quarta-feira, 21 de maio de 2008

8 to the 80's

Metrô foi uma banda de pop/rock brasileira, formada em 1979 na cidade de São Paulo.
Formado por Virginie (voz), Alec (guitarra), Yann Lao (teclado, piano, guitarra e percussão), Zavié (baixo), Dany Roland (bateria, violão, guitarra e acordeom) - todos eles franceses radicados no Brasil -, a banda foi conhecida especialmente na primeira metade da década de 1980, quando obteve sucesso nas paradas brasileiras com canções como "Beat Acelerado", "Johnny Love" e "Tudo Pode Mudar".

A banda nasceu com o nome de "A Gota Suspensa" e seguia a linha do rock progressivo, influênciada pela predominância dos teclados. Com esse nome, o grupo lançou um LP independente em 1984. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção dos diretores da gravadora CBS, que contratou o conjunto. A Gota Suspensa mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o estilo rock progressiva e adotou uma linha mais pop/rock, desta vez influênciada especialmente pela "New Wave" daquela época.

No final de 1984, o grupo gravou um compacto, com a música "Beat acelerado", que obteve grande sucesso no Brasil. Em 1985, foi lançado "Olhar", primeiro e único LP do Metrô. O grupo também participou da trilha sonora do filme brasileiro "Rock Estrela", dirigido por Leal Rodrigues.

O grupo passou a realizar vários concertos por todo Brasil. O excesso de shows e de exposição, somadas as pressões comerciais, desgastaram a banda. No auge do sucesso, a vocalista Virginie deixou o Metrô em abril de 1986.

Os membros remanescentes escolheram Pedro Parq, ex-vocalista do grupo de rock português Mler If Dada, para substituir Virginie, e quase adotaram um novo nome: "Tristes Tigres". Em 1987, eles lançaram o LP "A Mão de Mao", único álbum do Metrô sem a Virginie. Naquele mesmo ano, a banda foi desfeita. A ex-vocalista Virginie ingressou em uma nova banda, chamada "Fruto Proibido", que lançou em 1988 o álbum "Crime Perfeito", mas logo abandonaria o projeto.

Após o fim, alguns de seus integrantes voltaram para a Europa. A vocalista Virgine casou-se com um diplomata e mudous-e para Moçambique. Anos depois, todos os membros originais voltaram ao Brasil. A convite do ex-produtor da banda Luiz Carlos Maluly. Dany, Yann, Zaviê e Alec se reuniram novamente.
Em agosto de 2002, eles fecharam um acordo com a gravadora Trama, que lançou em novembro o CD "Déja-Vu", que incluía composições inéditas e ainda regravações dos hits "Beat Acelerado" e "Johnny Love", além de covers de "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso) e "Mensagem de Amor" (dos Paralamas do Sucesso). O álbum ainda teve as participações especiais de Jorge Mautner, Nélson Jacobina, Otto (ex-Mundo Livre S/A) e de Preta Gil, entre outros.
Zaviê se desligou do grupo ainda naquele ano, mas os demais intergrantes se reuniram em apresentações para divulgação do álbum. Em 2003, o grupo musical realizou uma turnê pela Europa e África para divulgar esse trabalho. No final de abril e começo de maio de 2004, fizeram shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Paris e Lisboa, todos lotados. Em fevereiro de 2006, Virginie esteve em Brasília para uma tarde de autógrafos e um show com uma banda local, cantando sucessos antigos e novos do Metrô.

Ultraje a Rigor começou como uma banda de covers - principalmente Beatles, Punk e New Wave. A oficial formação, composta de de Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard, começou a fazer pequenos shows em bares. Em 1982, decidiram o nome da banda: Ultraje a Rigor, um trocadilho com "Traje a Rigor", direcionado a irreverência das canções deles.
Brevemente, Silvio deixou a banda e foi substituído por Maurício. Em abril de 1983, a nova formação participa do primeiro show da banda com as suas próprias composições, exclusivamente. Após um desses shows, assinaram um contrato de gravação por produtor Pena Schmidt que também trabalhava com grupos como Titãs para a WEA. Eles haviam gravado seu primeiro single, Inútil/Mim Quer Tocar, que, por causa de problemas com a censura, não foi liberado até outubro desse ano, o que levou a muitos mais shows para a banda. Edgard, já membro da Ira!, encontrou-se impossibilitado de continuar a dividir seu tempo entre duas bandas e optou pela segunda. Carlinhos foi chamado para o substituir. Em 1984, com a nova formação, gravaram seu segundo single, Eu Me Amo/Rebelde Sem Causa, sendo que "Eu Me Amo" fez um certo sucesso no rádio.
Seu primeiro LP, Nós Vamos Invadir Sua Praia, lançado alguns meses mais tarde, fez grande sucesso. Foi o primeiro LP de Rock no Brasil a ganhar Disco de Ouro e Disco de Platina. A maior parte de suas músicas tinham generalizado sucesso e a Ultraje quebrou recordes de atendimento em diferentes locais em todo o país. No início de 1986, gravam um EP chamado Liberdade Para Marylou, com uma versão remixada de "Nós Vamos Invadir Sua Praia", "Hino dos Cafajestes" e "Marylou" em ritmo de Carnaval. Em 1987, durante as gravações do segundo LP, "Sexo!", Carlinhos (com a possibilidade de uma mudança para Los Angeles para formar sua própria banda), deixou a banda e Sérgio Serra o substituiu. O segundo álbum foi tão bem sucedido quanto o primeiro, com a canção "Eu Gosto de Mulher" atingindo um máximo de 96#, no Hot100Brasil. O sucesso do álbum levou a mais shows por todo o Brasil e a escrita de mais músicas.

