sábado, 13 de dezembro de 2008

Tokusatsu! Saúde

Tokusatsu é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" (特殊撮影), que pode ser traduzido como "filme de efeitos especiais". Atualmente, é sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais mesclando varias técnicas como: pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla, e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Winspector entre muitos outros.

Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, sendo a Toei a maior delas. A supremacia da Toei é notável em relação à empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também destaca-se por aperfeiçoar cada vez mais o gênero e vem ganhando espaço na modernidade, batendo de frente com a poderosa Toei. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), atualmente estão extintas/falidas, restando apenas as seguintes:


As séries tokusatsu são divididas em grupos ou gêneros, nos quais cada um possui suas peculiaridades. São eles: Sentai ou Super Sentai, Ultraman, Kamen Rider, Metal Hero, Henshin Hero e Kyodai Hero.

Sentai/Super Sentai

Produzida pela Toei Company. São séries de equipes com 3 (ou mais) integrantes (na maioria das séries, começam com 5 integrantes), onde o herói vermelho costuma ser o protagonsita (isso apenas não aconteceu em JAKQ, de 1977 e Kakuranger, de 1994, focadas em heróis de branco). Costumam ter veículos que se transformam em um robô gigante (mecha). As duas primeiras séries (Goranger e JAKQ) não dispõem de um robô, por essa razão não eram consideradas Super Sentai até a década de 90, quando foram incluídas oficialmente e citadas em especiais comemorativos de aniversário, como em Timeranger, Gaoranger e Boukenger. A série americana Power Rangers usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até algumas cenas de ação.


Ultraman

Produzida pela Tsuburaya Productions, conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros invasores. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do gênero possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).


Metal Hero

Produzida pela Toei Company. É o gênero de maior sucesso no Brasil. Porém, no decorrer dos anos, o próprio gênero sofreu grandes modificações entre as séries, não tendo uma característica especifica como critérios, mas algumas fases de grande destaque. O gênero teve início com a era dos Policiais Espaciais, uma trilogia formada pelas séries Gyaban, Sharivan e Shaider. Vieram depois mais duas séries no mesmo estilo, porém que não fazem parte do gênero dos Policiais, Jaspion, a primeira série inédita de tokusatsu que foi exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.

As características principais eram bem semelhantes: um jovem com uma armadura metálica vinha do espaço com uma poderosa nave que se transformava para combater o mal na forma de uma organização espacial que queria dominar a Terra. Apesar das semelhanças, Jaspion e Spielvan não tinham ligações com a trilogia anterior e nem entre elas.

As séries seguintes adotaram temas distintos. Em Metalder, o herói era um andróide que fora reativado por seu criador, o Dr. Koga muitos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial. Jiraiya era sobre um aprendiz de ninja que possui uma poderosa espada e armadura em seu poder e é a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta. Jiban contava a história de um policial comum que foi transformado em ciborgue para que sua vida fosse salva.

Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, que marcaria o fim da exibição das séries no Brasil, com Winspector e Solbrain. A terceira série, Exceedraft, permanece inédita. No Japão, ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto. Atualmente não se produzem mais séries Metal Hero no Japão, porém muitas de suas características visuais estão presentes nos novos Kamen Riders.


Kamen Rider

Produzida pela Toei Company, em parceria com a Ishimori Productions. Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso, que assim como Ultraman, teve diversas versões em outras séries. O gênero ficou fora da televisão por vários anos, porém, após a morte de seu criador (Shotaro Ishinomori), ela retornou no novo milênio reformulada e com um visual que lembra muito o Metal Hero em alguns casos.


Henshin Hero

Um dos únicos gêneros independentes de produtora. Henshin significa "transformação", sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma família. Possui sub-gêneros, como as "Super Heroines", "Other Heroes", "Anime Heroes" e muitos outros.


Kyodai Hero

É qualquer série não-Ultra com heróis gigantes (kyodai). A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman na TV japonesa.


O Tokusatsu no Brasil hoje

A última série de Tokusatsu adquirida por uma distribuidora brasileira foi Ultraman Tiga, distribuída pela Mundial Filmes. Nenhuma foi exibida desde então. Vários fatores surgem para explicar isto: o principal deles é o boom dos animes, iniciado em 1994 com Os Cavaleiros do Zodíaco e revigorado a partir de 1999 com Pokémon, Dragon Ball Z e Samurai X. Os animes têm uma produção mais esmerada.

Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o gênero se tornou "carne de vaca", ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com o seriado nipo-americano Power Rangers, que usa as cenas de ação japonesas e atores estadunidenses. Não por esta ser de melhor qualidade, mas por seus custos menores de distribuição, tradução e dublagem. Conseqüentemente, há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao gênero.

Na primera metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records. Em 2007, no Brasil, foi lançado um outro filme em DVD: Ultraman Tiga - A Odisséia Final, também lançado pela Impact Records. No dia 13 de setembro de 2008, foi exibido no Cinemax o filme "Ultraman Mebius & Ultraman Brothers", no qual os antigos Ultras reaparecem para ajudar Mebius. A exibição do filme, com legendas em português, animou os fãs e reacendeu a esperança de um dia, o Tokusatsu retornar à TV brasileira.

Recentemente, foi confirmada a aquisição da série [[Madan Senki Ryukendo]] pela RedeTV!. Segundo informações, a série foi adquirida pela Focus Filmes e será exibida no ano que vem (2009), com estréia prevista para janeiro. A dublagem da série já está em curso.

Esquadrão Relâmpago Changeman

Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン Esquadrão Relâmpago Changeman) é um seriado de TV Japonês (tokusatsu) exibido originalmente entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986 pela TV Asahi e produzido pela Toei Company, sendo parte da franquia dos Super Sentais, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman. Inicialmente disponível no Brasil apenas em fitas de vídeo distribuídas pela Everest Vídeo (mais tarde Tikara Filmes), passou a ser exibido na televisão a partir de 1988 pela extinta Rede Manchete e posteriormente pela Rede Record e pela Gazeta. Changeman, junto com Jaspion, abriu as portas do mercado brasileiro para venda de diversos produtos. Na época até marcas de chicletes vinham com figurinhas de Jaspion e Changeman. O Esquadrão Relâmpago Changeman junto com o Fantástico Jaspion formam dois ícones dos anos 80 e deixaram uma legiões de fãs.


Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrena (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo (Sei Oh Bazoo) e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Como em muitos desenhos e filmes japoneses, os nomes dos personagens estão associados a suas habilidades ou personalidades.


