (The Invincible Iron Man, 2007), o herói da Marvel ganhou vida na forma de animação especial adulta, lançada diretamente em DVD. A produção tomou as devidas liberdades criativas em relação ao material fonte, mantendo intacta a essência do Vingador Dourado e uma dose de ação para ninguém botar defeito. Esta é mais uma prova de que histórias dos heróis dos quadrinhos funcionam hoje nas mais diferentes formas.

Com direção de Frank Paur, O Invencível Homem de Ferro é uma história de origem do personagem que deixa de lado todo o passado de Tony Stark com a Guerra do Vietnã e cria um novo pano de fundo para o surgimento de seu alter ego. Tony Stark (Marc Worden) é o gênio industrial responsável por um projeto na China, que tencionava erguer uma cidade milenar ligada ao perverso Mandarim. Tony, claro, acompanhava tudo de longe, na companhia íntima de uma bela mulher, quando seus trabalhadores são mortos, e o melhor amigo Jim Rhodes (Rodney Saulsberry), capturado. A partir de então, por forças maiores que sua vontade, Tony teria que intervir pessoalmente.

Após o ataque dos Dragões de Jade, Tony é forçado a criar armas para o inimigo, que tencionava evitar o retorno do Mandarim, uma entidade que governara a China tempos atrás e retornaria com a elevação da cidade. Enquanto surgem quatro elementais com poder sobre vida e morte, e o objetivo que trazer de volta o antigo mestre, Tony é mortalmente ferido. Com um fragmento de metal próximo ao coração, ele é mantido vivo artificialmente, sendo guiado por um xamã e se envolvendo com a destemida Li Mei (Gwendoline Yeo), que herdara da família a obrigação de combater as forças do mal. Após uma série de eventos, Tony Stark faz sua estréia como o Homem de Ferro e parte para o confronto com os quatro elementais do Mandarim.

Cheio de recursos narrativos avançados, uma história madura, doses equilibradas de ação e sensualidade, O Invencível Homem de Ferro está entre as melhores adaptações de um super-herói da Marvel Comics para a animação. Mesmo fugindo de muitos elementos característicos do personagem nos quadrinhos, conseguiu capturar o espírito do personagem, seus dramas pessoais e personalidade de milionário arrogante e mulherengo. Mais que isso, o desenho apresenta uma história coerente de honra e relações de amizade e família, especialmente pais e filhos. Mesmo que seja secundário, os temas de espionagem e dilemas da indústria armamentista se fazem presentes. Esta é uma aventura definitiva do Homem de Ferro que fica ainda melhor em desenho animado.




O FILME

Gênero: Ação
Duração: 126 min
Origem: EUA
Estréia - EUA-Brasil: 30 de Abril de 2008
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Arthur Marcum, Matthew Hollaway, Mark Fergus, Hawk Ostby, Stan Lee
Produção: Avi Arad, Kevin Feige
Última Atualização: 28 de Abril de 2008

Sinopse: A vida do inventor e maior fornecedor de ar mas do governo americano Tony Stark nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos. Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir. Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Star k. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o Homem de Ferro. Extras: Uma das histórias em quadrinhos originais da Marvel, Homem de Ferro teve um longo e próspero trajeto desde as primeiras aparições do personagem, em abril de 1963. Criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, o alter e go do "Homem de Ferro", Tony Stark, foi inspirado em parte pela personalidade do ícone americano Howard Hughes. “Hughes era um inventor, aventureiro, multimilionário, galanteador e também um doido”, diz o produtor executivo Stan Lee. Foi o caráter imperfeito do super-herói e seu estilo de vida de playboy que fizeram as histórias em quadrinhos do "Homem de Ferro" virarem a próxima franquia da Marvel e o primeiro filme sob a nova bandeira da empresa, Marvel Studios. Logo no início da produção do filme, a M arvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau.

Crítica

Homem de Ferro (Iron Man, 2008) é a primeira superprodução do ano a chegar as telas. O filme é o primeiro projeto concebido inteiramente pela divisão cinematográfica da Marvel Comics, que até então, a editora de gibis vendia os direitos de seus heróis para outros estúdios. Todos os gastos ficaram na conta da Marvel, deixando a Paramount como parceira na distribuição. A idéia de levar o paladino da armadura dourada para a telona durou quase 20 anos, chegando a ter os nomes de Tom Cruise e Nicolas Cage associados ao papel de Tony Stark, alter-ego do herói mais sombrio da galeria de personagens clássicos da Marvel. Stark é um industrial milionário, fabricante de armas, playboy, egoísta, mulherengo, alcoólatra e sarcástico. Características que requerem uma minuciosa preparação para que não fiquem exageradas e pouco críveis.