Em 1989, mais maduros e um pouco cansados pelas constantes turnês, é gravado o terceiro disco, Crescendo. O álbum vendeu bem, mas os meios de comunicação social estava a começar a perder o seu interesse em Ultraje após quatro anos de sucesso. Mesmo assim, ainda provocou polêmica, com o anúncio do fim da censura oficial com a canção "Filha da Puta". A canção foi censurada extra-oficialmente, em muitas estações de rádio e programas de TV, o que dificultou a promoção do álbum. Outras canções picantes com temas como "O Chiclete" e "Volta Comigo", uma música que trata de adultério, tiveram suas execuções comprometidas. Em 1990 a Ultraje voltou à suas raízes lançando o "Por Quê Ultraje um rigor?", um álbum de covers que faziam parte do seu repertório quando eles estavam no início da carreira. Mauricio, após ter se casado com uma americana, mudou-se para Miami e Andria Busic foi temporariamente o baixista. Um mês depois foi substituído por Osvaldo. Após quase mais um ano de turnê, Roger percebe que o Ultraje a Rigor já não era a mesma banda. Leôspa, depois de ter casado, já não podia manter o seu entusiasmo para viajar e ensaiar; Sergio aspirava sair para formar a sua própria banda, e Osvaldo preferia trabalhar em seu estúdio profissional. Depois de uma conversa com Leôspa, Roger decidiu procurar novos membros que queiram juntar com o Ultraje.
Pesquisando em bares e através da mostra de bandas principiantes, encontrou Flávio Suete, que recomendou Serginho Petroni. Juntos, começaram as audições para novos guitarristas. Depois de meses de teste, descobriram Heraldo Paarmann através de um anúncio da Rádio Brasil 2000 FM. Eles continuaram ensaiando e tocaram alguns shows para reforçar os respectivos sons. Em 1992, contra a vontade da banda, a WEA lançou uma coleção chamada "O Mundo Encantado de Ultraje a Rigor". Embora essencialmente uma coletânea do material lançado anteriormente, o álbum continha duas novas faixas da nova formação, juntamente com reedições hits lançados anteriormente. Em 1992, ainda em rebelião contra a indiferença da sua empresa discográfica, o grupo grava independentemente Ah, Se Eu Fosse Homem, uma divertida digressão sobre as dificuldades enfrentadas pelos homens no que diz respeito ao novo pós-feminismo. A fita desta música, distribuída por estações de rádio para a banda em si, produziu os resultados esperados.
Em 1993, em meio a uma situação já tensa com a gravadora, lançam Ó!, seu sexto LP - o quarto composto apenas por novos materiais. O disco saiu precipitado e gravado com um pequeno orçamento, condição que foi imposta pela WEA. O álbum foi praticamente ignorado pela divulgação da Warner. O clipe de "Acontece Toda Vez Que Eu Fico (Apaixonado)" fez sucesso na MTV, mas a canção era apenas um modesto sucesso na mídia e nas lojas. Em 1995, uma nova coleção de hits, desta vez sem o conhecimento da banda, foi lançado, parte de uma série chamada "Geração Pop". Em 1996, a empresa lança ainda outra coleção-surpresa, um registro denominado O Melhor do Ultraje a Rigor/2 É Demais! - fusão dos dois primeiros álbuns sem as faixas bônus. Ainda sem notificar a banda, a Warner libera mais dois relançamentos: em 1997, Pop Brasil, (na verdade, uma reemissão de Geração Pop com menos músicas), e, em 1998, Ultraje a Rigor Vol. 2/2 É Demais!, outra coletânea-fusão de dois álbuns, sem as faixa-bônus, da banda - só que desta vez foram utilizados o terceiro e quarto discos.