Hiryuu Tsurugi (剣飛竜 Tsurugi Hiryū) / Change Dragon (チェンジドラゴン Chenji Doragon): da tropa aérea dos defensores, é o líder da equipe. Também é ex-jogador de beisebol, sendo conhecido no mundo esportivo como o lançador da Dragon Ball (no episódio 38, chega a arremessar sua espada com esta técnica para derrotar um monstro). Nas horas mais desesperadoras sempre incentiva seus companheiros a nunca desistirem de lutar. Seus ataques são o Dragon Kick, Dragon Attack e a Dragon Force. É um homem frio e um tanto amargurado, mas luta com fervor.
  • Em japonês, Tsurugi é um tipo de espada, Hi significa "fogo" e Ryuu é "dragão".
  • Shou Hayate (疾風翔 Hayate Shō) / Change Griphon (チェンジグリフォン Chenji Gurifon): da tropa do comando florestal, Hayate é o galã da equipe. Mulherengo, sempre estava tentando cantar alguma garota da equipe ou as cientistas. Tinha um estilo "bad boy", trajando uma jaqueta de couro. Está sempre com um pente na mão, arremessando-o de modo jocoso nos seres espaciais. Tem como ataques o Griphon Attack e o Griphon Magma Claws. Foi o mais popular entre os personagens e tinha como marca registrada sempre pentear o cabelo antes de uma luta.
  • Hayate significa "cólera" e Shou é "fama".
  • Ryuma Oozora (大空勇馬 Ōzora Yūma) / Change Pegasus (チェンジペガサス Chenji Pegasasu) - da força defensora da Terra, é o comediante da equipe. Guloso, infantil e desafinado (em um episódio ele consegue derrotar um monstro apenas cantando). É mestre em explosivos. Seus ataques são o Pegasus Attack e Pegasus Lightning Energy.
  • Oozora significa "grande céu", Yu é "coragem" e Uma é "cavalo".
  • Sayaka Nagisa (渚さやか Nagisa Sayaka) / Change Mermaid (チェンジマーメイド Chenji Māmeido) - da operação de ataque, é a cientista da equipe. Ela é o "meio-termo" do time, tendo um jeito maternal e equilibrado senso de dever. Até hoje, é tida como "a musa" da equipe, com roupas justas e curtas. Tem como ataques o Mermaid Attack, Mermaid Big Wave e Super Looping (com Mai).
  • Nagisa significa "praia".
  • Mai Tsubasa (翼麻衣 Tsubasa Mai) / Change Phoenix (チェンジフェニックス Chenji Fenikkusu) - a esquentadinha da equipe. Motoqueira invocada, odeia levar desaforo para casa e também é mestra em disfarces. Seus ataques são o Phoenix Attack, Phoenix Flaming e Super Looping (com Sayaka).
  • Tsubasa significa "asa".

Aliados

  • Sargento Ibuki (Comandante Ibuke, no original) - líder do Esquadrão Relâmpago e membro da Organização Mundial dos Defensores da Terra, demonstrava com freqüência conhecimento sobre povos, equipamentos e lendas de outros planetas, e estranhamente nunca foi questionado a respeito da fonte de tanto saber. A resposta para esse enigma veio no episódio A Vingança de Ahames: Ibuki é na verdade um alienígena nativo do planeta Heath, ou seja, ele é heatheano, e que escapou da destruição de seu mundo por Bazoo. Seu nome verdadeiro é Yui Ibuki, e tem a pele roxa, cabeça pontuda e olhos amarelos sem pupilas (tudo escondido por um disfarce, que a série não revela se é holograma ou metamorfose). Na Terra passou a treinar o grupo antes de se transformarem nos Changeman. É durão, mas sempre que o grupo passava dificuldades era ele que os incentivava a não desistir de lutar.
  • Nana - nativa do Planeta Tecnolíquel (Rigeru, no original), Nana detém uma inteligência fora do comum. Aparece pela primeira vez ainda criança no episódio 13 e foi utilizada pelo Doutor Kumasawa (um cientista terráqueo que havia se aliado a Bazoo). Depois é salva pelos Changeman e por conta de sua Aura Energética (Aura Rigeru, no original) passa a ser perseguida por Giluke e Ahames. Por ser nativa do planeta Tecnolíquel, tem infância curta, ficando adulta em quastão de segundos no episódio 34, em que Giluke é destruído pelos Changeman. Durante a série, foi bastante apegada a Tsurugi.
  • Zôle - a esposa de Gaata. Aparece pela 1ª vez no ep. 27, "O Sonho da Família Gaata". No episódio 51, "A Mensagem de Nana", Zoli não tinha como esconder que esperava o segundo filho com Gaata, uma vez que estava em trabalho de parto. Sendo assim, pede a Nana, que encontrara ela e Wallage em uma igreja na cidade de Midori, que avisasse sobre isso ao Gaata. Foi o milagre do nascimento desse filho - uma menina, batizada de Cooler - que salvou-os de um terremoto provocado pela criação de ovos do dragão Yangueran, e que fez com que Gaata virasse desertor de Gôzma e aliado dos Changeman até o final.
  • Wallage - o filho de Gaata.
  • Ayra - aparece em apenas um capítulo. Foi interpretada pela atriz Yoko Nakamura que, no ano seguinte, fez a Sara / Yellow Flash em Flashman.

Nota: Nos episódios finais da trama unem-se ao grupo o trio Gaata, Shima (então liberta da maldição que a prendia a Gozma) e Gyodai.

Inimigos (Gôzma)

Cada componente do exército de Gozma vem de um planeta diferente, e se uniu ao grupo por um motivo particular. Neste seriado, a palavra "estrela" é usada como sinônimo de "planeta". Na realidade, a palavra "hoshi" possui ambos os significados. Não existe uma grande diferenciação, no japonês, entre planeta e estrela (em tradução correta, teríamos a palavra "astro").