Robert Downey Jr. acabou levando a melhor, por seu passado tumultuado, com várias prisões devido ao seu vício com as drogas. Cineasta independente Jon Favreau, escolhido para comandar as filmagens, reforça a escolha de Downey Jr. para personificar Stark: Os melhores e os piores momentos da vida de Robert aconteceram diante do público. Ele teve que encontrar um equilíbrio interno para vencer seus demônios. E isto é Tony Stark”.

A escolha de Favreau para dirigir a película veio da mesma fórmula de sucesso de Homem-Aranha e Batman Begins, que apostaram também nos independentes Sam Raimi e Chirs Nolan respectivamente. Sabendo que os fãs não perdoam liberdades com seus ícones, Favreau criou um blog na internet para trocar idéias com os admiradores do herói: “O personagem tem 40 anos de existência com várias personificações nos quadrinhos. Era vital escutar os fãs, para que o filme desse certo. Tenho certeza que ninguém ficará desapontado. Respeitamos toda a mitologia do herói”.

Percebe-se essa preocupação. Favreau colocou vários elementos marcantes dos mais de 40 anos de trajetória do Homem de Ferro. Os mais atentos conseguirão notar várias cenas clássicas dos quadrinhos no longa. Passagens de diferentes personificações do herói foram combinadas equilibradamente sem ofender os fãs.Mesmo os desenhos desanimados dos anos 60 influenciaram o roteiro.

[SPOILER ALERT!]

Os mais fanáticos ficarão em êxtase com a cena protagonizada pelo ator Samuel L. Jackson no papel do coronel Nick Fury, chefe da agência de espionagem da Shield, mencionando o projeto “Vingadores”. Não saia correndo do cinema, pois essa

cena acontece no final dos créditos. E ainda tem uma aparição mantida em sigilo de Hilary Swank, que parece ser a Viúva Negra.

[/SPOILER]

Todas essas características confirmam a expectativa da Marvel, de que o longa seja um sucesso e dê inicio a uma trilogia. Vale lembrar que todos os atores assinaram para três filmes. O único senão ficou a cargo da pouca ação, que mesmo tendo a justificativa de ser um filme sobre a origem do super-herói, não consegue repetir a adrenalina do primeiro filme do Homem-Aranha. O confronto final ficou devendo ao filme dos Transformers. Mas nada que Homem de Ferro 2 não possa consertar no futuro.

Apesar da importância dos fãs, o maior acerto de Favreau foi ter realizado um filme para toda a espécie de público. Quem não curte histórias fantasiosas envolvendo heróis, ficará impressionado pela forma que ele tratou o material com maturidade. A narrativa concentra suas armas no desenvolvimento dos personagens. Principalmente de Tony Stark, que tem sua trajetória de canalha ambicioso para herói, construída com credibilidade.

A performance magnética de Robert Downey Jr. leva o filme no bolso. Interessante que o ator conquista o espectador, mesmo interpretando um personagem cheio de defeitos de caráter, bem antes de sua redenção. Diretor Jon Favreau conseguiu adaptar a persona nem um pouco politicamente correta de Tony Stark para um filme voltado para o público infantil. Ele suavizou a temática adulta com humor. Para isso contou com a interação perfeita dos atores e as frases ácidas disparadas com extrema naturalidade por Downey Jr. Ele conseguiu transportar dos quadrinhos para a telona todas as características de Stark. Ainda no elenco, destaque para Gwyneth Paltrow no papel de Pepper Potts, assistente de Stark, e Jeff Bridges fazendo Obadiah Stane, sócio e amigo de Stark. Para os curiosos, a voz do mordomo Jarvis foi feita pelo ator Paul Bettany.

Narrativamente o filme flerta com o flashback e não simplifica a trama em um confronto entre o bem e o mal. Como na vida real, heróis e vilões possuem camadas de personalidade que surgem conforme a história vai se desenvolvendo. Através desse artifício cênico Favreau mantém uma certa nebulosidade no roteiro, criando um forte elo com espectador. Uma outra sacada do diretor foi ter atualizado a história com paralelos da atual situação dos EUA no Oriente Médio.

Isso garantiu uma conotação política ao script que flerta durante toda a projeção com a nossa realidade sem cair nas armadilhas do discurso ideológico. Até na trilha sonora, Favreau teve o cuidado em não apostar em modismos passageiros. O filme abre e finaliza com dois clássicos do heavy metal: “Back in Black”, do AC/DC e “Iron Man”, do Black Sabbath, respectivamente. No caso da canção do Sabbath, alguns acordes tocam disfarçados quando Tony Stark veste sua primeira armadura. Com essas escolhas inteligentes, diretor Jon Favreau garantiu seu lugar na galeria de cineastas que souberam adaptar e respeitar o universo dos super-heróis dos quadrinhos. Que venha o Thor.

