terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Energia eólica não faz mal a ninguém, né?

Embora seja uma boa forma de conversão (não existe "geração" de energia), usar a força dos ventos tem seus revezes. Da mesma forma que uma hidroelétrica não aguenta excesso de chuvas e transborda, uma ventania que exceda os parâmetros estruturais de um moinho gera resultados catastróficos e espetaculares, como no vídeo acima.

Foi a Dinamarca, dia 22, e não foi uma, foram DUAS turbinas destruídas por uma ventania de 100Km/h. Para dar uma idéia da escala, a torre do vídeo tem, ou melhor, tinha 60m de altura.

Críticos do uso de energia eólica apontam a grande necessidade de manutenção, a poluição visual causada por centenas de "cata-ventos" em uma planície e o risco para aves (incluindo andorinhas européias. As africanas não são migratórias), mas não alertavam contra riscos como o do vídeo.

A Ministra do Clima (que chique um país com Ministério do Clima), Connie Hedegaard, afirmou que o acidente foi fruto de falta de manutenção. Segundo o porta-voz da empresa responsável, Vestas, há 35.000 turbinas eólicas no mundo, mas não são infalíveis.

Mais um motivo para investigar o motivo de 35.998 34.998 funcionarem bem e DUAS explodirem na Dinamarca.


Fonte: jp.dk

***

Do jeito que anda ventando muito em Natal.

Coldplay unplugged

Oscar 2008

Na noite deste ultimo domingo (24) foi realizada a tão esperada - e mais importante - premiação do cinema: a entrega das estatuetas do Oscar. Apresentado pelo jornalista e comediante Jon Stewart, a cerimônia abordou com humor - um pouco mais fraco que o usual - assuntos como a greve dos roteiristas - que, por pouco, não cancelou a festa -, a gravidez de Angelina Jolie e, até mesmo, a situação politica dos Estados Unidos.


Os calvos bonequinhos dourados completaram 80 anos e inspiraram a cerimônia, que teve ares de retrospectiva com os melhores momentos dos últimos anos. Mostrando-se previsivel em grande parte das categorias, o Oscar tambem provou que pode surpreender. Esse ano foi marcado pela premiação de muitos estrangeiros como o espanhol Javier Bardem, os britânicos Daniel Day-Lewis e Tilda Swinton e a francesa Marion Cotillard.

A seguir vão alguns breves comentarios nas principais categorias:

Melhor Animação: Quem levou foi o simpático ratinho Remy de Ratatouille. De certa forma, surpreendeu ao deixar para trás o forte candidato francês Persepolis - que estreou por aqui na semana passada.

Melhor Ator Coadjuvante
: Javier Bardem levou por seu papel mal-encarado, o vilão Anton Chigurh. Prêmio mais do que esperado e merecido.

Melhor Atriz Coadjuvante
: Passando a perna no Bob Dylan de Cate Blanchett, Tilda Swinton foi reconhecida por sua atuação em Conduta de Risco - e seu discurso tirou sarro ate dos mamilos de George Clooney em Batman & Robin.

Melhor Roteiro Adaptado: Precisa dizer? Foi para os irmãos Coen. Não precisa nem de maiores explicações.

Melhor Atriz: Uma das surpresas mais agradáveis. Quem pegou no careca foi a francesa Marion Cotillard por seu papel em Piaf - Um Hino ao Amor. Claramente nervosa e impressionada, a atriz bateu a veterana Julie Christie em Longe Dela.

Melhor Filme Estrangeiro: The Counterfeiters, filme da Áustria do diretor Stefan Ruzowitzky. Venceu o israelense - e um dos favoritos - Beaufort.

Melhor Canção Original: Falling Slowly, de Apenas Uma Vez. A música romântica do filme independente derrubou as três canções concorrentes de Encantada.

Melhor Fotografia: Robert Elswit levou a estatueta por seu trabalho em Sangue Negro. Foi o primeiro prêmio dos dois levados pelo longa de Paul Thomas Anderson.

Melhor Trilha Sonora Original: Dario Marianelli levou por seu ótimo trabalho em Desejo e Reparação.

Melhor Documentário: Taxi To The Dark Side de Alex Gibney bateu o já vencedor de um Oscar, Michael Moore.

Melhor Roteiro Original: A favorita na categoria acabou levando mesmo a estatueta. A ex-stripper e estreante no ramo Diablo Cody ganhou por Juno. O longa de temática adolescente precisava levar pelo menos essa.

Melhor Ator: Não teve pra ninguém. Quem levou foi o inglês Daniel Day Lewis. Previsível, sim. Mas inegavelmente merecido. Atuação memorável que merecia ser reconhecida. Johnny Depp, vai ficar pra próxima.

Melhor Diretor: Até que enfim os irmãos Coen foram reconhecidos pela Academia no cargo de Direção. Se nao fosse dessa vez, seria realmente injusto. Paul Thomas Anderson ficou novamente a ver navios.

Melhor Filme: Onde Os Fracos Não Tem Vez. Nada mais justo. Elenco imbátivel - principalmente Javier Bardem -, roteiro fantástico e, claro, a peculiar direção luxuosa dos irmãos Coen.

Por: Bruno Uehara

Sucesso após o Oscar

Pensa que a franquia Bourne acabou? Ainda mais agora, depois de ganhar três prêmios no Oscar, a série tem mais motivos para prosseguir.

Segundo a Variety, a Universal Pictures revelou que Matt Damon e o diretor Paul Greengrass estão contratados para o quarto filme – mesmo sem haver um roteiro pronto ainda.

Damon já havia dito que toparia fazer mais uma seqüência, desde que Paul Greengrass continuasse na direção.


Por: Christian Moreno

De olho na cegonha

A Monster.com, site americano de classificados de emprego, divulgou recentemente uma campanha publicitária em que apela para que as pessoas "escutem seu chamado". No vídeo, uma cegonha enfrenta vários perigos para entregar um bebê em segurança na casa dos pais. Tempos depois, volta e se decepciona com o que o bebê se transformou: um burocrata entediado trabalhando em algum escritório decadente. A frase encerra o tom do comercial: "Você está realmente usando todo o seu potencial?"

***
E a sua cegonha? Está orgulhosa?

Ladrõezinhos


Sete ladrões disfarçados de policiais invadiram e roubaram várias jóias da grife Damiani durante um showroom nesse domingo na Itália, noticiou ontem a BBC Brasil.

Os ladrões entraram por um túnel, cavado durante semanas, renderam os funcionários e obrigaram o gerente a mostrar o depósito da loja. O valor do prejuízo ainda é incerto, mas estima-se que tenham sido levados milhões de dólares em brincos, colares, braceletes e anéis, todos com diamantes. Algumas das jóias foram salvas porque haviam sido emprestadas para celebridades que estavam participando da cerimônia do Oscar, que também aconteceu no domingo.

Os sete ladrões fugiram pelo mesmo túnel que cavaram e, de acordo com investigadores, deixaram poucas pistas.

***

7 ladrões? Diamantes? E a polícia italiana, ainda não sabe quem são? E dizem que a polícia daqui não funciona.

 
BlogBlogs.Com.Br