  • Rei Bazoo - líder da estrela Gozma. Na verdade Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela, o que só é descoberto ao final da série. Durante muitos anos Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo.
  • Principe Icáro - Filho de Bazoo, era tão cruel e pervesso como seu pai.
  • Comandante Giluke - comandante da nave Gozma e originário da estrela Giraz. Giluke, que antes havia conspirado com Ahames para destruir Bazoo, e passara a trabalhar para o vilão em troca da reconstrução de seu mundo, é derrotado pelos Changeman no meio da série e mandado para o Cemitério Espacial por Bazoo. Giluke une seu espírito ao de um Monstro Espacial moribundo e consegue escapar. Ao se banhar na segunda Aura Energética emitida por Nana (que era bem mais poderosa que a primeira), torna-se Super Giluke e depois Monstro Espacial Giraz, até ser derrotado definitavemente pelos Changeman.
  • Rainha Ahames - originária da estrela Amazo, que fora destruída (ou arrasada) por Bazoo, também colabora com Gozma pela reconstrução de seu mundo. Banha-se na primera emissão da Aura Energética de Nana e passa a ter novos poderes. Costumava agir por sua conta e risco, postura alterada quando alçada ao patamar de comandante de Gozma. Possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran. Ahames rivaliza com Giluke pelas atenções de Bazoo. Acaba transformada no monstro Mezu por Super Giluke, sendo finalmente vencida de uma vez por todas após sacrificar sua vida para destruir a base dos Changeman.
  • Pirata Espacial Buba - de origem desconhecida, Buba é um pirata espacial. Aparentemente, uniu-se ao Gozma apenas por um bom salário. Tem como armas a foice Buldobas e a espada Guirrás (que mais parece uma chave de boca prateada). Após libertar Shiima da influência negra de Gozma, ele enfrenta Change Dragon numa batalha dramática e morre.
  • Shiima - nativa da estrela Aman (a qual foi destruída ou arrasada por Bazoo, o seriado não deixa claro), trabalha para o exército Gozma em troca da restauração de seu mundo. Criada pelo monstro Wuba, tem voz masculina por conta de um feitiço, o qual é quebrado por Buba no capítulo 52. Com isso, ela volta a ter uma voz normal de mulher. Após isso ela passa a lutar ao lado dos Changeman.
  • Gaata (Gator, no original) - navegador da nave Gozma e oriundo da estrela Nabi, não deixou clara a razão de ter se unido ao exército. É possível que fosse mediante pagamento, já que em dado momento sua mulher Zôle se refere a ele como um "homem mau". No episódio 51, Gaata, após ser avisado por Nana que Zôle estava grávida, e que Bazoo planejava destruir a cidade em que ela estava, trai o vilão para ficar ao lado de sua família e passa a ajudar os Changeman.
  • Gyodai - sempre que os monstros de Gozma eram destruídos pela Power Bazuca dos Changeman, Gyodai era invocado. De um olho localizado em sua boca, ele soltava um raio que restaurava os monstros e tornava-os gigantescos (de uma forma similar ao monstro Medusan em Flashman, Okelamp em Maskman e Guardnoid Gash em Liveman). Gyodai era um animal espacial irracional - tanto que só sabia falar o próprio nome e gemer de dor quando usava seu poder para reviver os monstros vencidos - e fiel a seus donos mesmo quando sofria maus tratos. No último episódio, ao ser abandonado por Bazoo na nave Gozma prestes a explodir, é resgatado pelos Changeman, afeiçoando-se a eles e até salvando suas vidas.
  • Monstros Espaciais - alienígenas que prestam serviços ao Império Gozma por vontade própria ou mediante alguma coação ou embuste. Após serem destruídos pelos Changeman, eram ressuscitados por Gyodai e se tornavam seres gigantescos e extremamente violentos. Em alguns episódios foram definidos pela dublagem brasileira como "feras espaciais".
  • Hawker - companheiro de Buba, aparece no episódio vinte e nove. Juntos travam um embate contra os Changeman, ele é apaixonado pela a Rainha Ahames.
  • Jill - durante muito tempo foi companheira de Buba em suas pilhagens pelo espaço. Aparece apenas no episódio 48, morrendo após confrontar Super Giluke.
  • Soldados Hidler - soldados de Gozma que nascem de ovos, com pele azul e cabelos loiros não sabendo falar. Possuem a força de um ser humano normal e em regra são facilmente derrotados pelos Changeman, exceto nos episódios onde ou seu nível de poder foi elevado (como naqueles onde a Rainha Ahames fez sua aparição) ou quando os heróis se viam extenuados (vide o confronto com Delycal).
  • Jangueran - Dragão Espacial de Ahames que, no episódio 50 separaram de corpos.
  • Monstros Espaciais Giza,Jella e Savoo- serviam a Ahames do episódio 32 ao 36 foram mortos um a um.

Nota: Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, pois o objetivo deles era apenas de reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo império Gozma, mas depois de se libertarem da tirania de Bazoo, passam a lutar ao lado dos Changeman.

Armas e equipamentos

Armas e ataques em conjunto

  • Poderosa Bazuca (Power Bazooka): toda equipe Super Sentai possui uma "arma/ataque final", com o(a) qual se livra do inimigo em grande estilo. A dos Changeman era a Power Bazooka (ou Poderosa Bazuca, dependendo do tradutor), com a qual o grupo explodia os monstros espaciais. Era formada pela união das cinco bazucas de cada um dos integrantes.
  • Change-Fogo: pistola laser, podendo se dividir em Change Espada e Change Escudo.
  • Formação Raio Bumerangue.
  • Formação Pentágono (com as pistolas Change-Fogo).
  • Change Mermaid/Change Phoenix Super Looping.
  • Ataque Estelar: feito com o Change-Fogo porém com as espadas e escudos.

Veículos

  • Change Cruiser: utilitário 4x4.
  • Moto Change: motocicletas para cada um dos Changeman.

Mechas

  • Base Shuttle: nave inspirada no design dos Ônibus Espaciais, transporta os três módulos que se unem na seqüência de transformação chamada Fusão/Conversão Terrestre para formar o Change-Robô (C-R).
  • Jet Changer 1: jato pilotado por Change Dragon. Formava a cabeça, parte traseira do tronco e parte das pernas do C-R.
  • Heli Changer 2: helicóptero pilotado por Griphon e Mermaid. Formava os braços e parte dianteira do tronco do C-R.
  • Land Changer 3: tanque pilotado por Pegasus e Phoenix. Formava as pernas do C-R.
  • Change-Robô: robô gigante que pode disparar mísseis da barriga e o Change Vulcão de seus ombros, além de lançar lasers dos olhos (truque este raramente utilizado). Possui também um escudo e a Espada Relâmpago, capaz dos ataques Giro Atômico e Reflexo Relâmpago (usado apenas no episódio 33) e do ataque final Super Thunderbolt. Como quase sempre acontece nos seriados japoneses, tais itens nunca estão presentes na hora da batalha, e não há explicação sobre como se materializam.