No início de 1999, depois que Serginho deixou a banda e foi substituído por Mingau, os ultrajes lançam 18 Anos Sem Tirar!. Agora tendo trocado a WEA pela a Deckdisc/Abril Music e tendo como carro-chefe a faixa "Nada a Declarar", alcançam o Disco de Ouro.
Em 2002, outra alteração na formação: Flávio e Heraldo, distanciam-se das intenções musicais do resto da banda e resolvem deixá-la. Foram substituídos por Bacalhau e Bacalhau, que voltou de Los Angeles para reintegrar o grupo e participar da gravação de Os Invisíveis.

Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada em Brasília, Distrito Federal, no ano de 1982, depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à banda Legião Urbana. A banda é composta por Dinho Ouro Preto (vocais e guitarra), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria) e Yves Passarel (guitarra). Nos últimos anos sofreu grandes modificações em seu estilo, tendo como maior influências o rock inglês.

Brasília, maio de 1983. Um grupo de jovens é preso por usar pulseiras de tachas e alfinetes, sob a alegação destes acessórios serem armas em potencial. A resposta veio no editorial do "Fan Zine", em seu segundo número, escrito por um jovem que assinava apenas "Dinho". O "Fan Zine" trazia outros assuntos, como a "Discografia básica da nova música", que incluía Sex Pistols, The Clash, The Damned, Ramones, Siouxsie & the Banshees, Public Image Ltd, Adam & the Ants, Joy Division, U.K. Subs e Dead Kennedys.
Naquelas páginas, às vezes escritas a mão, com colagens de outras publicações, lia-se um pequeno panorama do punk rock de Brasília (com letras do Aborto Elétrico, XXX e Plebe Rude), quadrinhos, poesias e textos de diversos colaboradores (Hermano Vianna, Marcelo Rubens Paiva, Guilherme Isnard, entre outros). A postura deste grupo que expunha seus pensamentos através da música, de fanzines e de sua atitude, pode ser caracterizada pela música "Geração Coca-cola", de Renato Russo, como fez Jamari França em artigo publicado no Jornal do Brasil, em 12 de Novembro de 1984, quando reproduziu os versos da canção: "Depois de 20 anos de escola / não é difícil aprender / todas as manhas deste jogo sujo / não é assim que tem que ser? / vamos fazer nosso dever de casa / aí então vocês vão ver / suas crianças derrubando reis / fazer comédia no cinema com suas leis. / Somos os filhos da revolução / somos burgueses sem religião / somos o futuro da nação / Geração Coca-Cola".

O Capital Inicial surgiu em 1982, formado pelos irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo), ex-integrantes do Aborto Elétrico, ao lado de Renato Russo, e Loro Jones (guitarra), oriundo da banda Blitz 64. Em 1983, Dinho Ouro Preto, após um estágio como baixista da banda "dado e o reino animal" (assim mesmo, com letras minúsculas), onde também tocavam Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, entra para os vocais.
Em julho estréiam em Brasília, tocando em seguida em São Paulo (SESC Pompéia) e no Rio de Janeiro (Circo Voador). Aliás, esta foi uma das características marcantes do início da carreira: as constantes viagens e apresentações nos principais palcos do underground do rock brasileiro. Em 1984, o ritmo cada vez maior de viagens indica a necessidade de estarem mais próximos do seu principal mercado, as regiões Sudeste e Sul. No final do ano assinam seu primeiro contrato fonográfico, com a CBS (atual Sony), e se mudam para São Paulo no inicio de 1985.
Logo em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo "Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero". Ainda neste ano integram o elenco da trilha sonora do primeiro "filme-rock" brasileiro, "Areias Escaldantes", de Francisco de Paula, ao lado de Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East.

O primeiro LP, Capital Inicial, já pela Polygram, foi lançado em 1986 e recebeu ótimas críticas. Um rock limpo, vigoroso, dançante e sobretudo competente, a quilômetros de distância da mesmice que assaltou a música pop brasileira nos últimos tempos", assim o jornalista Mário Nery abre a crítica ao disco no caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, em 29 de Julho de 1986. O álbum trazia músicas como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína" (censurada pela Polícia Federal), "Leve Desespero" entre outras, e levou o Capital Inicial ao seu primeiro Disco de Ouro.
Em 1987, contando com o tecladista Bozzo Barretti em sua formação, o Capital Inicial lança seu segundo disco, Independência, emplacando "Prova", "Independência", a regravação de Descendo o Rio Nilo, e conquista o segundo Disco de Ouro. Neste ano, é convidado para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting em São Paulo (Estacionamento do Anhembi), Rio de Janeiro no Maracanã, Belo Horizonte no Estádio Independência, Brasília no Estádio Mané Garrincha e Porto Alegre no Estádio Beira Rio.
Você Não Precisa Entender chega as lojas de todo o país em 1988, com mais hits, "A Portas Fechadas", "Pedra Na Mão" e "Fogo". O ano de 1989 marca o lançamento do álbum Todos os Lados, com destaque para as faixas "Todos os Lados", "Mickey Mouse em Moscou" e "Belos e Malditos". Em 1990 participam do festival Hollywood Rock, realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O álbum Eletricidade, lançado em 1991, marca o início de mudanças no Capital Inicial, começando pela gravadora. O álbum, lançado pela BMG, trazia uma versão para "The Passenger", de Iggy Pop, batizada de "O Passageiro", e composições como "Kamikaze" e "Todas as Noites". Neste mesmo ano, participam da segunda edição do festival Rock in Rio.