Entrevistas:

Jeff Bridges


Jon Fevrau

Terrence Howard

Robert Downey Jr.

Gwyneth Paltrow

Making of

Trailer

Humor

Homem de Ferro é a identidade secreta do empresário, engenheiro, cafetão e multi-milionário Tony Cachaça Stark, sendo um dos grandes alunos de Roberto Justus no mundo dos negócios.

Tony Cachaça começou a vida empresarial após se formar em Engenharia da Automação Empresarial na Fundação Santo André em meados do século passado. Porém mesmo formado não conseguiu emprego na área imediatamente e se tornou um grande cafetão, na cidade de Santos. Durante as Guerras Clônicas, foi recrutado pelas Forças Armadas para trabalhar no desenvolvimento de novas armas, a pedido de Robert o Justus, seu antigo professor de Negócios.

Durante a Guerra, foi subjugado e capturado pelas forças bolivianas do General Grevous Morales. Durante sua captura, recebeu um estilhaço de granada no pênis deixando o debilitado. Foi forçado a desenvolver novas armas para o Exército Boliviano. Aproveitando os momentos em que foi deixado sozinho pelos bolivianos, aproveitou e construiu uma armadura de combate, com um adendo especial: um pênis recuperator Tabajara! Agora com sua armadura, em ambos sentidos, fugiu da Bolívia e migou ilegalmente para os Estados Unidos da América.

Nos EUA montou uma empresa de diversões eletrônicas, a Nintendo, que lhe garantiu fundos para aprimorar sua armadura. Com fundos, e novas armaduras de combate, passou a combater o crime contra todos inimigos possíveis.

Com o grande surgimento de vilões, como o pensador do mal Dr. Lula, Mestre da Guerra e, crises mundias como a Ascensão do CPMF, Crise do Mensalão etc, Homem de Ferro resolveu se unir com os outros poderosos heróis e defender o mundo.

Com a ajuda de Capitão América, Thor, Gavião Arqueiro, Homem-Formiga (ou Homem-Gigante, tanto faz), Vespa, Mercúrio, Feiticeira Escarlate, Visão, Miss Marvel e, principalmente, seu mordomo Jarvis, e foi criado um subgrupo de herois, os poderosos Vingadores.

Veja Homem de Ferro lutando contra o mal utilizando suas técnicas mecânicas:

Imagem:Ironman05.gif Ponto Circuito: Homem de Ferro e m alto ponto circuito!
Imagem:Ironman010.gif Ferrodouken: Técnica aprendida com o Ryu.
Imagem:IronMan lowroundhouse.gifChute Fogareiro: Chu te capaz de torrar rostos!
Imagem:Ironman-shield.gif Escudo: Homem de Ferro projet a na h ora um escudo quando se sen te atacado!
Imagem:Ironman07.gif Eu Tenho a Força: Ho m em de Ferro bancando o He-Man!
Imagem:Ironman-longintro.gif Foguetão: Homem de Ferro chegando d o espaço.
Imagem:Ironman-super.gif Holdon C annon!! Homem de Ferro pega um fog uetão colossal e mata o oponente de um tiro só!

A Guerra Civil foi um grande momento na vida do Homem de Ferro. Durante um Big Brother desastroso no Rio de Janeiro, que custou inúmeras vidas e destrui mais da metade do Rio de Janeiro, Tony Cachaça, numa atitude extremamente canalha, foi o líder dos heróis, astros e trabalhadores dos canais televisivos adeptos ao Canal Pró-Registro.

Travou inúmeros combates contra a equipe do Capitão América, sendo este que levou uma surra memorável na Batalha das Indústrias, e um dos responsáveis pela morte do Golias Negro.

Com o combate final, da Prisão 42 ao centro de São Paulo, Homem de Ferro quase perdeu a luta contra o Capitão América, sendo salvo por diversos camelôs que desejavam falsificar sua armadura e vende-la pelas ruas.

Com a rendição e assassinato do Capitão América, Homem de Ferro tornou-se o novo líder dos Vingadores e da SWAT, além de recriar junto com Roberto Justus a Rede Globo.

Entrevista ao Tobby

Para saber mais:

e

Ambos podcasts com a participação especialíssima de Guilherme Briggs, diretor de dublagem de Homem de Ferro.

AGORA ASSISTA:


0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br