Curiosidades

  • Changeman foi a primeira série Super Sentai onde uma das integrantes femininas foge ao padrão de vestir rosa ou amarelo (Change Mermaid veste branco), a ter um aumentador de monstros e a possuir uma arma de fogo para destruir os monstros: Power Bazooka.
  • Mai Ooishi (Change Phoenix) tinha um pequeno papel como vilã na série Shaider no ano anterior. Também teve uma ponta em Sharivan.
  • Hiroko Nishimoto (Change Mermaid) participou do episódio 29 de Kamen Rider Black, e interpretou Red Panther em Metalder.
  • Shiro Izumi (Change Pegasus) também interpretou Burai, o Dragon Ranger, em Zyuranger.
  • Kazuoki Takahashi, às vezes creditado também como Hiroshi Kawai (Change Griphon), participou do episódio 21 de Flashman, aonde interpretou Miram, o suposto irmão de Sara. Também interpretou Satoru Kinta em Metalder e Aman Negro em Jiraya. Mais recentemente trabalhou como programador no jogo Final Fantasy VII e nos anos 90 atuou em alguns filmes eróticos. Atualmente trabalha como gerente de produção da Microsoft Games Studio japonesa, desenvolvendo jogos para o XBox.
  • O ator/dublê de Buba (Yoshinori Okamoto), atua como dublê desde o início dos Super Sentais. Como ator, também interpretou o Cavaleiro Negro em Dynaman, Bio Hunter Silver em Bioman, Galdan em Flashman, Oyobu em Maskman, Doutor Ashura em Liveman, Sargain em Hurricanger, Giledon em Abaranger, Agente Abrera em Dekaranger e, mais recentemente, o Sacerdote Gaja em Boukenger.
  • No episódio 45 - Ayra, A Menina do Arco-Íris, a personagem Ayra foi interpretada por Yoko Nakamura, que no ano seguinte daria vida à Sara/Yellow Flash em Flashman.
  • O dublador de Change Griphon, Carlos Takeshi, também emprestou sua voz para o herói Jaspion, exibido simultaneamente. No entanto, depois disso, sua voz só viria a reaparecer em um modesto papel de Cavaleiros do Zodíaco, onde interpretou Tremi de Sagita. Para os que quiserem ver seu rosto, Takeshi é um dos apresentadores do canal de compras Shoptime, também atuou em um episódio do seriado brasileiro Armação Ilimitada e participou da recente novela global Belíssima onde viveu o "sushi-man" Takae Shigeto. Teve uma participação na novela A Viagem, em 1994, como o jardineiro do Dr. Otávio Jordão (Antônio Fagundes), Okida. Na novela O Rei do Gado ele fez o papel de Olavo, o piloto do jato particular do empresário Bruno Mezenga.
  • Paulo Ivo, primeiro dublador do Change Dragon, atualmente está como ator de apoio na novela da Rede Globo: A Favorita, onde interpreta Sinval, um dos seguranças da família Fontini.
  • Do elenco de dublagem brasileiro de Changeman já faleceram Líbero Miguel (monstros Genium, Zoll Bass, Shadow, Hoglu, Dolar e 3ª voz da Shima), Marcos Lander (Giluke), Gastão Malta (Monstros Kigan, Zelle, Hara Ross e Gueran), Nélson Batista (motoqueiro Ken e alguns monstros), Carlos Laranjeira (algumas pontas), Renato Master (Doutor Kamasawa e monstro Shila), Ézio Ramos (Doutor Togo), Jorge Pires (Bazoo), Mário Vilela (Pirata Espacial Buba e Gyodai), Borges de Barros (Shima e Gaata) e Chico Borges (narrador e algumas pontas; falecimento mais recente). Ricardo Medrado (Tsurugi/Change Dragon a partir do episódio 17) teve paradeiro desconhecido, após ter tido problemas familiares e envolvimento com drogas, recentemente soube-se que ele faleceu em 2002. Ricardo Medrado também dublou o vilão MacGaren em Jaspion e o Doutor Tokimura em Flashman, dentre tantos outros trabalhos em tokusatsu.
  • O nome "Gyodai" é comum no Japão. É possível que o personagem tenha sido batizado assim como uma brincadeira com alguém da equipe do seriado.
  • O elenco fixo de dublês da série voltaria a se unir interinamente por mais dois anos consecutivos: Flashman em 1986 e Maskman em 1987. O elenco: Kazuo Niibori (Red), Kouji Matoba (Black e Green), Tsutomu Kitagawa (Blue; foi entrevistado pela Revista Henshin Especial Nº6 no final de 2001), Masato Akata (White e Yellow), Yuuichi Hachisuka (Pink) e Hideaki Kusaka (Robô), que também trabalhou em Jaspion, como o dublê de Daileon.
  • O Sargento Ibuki tinha, no original, a patente de Comandante, escolhendo-se a forma traduzida para evitar cacofonia na pronúncia infantil, errada, na citação do personagem.

Choushinsei Flashman

Choushinsei Furasshuman (超新星フラッシュマン Choushinsei Flashman ou Comando Estelar Flashman no original, traduzido Super Nova Flashman) é um seriado de TV japonês (tokusatsu) da franquia dos Super Sentais produzido entre 1 de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987 pela Toei Company. Foi exibido no Brasil a partir de 1989 na Rede Manchete. A série tem ao todo 50 episódios e mais 2 filmes.

A partir da Terra, cinco crianças foram levadas ao meio do Universo. Então, 20 anos depois... Supernova Flashman! (あら!地球から五人の子供は宇宙のはてに去らわれた。そして二十年後。。。超新星フラッフマン! Ara! Chikyuu kara Gonin no Kodomo wa Uchuu no Hate ni Sarawareta. Soshite Ni Juu Nen Go... Choushinsei Furasshuman!)

"Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas para os confins do universo. E após 20 anos... Comando Estelar Flashman!"


Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.


  • Din/Red Flash (Jin no orginal): o líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder de inteligencia avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Foi raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Din ganhou uma cicatriz nesse evento.
    • Idade: 23
    • Armas: Prism Holy Sword (Sword Laser, na versão brasileira) e Red Vulcan.
    • Ataques: Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão.
  • Dan/Green Flash (Dai no original): criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa, que o treinou em suas habilidades de boxeador. Ele tem queda por todas as mulheres proporcinando humor a série, entre elas a floreira Sayuri (episódio 10).
    • Idade: 22
    • Armas: Prism Kaiser (Glass Laser, na versão brasileira), Knuckle Guards (socos ingleses que Green Flash usou em poucos episódios, sem tradução para português) e Green Vulcan.
    • Ataques: Tempestade Cósmica e Super Punho.
  • Go/Blue Flash (Bun no original): o mais jovem e sarcástico dos Flashman, foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água.
    • Idade: 20
    • Armas: Prism Ball (Laser Ball, na versão brasileira), Dardos Estelares (Estrela Projétil, versão brasileira) e Blue Vulcan.
    • Ataques: Bola Furacão e Super Furacão.
  • Sara/Yellow Flash: criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos, possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo. No final da série ganha um novo ataque, o Super Giro. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais.
    • Idade: 20
    • Armas: Prism Batons (Bastão Laser, na versão brasileira), Bola Projétil e Yellow Vulcan.
    • Ataques: Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro.
  • Lu/Pink Flash: criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são o Coração Projétil e o Shoot Laser, que têm como ataques o Super Passo, Chute Relâmpago e Super Terremoto. De todos os Flashman, foi a menos focada, tendo protagonizado apenas 2 episódios (3 se contarmos o episódio 5, "O Sucesso das Guerreiras", com o qual protagonizou junto com Sara).
    • Idade: 20
    • Armas: Prism Boots (Jet Laser, na versão brasileira), Coração Projétil e Pink Vulcan
    • Ataques: Chute Relâmpago, Chute Dinamite, Super Passo (que não é bem um ataque, mas uma técnica que permite a ela andar sobre os mares), Super Terremoto e Raio Gravitacional.