Em 1992, Bozzo Barretti deixa o grupo, e em 1993, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. Enquanto isso, o Capital Inicial, agora com o santista Murilo Lima (ex-banda Rúcula) nos vocais, lança Rua 47 em 1994.
Em 1996 a banda lança Capital Inicial: Ao Vivo, o primeiro pela Qualé Cumpadi Records, gravadora independente que a banda monta, e o segundo pela Rede Brasil Discos, atual Alpha Discos. Durante os próximos cinco anos a banda praticamente desaparece da mídia, levando muitos a acreditar que a banda tinha acabado. Mas a verdade é que a banda nunca parou de excursionar e fazer shows, e se manteve ativa numa época de baixa do rock brasileiro.

São Paulo, março de 1998, amadurecidos, com o respaldo do lançamento, pela Polygram, do CD O Melhor do Capital Inicial, da constante execução de suas músicas pelas maiores emissoras de rádio e, principalmente, com o apoio dos fãs; que mantiveram o Capital Inicial vivo, seus quatro integrantes originais decidem voltar aos palcos. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show, uma comemoração aos 15 anos da banda e aos 20 anos do nascimento do rock candango. O repertório traz sucessos, faixas pouco conhecidas e composições de bandas que fizeram parte da cena de Brasília nos anos 80, como Plebe Rude, Legião Urbana e Finis Africae.
Em julho do mesmo ano a banda assina com a gravadora Abril Music, e em setembro ruma para Nashville no Tennessee, EUA, onde gravam Atrás dos Olhos. Este disco é produzido por David Zá, que entre outros trabalhou com artistas como Prince, Billy Idol e Fine Young Cannibals. As músicas mais executadas desse disco foram "O Mundo" de Pit Passarell, ex-guitarrista da banda Viper e amigo da banda, "1999" e "Eu Vou Estar". Todas essas músicas tiveram videoclipes com grande repercussão junto ao público da MTV, sendo que "O Mundo" concorreu a cinco prêmios na edição de 1999 do Video Music Brasil.
Este mesmo ano de 1998 assiste ainda o lançamento de mais duas coletâneas pela Universal (ex-PolyGram): um CD da série Millennium, com 20 músicas pinçadas dos quatro primeiros discos, e um CD de canções do grupo remixadas por produtores e DJs famosos do Brasil. Infelizmente esta mesma gravadora reluta ainda em relançar os discos originais, apesar do evidente prejuízo que tal atitude traz à banda, e a insatisfação dos fãs.
O ano de 1999 é dedicado à turnê brasileira e, ao longo dos shows, a banda, além dos antigos fãs, encontra um novo público, adolescentes que não conhecem seus primeiros discos. Então surge a idéia de fazer um disco ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. Rapidamente esta idéia se transforma no projeto de um disco acústico, em parceria com a MTV.
O último ano do século 20 começa com a banda se preparando para a gravação do Acústico MTV, que acaba ocorrendo em março com a participação do cantor e compositor Kiko Zambianchi. O disco é lançado dia 26 de maio, e a primeira tiragem rapidamente se esgota nas principais lojas do Brasil. A primeira música escolhida para tocar nas rádios, "Tudo Que Vai", de Alvin L. e Dado Villa-Lobos, é amplamente executada em todo o país, e a banda vê reconhecido o seu empenho em fazer um disco acústico de rock simples, despojado, mas com a mesma atitude dos seus melhores discos. Isso fica claro em 2001, quando o sucesso "Natasha" explode entre as músicas mais executadas nas rádios de todo o Brasil e faz com que as vendas do disco alcançassem mais de 1 milhão de cópias, colocando assim o Capital Inicial como uma das maiores bandas do rock brasileiro.
Em 2002, após a turnê "desplugada" o Capital volta com força total às guitarras fazendo um disco totalmente rock n' roll. Com Yves Passarel assumindo o posto de guitarrista, é lançado Rosas e Vinho Tinto. Os hits "A Sua Maneira" e "Mais" explodem nas rádios e o disco já alcança a marca de 200.000 cópias vendidas. Em 2004, a banda lança Gigante!, um CD não tão criativo quanto seu anterior, com melodias nada inspiradas e letras superficiais, mas que, mesmo assim emplacou alguns hits.
Após a turnê de Gigante, a banda se dedica a um antigo projeto, regravar as músicas da banda Aborto Elétrico (a banda que originou Capital Inicial e Legião Urbana) com os arranjos originais. Lançam em 2005, CD e DVD MTV Especial: Aborto Elétrico com algumas das canções da banda lendária de Brasília.

