terça-feira, 7 de julho de 2009

Quem tem medo do SPIM?

Eden

Eu sei que você não faz a menor ideia do que seja SPIM, na verdade acredito que pouca gente saiba. SPIM foi um termo criativo e bem humorado para a grande praga que vai aterrorizar a web brasileira ano que vem: o VOTE EM MIM na internet, o SPAM eleitoral.

Com a liberação oficial do uso da web para campanha politica as opiniões se dividiram. De um lado aqueles que acreditam que não só é válido como importante, afinal a web democratiza a campanha, não é só quem é dono de Rádio e TV que fará bonito. Do outro lado aqueles que acham que não irá sair nada que preste, que seremos invadidos por uma insuportável onda de SPAM. Os dois estão certos. E os dois estão errados.

Eu e minha mania de começar um texto criando uma confusão mental, hein? Funciona! Aposto que você está curioso para desvendar como algo pode estar certo e errado ao mesmo tempo. Vamos lá?

eleição

Propaganda eleitoral na WEB é realmente democrática?

Eu diria que tende a ser… mas não é. É simples, mesmo que as ferramentas estejam lá ao alcance de todos e sejam gratuitas elas não funcionam da mesma forma para todos… isso é uma utopia internetica quase tão idiota quanto a anarquia digital defendida por alguns. Fazer campanha eleitoral na WEB estará MUITO longe de simplesmente tem banda larga e tempo. Candidato sem dinheiro para contratar profissionais da área para lhe dar consultoria e suporte correm um sério risco de naufragar em sua primeira tentativa.

Obama conseguiu 1,5 milhão de seguidores no Twitter. Cerca de 2,5 milhões de estadunidenses cadastraram seus celulares para receber mensagens do candidato. Ainda arrecadou US$ 660 milhões em doações de pessoas físicas pela internet. Com certeza é de encher a boca de qualquer candidato de água. Mas o que não se pode ser esquecido é que, além de se tratar dos EUA, um país com uma cultura digital distinta, Obama não fez isso sozinho. Ele gastou dinheiro, contratou profissionais, criou um case único, foi responsável pelo melhor viral no Youtube de 2008. Ele deu um show sim, mas apenas porque sua banda estava muito afinada.

Chegar as mídias sociais achando que tudo será fácil e simples será um tiro no pé. A ausência de planejamento e conhecimentos sobre o universo que envolve esses eleitores que são, em parte, muito diferentes do eleitor a quem as grandes campanhas se destinam, pode condenar qualquer campanha eleitoral. Não basta tem fogão, panela e ingredientes para se fazer um bom prato, precisa conhecer a técnica. Vimos isso recentemente no case dos Piratas do Twitter.  Subcelebridades virando piada por não terem entendido a ferramenta. Estamos acompanhando outro case interessante com algumas outras celebridades comprando seguidores com prêmios. Como disse Leo Jaime “É como ter uma platéia de figurantes no seu show”.

Até na web é preciso ter dinheiro pra fazer campanha?

Hum, não é uma pergunta fácil de se responder. Está certo de que se trata de uma mídia que pode ser trabalhada com um investimento bem menor. O que se tem que entender é que não pode ser trabalhada sem nenhum investimento. Sites bem produzidos custam caro, virais dignos de serem lembrados também.

É preciso dinheiro, é preciso investimento em tempo, estudo e profissionais. É um fato. Como é fato que ainda assim é muito mais barato que as velhas campanhas tradicionais. Menos dinheiro? Sim, mas ainda assim dinheiro.

Um bom blog, com bom conteúdo autoral, atualizado com freqüência com textos relevantes, que incentivem o debate ou a critica sócio-politica, é uma grande ferramenta… mas um blog lançado exclusivamente para mostrar que o candidato já bateu foto com fulano e sicrano, que vai estar aqui ou ali… é furada. E, todos sabem, produzir bom conteúdo não é assim tão simples… nem tão barato.

E o tal do SPIM?