Aliados

  • Mag: robô parecido com R2-D2 de Star Wars, projetado pelo povo do planeta Flash, é encontrado na nave Star Condor. De início é hostil com os Flashman, depois os acolhe como filhos.
  • Doutor Tokimura: cientista e pai de família, teve há 20 anos um de seus filhos capturado por Caçadores Espaciais. Sempre ajuda os Flashman com seus inventos. Nos últimos episódios, descobre que Sara é sua filha.
  • Setsuko Tokimura: esposa do Doutor Tokimura.
  • Kaori e Midori Tokimura: filhas do Doutor Tokimura e de Setsuko Tokimura.
  • Barak: cria de Keflen, Barak em luta há 100 anos enfrentou Deus Titan, do Planeta Flash, e foi derrotado. Porém teve sua vida poupada e em uma cilada foi traído. No capítulo 17 vem à Terra e entrega o Titan Flash aos Flashman. É morto no capítulo 19 após ser ferido gravemente por Kaura.

Império Mess

  • Monarca La Deus (Lar Deus no original): líder do Cruzador Imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. No final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.
  • Doutor Keflen: cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefer e Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que "a mutação sintetizada é a arte da vida". Na verdade Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê há 300 anos e submetido a várias experiências por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus.
  • Wandar (Le Wanda no original): comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Pode se transformar em Wandalo (Wandarla no original), dizendo "Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandalo". Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos.
  • Nefer (Le Nefer no original): comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada pode criar ilusões gritando "Visão Infernal" e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess têm uma grande rivalidade com Wandar.
  • Urk: assistente de Nefer e Wandar.
  • Kirt: tal como Urk é assistente de Nefer e Wandar.
  • Gals: de pele azulada, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Flashking.
  • Kaura (Sir Cowler no original): junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transforma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Guitan.
  • Galdan: é o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen, após ser derrubado de forma covarde por Nefer.
  • Medusan (Kuragen no original): criado pelo Doutor Keflen, aparece pela primeira vez na série no episódio 2. Toda vez que os Flashman destruíam os monstros criados por Keflen, ele era invocado. Com seu poder ele não apenas ressucitava os monstros como também os aumentava deixando-os gigantes, com o seu poder transferido para o monstro ele ficava fraco e seu tamanho diminuia já que quando ele aparece para ressucitar algum monstro ele é gigante.
  • Zolos: soldados de Mess, parecidos com formigas saúvas, possuem cor vermelha e olhos verdes e tal como os soldados Hidler de Changeman e os Anglar de Maskman não conseguem falar.
  • Monstros Guerreiros (Juu Senshi): são monstros de vários tipos (híbridos da terra, alienígenas ou animais mutantes) criados por Keflen através de seu sintetizador molecular ("Idenshi Shinsesaizaa", que lembra um órgão musical), capaz de criar os monstros mais perversos e poderosos do universo. Mais tarde Keflen conseguiu criar monstros usando as moléculas do Monarca La Deus que tinham uma força superior à do próprio La Deus. Quando eram derrotados pelos Flashman, eram trazidos de volta à vida por Medusan e ficavam com mais de 30 metros de altura, mas os Flashman com suas super máquinas os derrotavam de forma definitiva.
  • Caçadores Espaciais:grupo de caçadores liderados por Kaura são:Baura, Kerao, Hag e Hou. Keflen resolve usá-los para criar o monstro Za Guitan.

Outros

  • Guarda Hiroshi Tatwana (ep.5): policial que aparece no episódio do monstro Polvus. Desenvolve uma certa relação com Sara e Lu.
  • Sayuri (ep.10): garota pela qual Dan se apaixona. Era dona de uma floricultura e com o intuito de provocá-lo Nefer se disfarça da mesma.
  • Yuki (ep.14): líder de um grupo de motoqueiras rebeldes, é salva por Go e, após todos os apuros possíveis, revê suas atitudes e passa a ser uma garota exemplar, agradecendo a Go por essa sua reviravolta.
  • Miram (ep.21): Miram afirmava ser o irmão de Sara, quando na verdade não era. Com o intuito de provocar Sara, Wandar, Nefer, Kaura e Gals o torturam ao extremo. No final é mandado para o Planeta Flash para ser tratado.
  • Ryu Akakusa (ep.27): boxeador, é amigo de Dan. Por conta de sua força Keflen tentou transformá-lo, sem muito sucesso, no monstro Jagan.

Armas e Equipamentos

Armas

  • Star Laser: poderosa arma laser que pode mudar para espada e escudo. Perfeita para o combate corpo-a-corpo. Criadas a partir de um material muito resistente e desconhecido, encontrado apenas no planeta Flash. Combinadas podem formar Star Laser Flash Bumerangue, Star Laser Fusão Poderosa Lança e o Super Star Flash.
  • Bola Projétil: utilizado por Sara, consistiam em pequenas bolas amarelas, do tamanho de bolas de gude, e que ao tocarem em algum inimigo explodiam.
  • Coração Projétil: utilizado por Lu, tal como a Bola Projétil era explosiva, só que com o formato de coração. Similar ao artefato usado pela Momoranger em Himitsu Sentai Goranger.
  • Estrela Projétil: utilizado por Go, consiste em shurikens azuis. Diferente da Bola Projétil e do Coração Projétil, não é explosivo e ainda utiliza-o transformado.
  • Sword Laser: arma utilizada por Red Flash que consistia de um espada de vidro vermelha. Tem como ataque o Trovão de Fogo.
  • Glass Laser: luvas de vidro que cobrem os antebraços, é utilizada por Green Flash, e tem como ataque especial a Tempestade Cósmica.
  • Laser Ball: arma anti-convencional de Blue Flash, onde o poder Flash o cobre em uma forma de bola prismática, que ricocheteia nas superfícies como as bolas dos jogos de Pinball. Seu ataque é a Bola Furacão.
  • Bastão Laser: par de bastões amarelos utilizados por Sara que podem soltar poder congelante quando Sara diz "Bastão Laser, Freeze Laser" e um ataque de energia "Bastão Energético".
  • Jet Laser: utilizada por Pink Flash, consiste em um par de botas. Tem como ataques especiais o Chute Dinamite, o Chute Relâmpago, e o Super Passo.
  • Cosmic Vulcan (Rolling Vulcan no original): a bazuca dos Flashman, formada pela união das 5 vulcans (Red Vulcan, Green Vulcan, Blue Vulcan, Yellow Vulcan, Pink Vulcan) com as quais eles destroem os monstros de Keflen. Yellow Flash é quem mira no monstro e puxa o gatilho da arma, conforme o comando de Red Flash. O diálogo do uso da bazuca é, normalmente, como se segue (muitas vezes, para não explodir o tempo do episódio, trechos do diálogo são emitidos):
    • (Red Flash) Cosmic Vulcan!
    • (Todos os Flashman) Cosmic Vulcan!
    • (Red Flash) Yellow Flash, Ignição!
    • (Yellow Flash) OK!
    • (Red Flash) Cosmic Vulcan!