O álbum Eu Nunca Disse Adeus é lançado em 2007, com uma sonoridade diferente, tanto melódica quanto vocal, onde Dinho Ouro Preto faz uso de seu timbre grave, não abusando dos gritos que permearam Gigante e o especial do Aborto Elétrico. Neste álbum vale destacar as faixas: "A Vida é Minha (E eu Faço o que eu Quiser)", "Eu e Minha Estupidez", "Aqui" e o primeiro single "Eu Nunca Disse Adeus".
Neste mesmo ano venceu o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Grupo.

Léo Jaime, nome artístico de Leonardo Jaime (Anápolis, 23 de abril de 1960) é um ator, cantor e compositor brasileiro.
Participou da formação original do grupo carioca de rockabilly "João Penca e seus miquinhos amestrados" e saiu do grupo para seguir carreira solo.
Consta que foi Léo Jaime que indicou Cazuza à então nascente banda Barão Vermelho.
Léo Jaime fez muito sucesso na década de 80, onde emplacou vários hits nas rádios do Brasil, além de fazer trilhas sonoras para filmes e novelas. Seus principais discos solo são "Sessão da Tarde" e "Phoda C".
Como ator, Léo jaime atuou na telenovela Bebê a Bordo, de 1988, como Zezinho, e nos filmes O Escorpião Escarlate, Rádio pirata, Rock Estrela e As sete vampiras.
Também escreve para televisão, jornais e revistas.

A música, Sônia, originalmente chama-se "Sunny" e foi gravada por Bobby Hebb. Porém, na versão gravada no disco Phodas C (1984), ela virou "Sônia", recebendo uma letra pornográfica a cargo da dupla Léo Jaime & Leandro. A versão cantada no clipe, porém, é outra, feita para a "família brasileira". Enquanto na letra do vídeo Léo canta "agora eu topo todas e libero geral", a versão original brada: "eu transo cunnilingus e sexo anal". Do mesmo modo, o verso "é por você que eu me masturbo" foi trocado para "é por você que eu me perturbo". Tudo para que a música pudesse tocar nas rádios sem que a Censura Federal desse pitis.

Banda formada nos anos 80 por Philippe Seabra, Gutje, André X e Jander Bilaphra. Em Brasília, fizeram parte da turma da Colina, integrada por outras bandas como Paralamas do Sucesso e Aborto Elétrico (que posteriormente deu origem Capital Inicial e Legião Urbana).
O grupo dissolveu-se em meados dos anos 90, voltando a reunir-se em 2000 para gravar um álbum ao vivo, entitulado Enquanto a Trégua Não Vem. Em 2003, Gutje e Jander Bilaphra deixam a banda. A Plebe Rude volta na forma definitiva com Clemente, que também integra a banda Inocentes, e Txotxa, que já havia integrado a banda Maskavo Roots. Em 2006, com esta nova formação, lançaram o álbum intitulado R ao contrário.

Camisa de Vênus (também conhecido somente como Camisa) é uma banda de rock brasileiro.
Foi criada em Salvador quando Marcelo Nova (vocal), Robério Santana (guitarra), Karl Franz Hummel (baixo) e Gustavo Adolfo Souza Mullen se reuniram. A primeira apresentação foi em maio de 1982, em Salvador, e o lançamento do primeiro compacto, "Primo Zé" e "Controle Total", aconteceu no mesmo ano. O primeiro álbum, Camisa de Vênus, foi lançado em 1983 pela Som Livre.
O Camisa de Vênus foi expulso da gravadora Som Livre após o primeiro disco porque não quis mudar seu nome, que a gravadora considerava "difícil" de ser divulgado. A gravadora também tirou o disco fora de catálogo e, durante mais de um ano, a banda ficou sem gravadora. Em 1985, assinaram com a RGE, que relançou o primeiro disco da banda. Ainda em 1985, foi lançado Batalhões de Estranhos, do qual lançaram com sucesso o single "Eu Não Matei Joanna D'arc".
A banda lotava ginásios em todo o país e lançaram um disco ao vivo, Viva, de 1986, que conseguiu boas vendagens. Assinaram um novo contrato com a WEA e lançaram o álbum Correndo O Risco, do qual "Só O Fim" se tornou um hit.
Em outubro de 1987 foi lançado o álbum duplo Duplo Sentido. Em novembro, Marcelo Nova deixou a banda e o Camisa de Vênus chegou ao fim. Em 1995, o Camisa voltou a se apresentar com uma formação diferente, que lançou o último álbum, Quem É Você?