Se um candidato contratou profissionais de mídias sociais para lhe dar consultoria provavelmente ele vai fugir do SPIM como o diabo foge da cruz. Certamente ele vai ser orientado para evitar a propaganda intrusiva, a buscar uma forma de campanha mais inteligente, mais bem aceita e capaz de angariar mais que votos: angariar nova militância dentre os formadores de opinião.

A quase eleição de Gabeira no Rio provou que o público jovem tem voz e que o apoio ao candidato, mesmo ele sem uma grande campanha, pode fazer a diferença. O voto de protesto já elegeu macacos e até bodes para cargos públicos. Elegeu Clodovil. Quando a opinião publica, seja ela digital ou não, apóia uma causa, bem, meio caminho andado.

O problema é que muitos desses candidatos vão convidar aquele sobrinho que tem 980 amigos no Orkut para cuidar de sua campanha. O resultado já conhecemos… centenas de milhares de SCRAPs com gifs animados, pedindo voto e engajamento. O achaque não vai ser pequeno. O jeito vai ser tirar dados geográficos do perfil e sair de comunidades que entreguem onde você mora. Ou simplesmente fugir o Orkut até o fim da campanha.

O Orkut é importante? Sim, claro, afinal no Twitter temos apenas 1,5 milhões de brasileiros, o bom do Facebook aqui ainda não começou – apesar de ter acelerado – e no Orkut temos mais de 19 milhões de usuários. A questão não é usar ou não, aprece óbvio que terão de usar, a questão é COMO usar. E só lá que o SPAM pode ser utilizado – e em comentários de blogs mas esses, meu Deus, nem comento.

No Twitter por exemplo o SPIM não funciona. Se você segue alguém e esse cara insiste e fazem SPIM… pimba, block nele. Muita gente já anda discutindo o bloqueio geral a perfis eleitoreiros. Será que vão bloquear o Serra? Não, porque ele foi esperto e, junto com sua equipe, criou um perfil que foge do caráter eleitoreiro. Ele chegou antes, está angariando seguidores que neste momento querem saber o que ele tem a dizer e que dificilmente vão mudar de ideia quando ele, discretamente, começar a discutir e debater ideias de campanha. Diria até que ele deve criar um outro perfil para isso… o que seria tremendamente inteligente.

Os políticos inteligentes vão pular de cabeça na WEB agora. Os inteligentes e bem assessorados vão pular com um planejamento bem definido, utilizando as ferramentas para aparar arestas, reforçar fraquezas e investir em qualidade. Ainda citando Serra, observem que ele mostra no Twitter seu lado mais humano, mais amigo, mais caloroso. A postura é fundamental para eliminar a imagem de pedante, de chato, de frio que seus opositores sempre tentaram – e conseguiram – lhe impor. Propaganda eleitoral 2.0 muito bem empregada.

E o público?

O pulo do gato. Candidato inteligente tem projeto político. Ele sabe que essa não é a última eleição dele. Para esses projetos políticos o novo eleitorado sempre foi um alvo desejável.

Os usuários de WEB tem entre 16 e 26 anos em sua maioria (61% deles acessam a WEB segundo o IBGE). A web atinge TODAS as classes sociais (52% daqueles que ganham entre 3 e 5 salários mínimos acessam contra 25% dos que ganham entre 1 e 2 salários). Acredite ou não é um FATO. Cada uma de forma diferente, eu sei, mas ainda assim todas elas.

O uso da WEB permite catequizar esse jovem eleitorado, criando laços e, fazendo a coisa certa, conquistando sua fidelidade eleitoral. Como disse, não se trata de um projeto para o ano que vem, se trata de um projeto para se começar hoje e estender enquanto houver interesse em politica. Aqueles que aparecerem na web para a eleição e sumirem serão lembrados… a web não esquece.

Mas vai rolar baixaria, não vai?