Mechas e Veículos

  • Turbo Laser: motocicletas para cada um dos Flashman.
  • Star Condor: fortaleza voadora dos Flashman em forma de avião, onde estão os veículos que formam o Flash King: Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft.
  • Tanque Comando: veículo principal, comandado por Red Flash. Forma o tronco e a cabeça do Flash King.
  • Delta Craft (Jet Delta no original): jato pilotado por Green Flash e Yellow Flash. Forma a perna e o braço direito do Flash King.
  • Omega Craft (Jet Seeker no original): tal como o Delta Craft também têm o formato de um jato, porém com um escudo na parte de cima, servindo como radar (semelhante aos AWACS ou, mais recentemente, AEW). Forma a perna e o braço esquerdo do Flash King. É pilotado por Blue Flash e Pink Flash.
  • Flash King: o primeiro robô da série, resultante da união dos três veículos. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser (Cosmo Sword no original), guardada no Star Condor. Com a Cosmic Laser os Flashman destróem os monstros de Mess com o ataque Hiper Cosmic Laser (Super Cosmo Flash no original). Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído. Mais tarde, no episódio 50, foi destruído definitivamente na luta contra o monstro Demos.
  • Titan Flash: originalmente um imenso caminhão, aparece pela primeira vez no episódio 17. Os Flashman o ganham de Barak, que havia traído o Império Mess.
  • Titan Júnior ('Titan Boy no original): segundo robô da série, formado pela base principal do Titan Flash.
  • Gran Titan: robô imenso, formado pela união de Titan Júnior e a carroceria do Titan Flash.

Curiosidades

  • Flashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô: Titan Jr. (Titan Boy, no Japão).
  • O ator Kazuhisa Hirose foi cotado para o papel de Din/Red Flash. Mas acabou ganhando o papel do grande vilão Wandar.
  • No episódio 5, "O sucesso das Guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
  • No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate/Change Grifon em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraiya) aparece interpretando Miran, o suposto irmão de Sara.
  • No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryousuke Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa,o amigo de Dan.
  • Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na Lagoa dos Noivos", onde interpretou um noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza.
  • Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Kamen Rider Black. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado por Kazuhisa Hirose. Myuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10, Jouji Nakata (Kaura) interpretou um militar que trabalhava para os Gorgom. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37, e Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino.
  • De acordo com a matéria sobre o designer de monstros Yutaka Yunzabuchi feita pela Revista Gyodai Nº1, o design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.
  • Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, dentre outros.
  • Sayoko Hagiwara (Nefer) interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren em Jaspion, Storm em Jiraya, Goggle Black em Goggle Five, Dr. Hirose em Kamen Rider Blade), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).
  • No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador) com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dublado na BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda, e de Solbrain, dublado na Mastersound, aonde fez algumas pontas.
  • Din/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os red em Goggle V e Maskman.
  • Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Daisy Celeste (Nefer), Ézio Ramos (Galdan), Ricardo Medrado (Doutor Tokimura), Borges de Barros (Barak) e Francisco Borges( falecimento mais recente; narrador da série até o episódio 10).
  • Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, é locutor na Rádio Bandeirantes AM.
  • Acreditava-se que Fujita Taruzumi (Din) se casou com Sayoko Hagiwara (Nefer), mas essa informação é errônea. Na verdade ela (de acordo com informações tiradas de seu próprio blog) é casada com Masaru Tokita, que fez o Dyna Yellow em Dynaman.

Dai Sentai Goggle V

Dai Sentai Goggle Five (大戦隊ゴーグルファイブ Grande Esquadrão Goggle Five ou Gigantes Guerreiros Goggle Five como ficou conhecido no Brasil) foi um seriado Super Sentai produzido entre 6 de fevereiro de 1982 e 29 de janeiro de 1983 pela Toei Company do Japão e exibido no Brasil inicialmente pela Rede Bandeirantes a partir de 1990, trazido pela Oro Filmes. Depois de um tempo passou para a Rede Record.


Nos últimos 20 anos o professor Hongo investigou secretamente e descobriu que no Castelo Wolf (Wolfgang, no original), situado na Alemanha, reuniam-se grupos misteriosos de cientistas de diversas partes do mundo. Tais cientistas, considerados perversos, se concentram no Império da Ciência Maligna Desdark (originalmente Deathdark), liderado pelo chefe Taboo, que é um exército que semeia a destruição e a discórdia no universo através de sua Ciência Maligna.
  • Ken'ichi Akama / Goggle Red - o líder do grupo. Adora escalar montanhas e é explorador. Descobriu o perigo que o mundo corria depois de o Doutor Hongo ser atacado. Sua pedra é o rubi, que representa a civilização da Atlântida. Suas armas são o Red Ruby Whip e o Red Rope.
  • Kanpei Kuroda / Goggle Black - primeiro herói de sentai a usar preto, cor geralmente associada aos vilões. É o porteiro que trabalha no estacionamento do estádio Korakuen. Presidente do clube de xadrez da universidade local, é um sujeito esperto, vide no episódio 26 "A Grande Farsa do Black", onde se fingiu de amnético. Sua pedra é a esmeralda, que representa a civilização asiática. Suas armas são o Black Cubs e o Black Esmerald Nunchucks.
  • Saburo Aoiyama / Goggle Blue - inventor e jogador de hóquei no gelo. Sua pedra é a safira, que representa a civilização egípcia. Suas armas são o Blue Ring e o Blue Sapphire Jet Ring.
  • Futoshi Kijima / Goggle Yellow - o mais forte integrante da equipe, trabalha em um zoológico local. Sua pedra é a opala, que representa a civilização lemuriana (muçulmana na dublagem brasileira). Suas armas são o Yellow Hammer, Yellow Ball e o Opal Megaton Ball.
  • Miki Momozomo / Goggle Pink - a única integrante feminina da equipe. Ginasta que trabalha no estacionamento do estádio Korakuen. Sua pedra é o diamante, que representa a civilização inca. Suas armas são o Pink Diamond Baton, Pink Mirror e Pink Ribbon.