O grande ano da carreira musical da filha do ex-governador do RJ Leonel Brizola foi 1983. Neusinha estourou nas FMs de todo o país com a música "Mintchura". Caso clássico de one-hit wonder, a canção gerou pelo menos dois subprodutos. Um deles, gravado pela própria Neusinha, foi "Diretchas", composta por ocasião dos comícios pela campanha das eleições diretas para presidente em 1984, com versos como "Eu só menti/ Me corrompi/ Eu me vendi/ Pro FMI". O outro foi uma sátira composta pelo humorista e locutor de FM Serginho Leite, que criou a personagem Creuzinha Montoro (aproveitando o sobrenome do governador de SP na época, Franco Montoro) para interpretar "Verdchura", cuja letra contava a história de uma socialite apaixonada por um vendedor de hortifrutigranjeiros do Ceasa. 1983 também foi o ano em que uma irrequieta Neusinha posou nua para a Playboy, deixando seu pai Leonel tão indignado a ponto dele entrar na Justiça, com o intuito de impedir que a revista publicasse fotos de sua filha desnuda. O vídeo é um retrato cuspido e escarrado do "padrão Fantástico" da época: efeitos toscos em chromakey e um clipe contando uma historinha, obrigando músicos a tornarem-se dublês canastrões de atores.

Biquini Cavadão é uma banda de rock brasileira formada em 1983 no Rio de Janeiro. Atualmente composto por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Álvaro Lopes tendo como músicos convidados o baixista Patrick Laplan (Eskimo, ex-Los Hermanos e Ex-Rodox) e o saxofonista Walmer Carvalho, a banda fez parte da segunda geração de bandas dos anos 80.

Em 1983, Bruno, Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, decidiram tocar, junto com mais alguns amigos, num sarau, uma espécie de festival de música. Com o sucesso de sua apresentação, eles decidiram fazer daquela ousadia um habito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna a sugestão do nome "Biquini Cavadão". Bruno passou apenas a cantar, Miguel assumiu totalmente o teclado e Alvaro foi novamente chamado para o grupo, desta vez tocando bateria, ao invés de violão.
Após vários meses fizeram Tédio, e esta música foi o chamariz para que Carlos Beni (ex-Kid Abelha) insistisse em gravá-los.A demo, que contou com Herbert na guitarra, foi parar na Rádio Fluminense FM , berço de várias bandas de rock nos anos 80. O sucesso da demo, os levou à Polygram para gravar um compacto no começo de 85.
Faltava um guitarrista: Carlos Coelho apareceu logo após o segundo show profissional realizado pela banda. A sua integração se deu rapidamente colaborando nas composições e gravando todos os programas de TV. Era como se ele apenas tivesse faltado no dia de tirar fotos para a capa do compacto...

No meio de 85, lançam um Mix com Tédio (remix) e No Mundo da Lua, que também chega às paradas de sucesso. No final daquele ano eles gravam o primeiro lp: "Cidades em Torrente". Além dos dois hits iniciais, eles ainda emplacam Timidez, Inseguro de Vida e Múmias. O disco chega a atingir a marca de 60 mil cópias vendidas em fevereiro de 86. São eleitos a revelação de 85 e excursionam por quase todo o país.
Em 87, lançam o lp "A Era da Incerteza". Apesar de não ter tantos sucessos quanto o primeiro disco, chegam a marca de 50 mil copias, embalados por músicas como Ida e Volta e 1/4.
O terceiro disco só viria em 1989. " Zé" emplaca três hits nas rádios: Teoria, Meu Reino e Bem Vindo ao Mundo Adulto.
Em 90 o remix de Bem Vindo põe o grupo de volta às paradas no Rio. No ano seguinte é a vez de Meu Reino '91 (um lar em Brixton) fazer sucesso alguns meses antes do lançamento do lp " Descivilização". Zé Ninguém dá a partida para uma série de primeiros lugares em várias rádios do Brasil.
Em 92, Impossível e Vento, Ventania arrancam o LP para as 70 mil cópias. Vento Ventania é eleita a música do ano e o Biquini, novamente, grupo revelação. Outras faixas como, Cai Água, Cai Barraco, Arcos e Vesúvio também estouram pelo país.