Claro que sim, o que vocês esperam? É o circo eleitoral. Mas entendam uma coisa, a justiça eleitoral coibia o uso da propaganda oficial, ou seja, à favor. A propaganda contra, a piadinha, o jingle infame, o vídeo tirando sarro… essa de certa forma sempre pode ser veiculada, afinal são apócrifos, não há a quem punir. Se temos dificuldade de pegar pedofilos na web quem dirá engraçadinhos dispostos a sacanear o adversário politico?

Bem, espero que tenham gostado do post. Esse é um assunto que vai render muito, acredito eu, se tiverem interesse em vê-lo discutido aqui mais vezes deixem um comentário assim como espero que comentem se discordarem de meus pontos de vista.

Como deveria ser a narração do enterro do MJ

Marley & Eu

marley.jpg

Veja que quem vai estar no enterro de Michael Jackson

Renato Cozta

Um time de grande estrelas americanas vão estar amanhã no funeral de Michael Jackson. Veja abaixo, a lista de quem serão os famosos.
Ron Boyd (amigo da família de Jackson)
Kobe Bryant
Mariah Carey
Coral Andrae Crouch
Berry Gordy
Jennifer Hudson
Shaheen Jafargholi (finalista do programa "Britains Got Talent")
Magic Johnson
Martin Luther King III
Bernice A. King
John Mayer
Lionel Richie
Smokey Robinson
Reverendo Al Sharpton
Brooke Shields
Pastor Lucious Smith (amigo da família de Jackson)

Usher Stevie
Wonder

Danilo Gentili – Stand Up

OmeleTV #36 - A Era do Gelo, Tim Burton e balé

Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel

Na cozinha de hoje o prato principal é a estréia de A Era do Gelo 3, terceira animação da série que agora estreia em 3D. Seguindo o papo, vamos ter um papo de como se tornar um crítico de cinema - com a palavra, os cozinheiros críticos. Depois teremos um Microondas no melhor estilo sorteio da Xuxa, uma Omelista só pra um diretor e finalizando, os e-mails (contando com um em especial escrito por um admirador de Forlani e Hessel)!

Vai começar o 2º round

@felipeneto

Eu não escrevo para pseudo-intelectuais. Escrever para a massa é o que me dá energia. E não é o macarrão.

Sina das Adaptações

Jurandir Filho

Sempre imaginei determinados jogos nas telonas. Talvez nem precisasse, mas o fato de assistir algo baseado num game que virei noites jogando, valeria o ingresso. Infelizmente, um dos únicos jogos que foram bem adaptados foi “Silent Hill”, o qual sou fanático pela série. E olha que teve muita gente que não curtiu a adaptação…

Resumindo, as vezes estamos esperando A e acabamos recebendo B. O desenho abaixo, extraído do site Capinaremos, resume todo esse sentimento:

Sina das Adaptações

Que Mario?

Homem é preso nu, alegando que era um Exterminador do Futuro

Sérgio "Mentorbreak" Fiore

Não acredito que li isso, lisos.

Essa é para rir, mesmo. Na quinta feira passada, nos EUA,   um homem foi preso por correr inteiramente nu em um cassino, sob a seguinte alegação: era um “exterminador vindo do futuro”.

Segundo a notícia, a polícia foi chamada depois que um sujeito apareceu pelado  correndo próximo a um cassino chamado Stateline em Nevada. A pesar do avisos para parar, o tal sujeito adentrou o cassino correndo, e só foi parado com choques de taser após adentrar um espaço para assustar crianças que jogavam nos videogames.

arnoldterminatortop

Mais tarde, foi revelado que Sean Smith Stanley não era realmente um Terminator, mas estava sob efeito de maconha e LSD. Os paramédicos  Smith o levaram ao Barton Memorial Hospital para tratamento, e mais tarde transportado para o Douglas County Jail, onde foi preso por acusações de exposição indecente e resistência à prisão.

Detalhe que o sujeito estava sob um efeito… digamos, “bullet time”,não? Se ele achasse que era o Superman, já era!

Filho de Barman

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