Equipamentos

Os Goggle V têm inúmeros ataques combinados como Lightning Ropes, the Dynamite Clubs, the Ring Spin Typhoons, the Lightning Light Balls, the Ribbon Sparks, the Goggle Victory, the Goggle Bomber, Goggle Sabre e a Goggle Lança Dourada. Todos estes golpes utilizam os Goggle Sabres.

  • Goggle Bracelete - o dispositivo de transformação dos Goggle Five modelado como um relógio de pulso. A frase de transformação usada era "Goggle Five!" (ou Goggle (cor) para cada membro específico da equipe quando sozinho.)
  • Goggle Sabre - sabre usado por todos Goggle Five. Ao ser lançado no inimigo pode explodir.
    • Goggle Victory - ataque final que destruia os Mozus até o episódio 33. Os Goggle Five posicionavam a sim mesmos e seus sabre de forma a formar o símbolo V (cinco em romano) e energizavam cada sabre com a respectiva energia da pedra protetora, finalmente disparando quando todas energias estivessem acumuladas.
  • Golden Lança - lança criada a partir dos novos Goggle Sabres carregados com átomos de Neometal. Era manuseada pelo GoggleRed.
    • Goggle Lança Dourada - Lançar - ataque final que passou a destruir os Mozus do episódio 34 em diante, consistindo no lançamento da Golden Lança contra o Mozu após algumas acrobacias da equipe.

Veículos e robô

  • Goggle Machine - a moto usada apenas pelo Goggle Red.
  • Goggle Cougar - uma caminhonete 4WD usada pelos demais Goggle Five.
  • Goggle Nave - grande nave que servia como base para cada um dos veículos que formavam o Goggle Robô. Goggle Black e Goggle Pink ficavam na Goggle Nave para prestar suporte caso necessário. Possuía a habilidade de disparar mísseis e de teleportar os Goggle Five para seu interior.
    • Tanque Container - grande veículo metálico onde ficavam estacionados cada um dos veículos que formavam o Goggle Robô. Todos os tanque containers se separam livremente da Goggle Nave e podem abrir sua parte frontal para permitir a saída dos veículos.
  • Goggle Jato - jato de combate de cor vermelha pilotado pelo Goggle Red. É capaz de disparar mísseis.
  • Goggle Tank - tanque de combate de cor azul pilotado pelo Goggle Blue. É capaz de disparar mísseis.
  • Goggle Dump - caminhão de cor amarela pilotado por Goggle Yellow.
    • Goggle Robô - robô formado através da fusão final dos três goggle veículos após a realização da goggle change. Possuía várias armas, entre elas míssel, uma âncora, raios lasers disparados de sua testa e uma espada com a qual desferia seu golpe final : Espada Relâmpago Universal.

Aliados

  • Professor Hideki Hongo - fundador do Laboratório de Ciências do Futuro e dos Goggle Five. Diante de uma triste despedida no segundo episódio acaba entregando todo o controle da missão aos Computer Boys e Girls.
  • Computer Boys & Girls - cinco crianças que ofecerem apoio aos Goggle Five. Podem usar o Comboyputer.
    • Tatsuya Ueda - Computer Boy escalado pelo Professor Hongo para ser parceiro do GoggleRed e orientá-lo na utilização de seus poderes.
    • Makoto Takenaka - Computer Boy escalado pelo Professor Hongo para ser parceiro do GoggleBlack e orientá-lo na utilização de seus poderes.
    • Haruo Shimada - Computer Boy escalado pelo Professor Hongo para ser parceiro do GoggleBlue e orientá-lo na utilização de seus poderes.
    • Daisuke Ooyama - Computer Boy escalado pelo Professor Hongo para ser parceiro do GoggleYellow e orientá-lo na utilização de seus poderes.
    • Akane Aizawa - Computer Girl escalada pelo Professor Hongo para ser parceira da GogglePink e orientá-la na utilização de seus poderes.
  • Midori Wakagi - assistente do Professor Hongo que ficava na base auxiliando e orientando os Computer Boys and Girls. Deixou a equipe após o episódio 22.
  • Sayuri Yamamoto - assistente do Professor Hongo que assume o lugar de Midori e tinha a mesma função de ficar na base auxiliando e orientando os Computer Boys and Girls.

Império da Ciência Maligna DesDark

Comando

  • Chefe Taboo - Vilão principal da série e líder do Império Desdark. É um ciclope que na maior parte da série esteve atrás de uma parede onde somente sua forma distorcida aparecia. No final da série revela ser fruto de várias experiências de engenharia genética da Ciência Maligna e torna-se um gigante para lutar com os Goggle Five, porém é destruído pelos mesmos.
  • Grande Comandante Desmark - parecido com um faraó, é outro comandante do Império Desdark. Foi ressucitado no episódio 15 por Taboo com o objetivo de comandar o Império.
  • Bella e Beth - servem como guarda-costas do Comandante Desmark. Quando é necessário elas podem se transformar em guerreiras humanas.
  • Mazurka - comandante suprema feminina. Acabou sacrificando sua própria vida no final para destruir o laboratório secreto dos Goggle Five, em um fim semelhante ao da Rainha Ahames em Changeman.
  • General Desguiller - segundo no comando do clã Desdark e mestre em espadas. Em combate costuma ser bastante traiçoeiro, além de ser bastante inteligente.
  • Doutora Sazoria - mulher-escorpião que constrói os monstros do império. Rival de Iganna, foi morta por Desmark no episódio 15.
  • Doutor Iganna - rival da Doutora Sazoria, constrói monstros com formas de animais. Foi colocado para morrer por Desmark no episódio 18.