No começo de 93 eles participaram do Hollywood Rock abrindo a noite de Red Hot Chilli Peppers e Alice in Chains. No meio do ano, se transferem para a Sony Music e lançam, como aperitivo para o novo LP, a regravação de Chove Chuva , de Jorge Benjor . No começo de 94, a Polygram lança " O Melhor do Biquini Cavadão" contendo um resumo dos 9 anos carreira enquanto a banda se tranca em uma velha casa para compor o seu novo disco "Agora". Músicas como O Idiota Eletrônico, Sobrancelhas e Porque Você Não Estava Aqui começam a despontar. Eles fecham o ano de 94 regravando Ilegal,Imoral ou Engorda para o disco "Rei" em homenagem a Roberto Carlos.
Passam o ano de 95 excurcionando comemorando os dez anos com shows no Brasil e Estados Unidos. Preparam-se para lançar um songbook e criam o primeiro e-mail de um conjunto de rock no Brasil: biquinicav@ax.ibase.org.br, passando a se comunicar também pela Internet.
No ano de 96, como conseqüencia deste fato, foram a primeira banda a ter um site oficial no Brasil. Foram visitados constantemente por brasileiros espalhados pelos quatro cantos do país e diversos pontos do mundo, como Europa, Japão, Costa Rica, Argentina e Tailandia. Também neste ano o Biquini esteve presente em dois lançamentos literários. Sheik lançou seu livro de poesias "Borboletas no Estômago do Cachorro Louco" e a banda finalmente lançou o seu RockBook, livro de partituras com biografia e dados estatísticos. Rescindiram o contrato com a Sony Music e passaram o final do ano compondo e gravando o novo disco previsto para sair em 97.

Começam o ano de 97 gravando e mixando o disco biquini.com.br. Durante os meses de março e Abril, negociam com gravadoras e acabam fechando com a BMG. Entram novamente em estúdio e regravam algumas faixas, além de incluir outras inéditas. Bruno viaja para New York e grava vozes para alguns remixes. Enquanto isso, o disco 'O Melhor do Biquini Cavadão' ultrapassa as 100 mil cópias. O departamento de marketing da BMG sugere o lançamento em '98 e o grupo passa a ensaiar um novo show.
Em parceria com a UNISYS do Brasil, biquini.com.br apresenta uma faixa interativa desenvolvida pela 10Minutos e se torna o primeiro disco de audio lançado no país com um kit de acesso à Internet. Janaína estréia nas rádios se tornando um sucesso nacional. O clip é indicado para a categoria "escolha da audiência" e é super bem votado. O disco cresce nas vendagens ao mesmo tempo em que a Polygram lança um projeto especial contendo Remixes da banda. Tédio e Sabor do Sol entram com força nas rádios do país a partir do segundo semestre. O Biquini lança o disco biquini.com.br no Canecão, com direção de Ernesto Piccolo e cenários de Analu Prestes. A tour seguiu pelos estados do sul e sudeste. Em dezembro, voltaram a entrar em estúdio para compor novas faixas para o novo disco previsto para 99.

O ano de 99 foi marcante para o Biquini Cavadão . Logo no primeiro mês, participaram da festa do Planeta Atlântida em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além da festa pelos 450 anos de Salvador. Em Abril, viajaram para Portugal, onde seu disco biquini.com.br foi lançado pela BMG européia.Janaína tem boa repercussão em Lisboa e a banda realiza uma extensa agenda de divulgação.
Em maio, após quase 10 anos de total dedicação, Carlos Beni deixa de empresariar o grupo.O novo empresário da banda, Adrian Philippe assume em Agosto, ao passo que a banda fica sabendo pela BMG que o novo disco foi adiado para o começo de 2000. Neste interim, compõem novas músicas e começam a trabalhar com Paul Ralphes para o novo disco de nome provisório BitNick.Pioneiros, os Biquinis se tornaram a primeira banda a disponibilizar, com o auxílio de uma webcam, todas as etapas de um processo de gravação via Internet, além de incluir um diário de bordo contendo inclusive arquivos MP3 e fotos tiradas no estúdio.Entre mais de 20 músicas, o grupo entra em estúdio em Outubro para se dedicar a pouco mais de dez delas. A Universal lançou uma nova coletânea: Millenium Biquini Cavadão trouxe 20 sucessos da banda.
Na Internet, Bruno assinou diversos textos sobre a escalada dos arquivos MP3 e tornou o Biquini um dos mais antenados grupos. Além disso, participou de um debate na CDExpo sobre o assunto e também criou um site dedicado às novas bandas e sua divulgação através da tecnologia MP3: demos e debuts.
O ano de 2000 trouxe o lançamento de seu novo album. Escuta Aqui, foi lançado em Abril e a faixa título deu o pontapé inicial para a divulgação pelo país. Foram realizados diversos shows, culminando em Outubro com o histórico show de número 1000, no Centro Cultural São Paulo. Você Existe Eu Sei e Quando Te Encontrar (presente na novela Malhação, da TV Globo) também tiveram boas execuções. Em 2000, a banda também confirmou presença no Rock In Rio 3 tocando na Tenda Brasil e Bruno participou de uma propaganda de um site de leilões. Infelizmente, a banda passou pela sua primeira grande mudança em quinze anos: Sheik, baixista, saiu no fim de Novembro, após reunião com o grupo.
A banda decidiui não incluir ninguém no lugar de Sheik, preferindo tocar com um baixista contratado.Patrick Laplan, egresso do grupo Los Hermanos, assumiu o posto nos shows. Após entendimentos com a BMG, o grupo novamente trocou de gravadora, voltando para a Universal, sua primeira casa nesta jornada de 16 anos. Para celebrar a volta da banda, foram relançados seus quatro primeiros trabalhos em uma caixa comemorativa, com todos os discos contendo os encartes originais e as faixas remasterizadas.
Em Abril, a banda se muda temporariamente para São Paulo para a gravação do disco 80, seu primeiro trabalho não autoral. A faixa de lançamento, Múmias contou com os vocais originais de Renato Russo, a inclusão de um Rap de Suave e tomou de assalto as rádios do país duas semanas antes dos atentados do dia 11 de setembro, nos Estados Unidos. Ficou entre as mais tocadas do país no fim deste ano.

