sexta-feira, 21 de março de 2008

Novidades no Speed Racer

Por Mário "Fanacaticc" Abbade
20 de março de 2008
ImageUm presente do Alamaque Virtual!


Image

Image

Em 1992, os estúdios da Warner Bros. deram a largada no projeto de trazer o clássico desenho animado Speed Racer para o mundo do cinema de carne e osso (e motores e pneus). A bandeira quadriculada só será acenada em 9 de maio, estréia mundial (incluindo no Brasil) do filme dirigido pelos irmãos Larry e Andy Wachowski. Entretanto, um pit-stop (ou melhor, exibição prévia inacabada), foi realizado nos EUA – e tivemos acesso ao material como também um encontro com parte do elenco. Foi uma prévia da vinda dos atores principais do filme ao Brasil, que desembarcam por aqui no dia 22 de abril para divulgar e falar sobre o longa-metragem.

O que salta da tela em alta velocidade é uma aventura retrofuturista que mistura toda a mitologia da animação dos anos m60 com a necessidade de criar um espetáculo para toda a família, evitando temáticas mais adultas ou potencialmente polemicas. As cenas são saudosistas. Há o enigmático Corredor X, Gorducho e Zequinha escondidos na mala do Mach 5, Trixie acompanhando a corrida em seu helicóptero rosa, carros insanos protagonizando manobras radicais e o Mach 5 saltando sobre obstáculos.

Image

O roteiro não investe num lado sombrio ou realista. Também não espere diálogos profundos. O produtor Joel Silver (parceiro dos irmãos diretores da trilogia Matrix e V de Vingança) queria um filme que pudesse ser visto por todo o público. Para isso era necessário limar violência, sangue e palavrões. Características pouco associadas ao trabalhos anteriores dos Wachowski. – Nosso objetivo foi manter a espinha dorsal dos episódios com os mesmos maneirismos visuais e narrativos, mas com uma estética moderna, coerente com a transformações tecnológicas do mundo atual - explica Larry Wachowski.

Speed (Emile Hirsch) é um jovem piloto comum instinto natural para o automobilismo. O filme começa com o rapaz em seu vestiário a poucos instantes do início de uma corrida. Num flashback, sua fantasia infantil de ser um corredor de sucesso toma vida. O objetivo de Speed é vencer The Crucible, um rally que, anos atrás, tirou a vida de seu irmão Rex. Apoiado por sua namorada Trixie (Christina Ricci), Speed entra na prova ao lado de seu antigo rival, o Corredor X (Matthew Fox). – Em comparação com o desenho, é todo um novo universo criado pela mente insana dos Wachowski. Eles são peritos em inventar mundos singulares – diz Hirsch, visto em filmes como Natureza Selvagem (em cartaz no Brasil).

O ator arrisca uma definição mais específica: - É uma combinação da obra de Andy Wahrol com a estética, por exemplo, o clássico Blade Runner.

Image

O clima de “aventura familiar” perpassa o longa. Speed é leal ao negócio da família, comandado por seus pais Pops (John Goodman) e Mom Racer (Susan Sarandon). Pops criou o Mach 5, um carro repleto de equipamentos. O outro vértice do clã é o Corredor X, que pode – ou não – ser o irmão desaparecido de Speed. – X é o lado sombrio do segredo. O cavaleiro mascarado que irá dividir o espaço com o Speed. Com certeza vai conquistar uma outra parte do público – conta Matthew Fox, mais famoso como o Jack da série de TV Lost. – Meu filho tem 6 anos e, quando me viu vestido com o uniforme e a máscara, achou que tinha virado um super-herói!

Christina Ricci não usa máscara no filme. Mas acredita que seu personagem, também será uma heroína para o público feminino: - Trixie é a resposta feminina ao Speed e ao Corredor X. Ela luta kung fu, é uma ginasta, sabe pilotar carros e helicópteros. Faz isso tudo sem perder a feminilidade e sem borrar o batom.

Image

A corrida da Warner para pôr Speed Racer no cinema foi repleta de derrapadas. De 1992 para cá, vários atores e diretores se associaram e foram dispensados do projeto. Em 1994, o cantor Henry Rollins foi convidado para interpretar o Corredor x. No ano seguinte, foi a vez de o ator Johnny Depp aceitar o convite para personificar Speed, sob a direção de Julian Temple.

A equipe debandou e o estúdio considerou entregar o projeto para Gus Van Sant (que recusou por não poder escrever o roteiro) e Alfonso Cuarón (com J.J. Abrams, criador de Lost, como roteirista). Até o ator Vince Vaughn, fanático pelo desenho, pôs-se à disposição para reescrevera a trama – e interpretar o Corredor X.

Image

Com os Wachowski, as filmagens começaram em fevereiro de 2007, em estúdios na Alemanha. O longa foi registrado em tela verde por causa dos efeitos especiais inseridos na pós-produção, que deram o tom hiperrealista do filme. Foi a primeira vez que os diretores usaram uma câmera digital de alta definição que recebeu modificações – para deixar objetos em primeiro plano e o cenário de fundo, ambos em foco. Isso garantiu uma aparência de animação ao filme.

Ao volante do Mach 5, porém, Hirsch teve um trabalho nem um pouco virtual diante da câmera. _ Colocaram um grande braço mecânico preso no meu assento que era controlado por técnico através de um joystick. Parecia que estava num touro mecânico movido a anabolizantes.

Image

Para o ator, o esforço valeu a pena, pela chance de viver um personagem que o acompanhou pela infância através das reprises na TV. – A música do desenho gruda na cabeça. Toda vez que colocava no som do meu carro me dava um vontade louca de correr pelas ruas. Tive que evitar isso, para não bater em um poste.

Essa sensação está garantida para o público, já que os Wachowski adquiriram os direitos em usar os efeitos sonoros e a música tema do seriado.

Image


Image

***

Ando meio de orelha em pé, tá muito coloridinho!

 
BlogBlogs.Com.Br