O ano de 2002 começou com uma tour pelo Nordeste, presença no Planeta Atlântida, férias em Fevereiro e a continuidade do trabalho lançado em 2001. A banda excursionou por todo país se apresentando também em grandes festivais como o de Lençois na Bahia e o de Crato, no Ceará. No meio do ano, Bruno, junto com o produtor Luis Carlos "Meu Bom", gravaram o CD Superfantástico - Quando Eu Era Pequeno, um tributo às músicas infantis com presença de diversos artistas. O Biquini Cavadão compareceu gravando O Carimbador Maluco (Raul Seixas) do especial Plunct Plact Zummm.
No começo de Outubro, a banda marcou presença no Ceará Music 2002, encerrando o festival às 7 da manhã para mais de 30 mil pessoas. O evento foi gravado e depois editado e dirigido por Carlos Coelho para sua estréia como diretor de um clipe: Toda Forma de Poder, clássico dos Engenheiros do Hawaii. Em 2003, o grupo saiu da gravadora Universal, mas seguiu sua série de shows pelo país, intensificando suas apresentações no Nordeste e completando mais de 200 shows da tournée do disco 80. Bruno também co-produziu com Luis Carlos "Meu Bom" o disco "Rock Meu Amor" do grupo Penélope. Coelho fez várias trilhas para programas dos canais SporTV e GNT.
Ao final de 2003, o Biquini gravou a música "Dani", que passou a ser tema da apresentadora Dani Monteiro no quadro Caminhos de Aventura, no Esporte Espetacular, da TV Globo. Bruno e Coelho também participaram do especial Pra Não Dizer Que Não Lembrei Das Flores, e cantaram "Disparada" famosa na voz de Jair Rodrigues. Dani começou a despontar e algumas rádios começaram a tocá-la. Ao mesmo tempo, o grupo dedicou 2004 para gravar o seu disco Ao Vivo. A cidade escolhida foi Fortaleza, no Ceará e o Ceará Music, o evento ideal. O grupo também marcou presença em grandes festivais como os de Recife Natal, São Luis e Teresina. Ao final de 2004, assinaram com a Deckdisc e ainda participaram de importantes eventos: Bruno cantou na Campanha dos Direitos Internacionais das Crianças, promovida pelo Ministério da Cultura e TVE-Rede Brasil. Também participou do Movimento Viva Rio na Campanha de Desarmamento. O Biquini ainda fez parte do especial Estação Globo cantando "O Carimbador Maluco" e gravou "A Namoradinha de Um Amigo Meu" para o especial Um Barzinho e Um Violão III, em homenagem à Jovem Guarda. A música " Vou Te Levar Comigo" foi incluída na trilha do programa Oi Mundo Afora, do canal GNT.

No ano de 2005, o grupo completa 20 anos de seu primeiro show oficial, que foi realizado no dia 16 de Março de 1985 no Circo Voador. Com mais da metade de sua vida dedicada à música o Biquini é mais que um representante do rock dos anos 80. É uma banda de rock nacional com passado, presente e muito futuro.
Em 2007 o Biquini entra em estúdio para gravar novo CD - Dia 11 de Junho começam as gravações do novo disco do Biquini Cavadão. Com o título provisório de "Só Quem Sonha Acordado Vê o Sol Nascer", a banda gravará músicas inéditas como "Me Perdoa", que já tem sido executada nos shows. "Verdade", "Tudo Vale A Pena", "Restos de Sol", "Ainda Quero Fazer", além da faixa título são algumas que serão registradas com produção de Tadeu Patolla. As músicas, em sua grande maioria, são assinadas pela banda e com algumas parcerias. O lançamento está previsto pro segundo semestre.

Fonte: Wikipedia

Fonte inspiratória: Inagaki

 
BlogBlogs.Com.Br