Subalternos

  • Mozus - feras sintéticas criadas a partir da combinação de genes de animais ou plantas e átomos de metal. Ao ser derrotado e recebendo o poder relâmpago do Kong a parte cibernetica do corpo dos Mozus era reativada, permitindo aos Mozus pilotar os Kongs. A partir do episódio 34 com a descoberta do Neometal, os Mozus passaram a ser construídos como super feras sintéticas criadas a partir da combinação de genes de animais ou plantas e átomos de Neometal, apenas sendo afetados pelas armas dos Goggle Five quando estes também incorporaram Neometal em suas armas.
  • Madaraman - soldados rasos que serviam ao Desdark e sempre confrontavam os Goggle V. Algumas vezes tinham vozes e proporcionavam cenas bem engraçadas.
  • DesDark Five - grupo de clones malignos dos Goggle Five criados pelo Tanuki-Mozu. Sua aparência é idêntica à dos Goggle Five, exceto suas armas que possuem cores em tonalidades de cinza.

Armamentos

  • Castelo da Ciência Maligna Desthopia - uma fortaleza móvel adaptada como um castelo da qual são lançados os Kongs. Normalmente fica escondida no fundo das águas, mas pode voar e se fixar também em terra. No final da série, quando foi descoberta a super energia Raytron, o Castelo Destopia voou e pousou sobre o filão de super energia encontrado, permitindo à Ciência Maligna que fizesse proveito dessa energia em suas pesquisas.
  • Kongs - são robôs gigantes criados com a tecnologia da ciência maligna. Todos eles podiam voar, pelo menos de Destopia até o local de combate, graças a propulsores acoplados em suas pernas desproporcionais. Todos possuiam uma cabine de comando de onde era disparado o poder relâmpago, energia com a qual a parte cibernética do corpo dos Mozus era reativada, permitindo aos Mozus pilotar os Kongs. Os quatro primeiros foram criados sem nenhuma relação ao tipo de Mozu que podia pilotá-los, mas os demais foram todos modelados com a mesma aparência e poderes do Mozu. Excepcionalmente nos episódios 16 e 50 nenhum Kong foi enviado. O Kuma-Kong pertencente ao Kuma-Mozu foi excepcionalmente pilotado pelo Comandante Desguiller, o qual morreu em batalha.
  • DesFighter - pequenas naves de combate lançadas do Castelo Destopia para atacar a GoggleNave ou o Goggle Robô auxiliando o Kong.
Curiosidades
  • Goggle Five é uma das séries Super Sentai de maior audiência no Japão, porém no Brasil foi considerada fraca. O inverso do que aconteceu com Jaspion, que decepcionou em seu país de origem, apesar de ter feito grande sucesso.
  • Noboru Nakaya (Professor Hongo) faleceu a 16 de novembro de 2006, vítima de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), causado por enfisema pulmonar. Ele também interpretou o Profeta Edin na serie Jaspion.
  • O ator Toshimichi Takahashi Desguiller interpretaria alguns anos depois o vilão Iki em Jaspion, além de muitas outras participações em seriados tokusatsu.
  • Junichi Haruta (Kuroda / Goggle Black) no ano seguinte interpretou Ryuu Hoshikawa / Dyna Black em Dynaman e em 1985 viria a fazer o vilão MacGaren em Jaspion.
  • As iniciais dos sobrenomes dos Goggle Five significam no idioma japonês as cores que eles representam (Aka(i) = vermelho, Ao(i) = azul, Kuro = preto, Ki(roi) = amarelo e Momo = rosa).
  • Tohru Ohira, o narrador japonês da série, também interpretou o Chefe Kurata em Spectreman.
  • O ator Hidetomo Iura (Tatsuya) posteriormente apareceria nos episódios 19 e 20 de Bioman, além de ter interpretado o detetive Jun Masuda em Solbrain.
  • O ator Minoru Takeuchi (Makoto) havia participado do episódio 7 do seriado sentai Battle Fever J.
  • O ator Kazuhiko Ohara (Haruo) interpretou dois anos depois o garoto Mitsuo, irmão da repórter Gunko na série Machine Man, além de ter sido o intérprete da voz original do personagem Waraji, filho do Gaata, em Changeman.
  • A atriz Hanae Sugimoto (Akane) já havia tido um papel fixo um ano antes em Denziman, como Yumiko Nakagawa, uma das alunas dos Denziman.
  • O ator Kin Oomae fez uma participação especial no episódio 06 como lutador violento mascarado. Ele também é conhecido pelo público brasileiro por ter interpretado o personagem Rounin Haburamu na série Sekai Ninja Sen Jiraiya.
  • A atriz Itsuko Kobayashi (Midori) teve que se ausentar da série por motivo desconhecido, dando sumiço a sua personagem a partir do episódio 22.
  • O ator yoshiji Akaki( Akama/Goggle Red), faleceu em 1995 vitima de cancer.

Hikari Sentai Maskman

Hikari Sentai Maskman (光戦隊マスクマン Defensores da Luz Maskman, como ficou conhecido no Brasil) é um seriado Super Sentai produzido entre 28 de fevereiro de 1987 e 20 de fevereiro de 1988 pela Toei Company e exibido no Brasil na extinta Rede Manchete a partir de 1991.



Tudo começa com Sanjuurou Sugata, estudioso dos poderes da mente. Ele descobre a existência do Império Subterrâneo Tube, uma força maligna que quer dominar a Terra, o qual localiza-se nos subterrâneos do Japão. De início o Império Subterrâneo Tube era pacífico, porém quando Zehba sobe ao poder passa a querer dominar o mundo inteiro, querendo transformar a Terra em um planeta frio e sombrio. Diante de tal ameaça, Sugata reúne 5 jovens, cada um especializado em um estilo de artes marciais. Cada episódio da série é sempre iniciado com a voz do dublador Carlos Alberto Amaral narrando: "Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo, mais essa força infinita se manifestará! Defensores da Luz, Maskman!"
  • Takkeo (Takeru no original) / Red Mask: o líder do grupo. Tem 23 anos e é um especialista em Karate 空手道 e piloto de Fórmula 1. Sua arma especial é a Espada Mask e seu veículo é o Avião Mask.
  • Kenta / Black Mask: o vice-líder da equipe. Armado com a Barra Mask (bastão), seu estilo de luta é o Kempo Japonês ou Nipponkenpo 日本拳法 e tem 21 anos. Seu veículo é a Broca Mask.
  • Akira / Blue Mask: armado com a Mask Tonfa, tem 16 anos (o caçula da equipe, diga-se de passagem). Seu veículo é o Tanque Mask. Luta Kung Fu.
  • Sayaka (Haruka no original) / Yellow Mask: tem 19 anos e foi criada em uma família de Ninjas 忍者, Portanto luta Ninjutsu. Como arma especial tem o Rotor Mask e seu veículo é o Jato Mask.
  • Keiko (Momoko no original) / Pink Mask: especialista em Tai Chi Chuan 太極拳, tem 19 anos. Sua arma é o Mask Ribbon e seu veículo é o Helicóptero Mask.
  • Ryou Asuka / X1 Mask: Ryoh era o protótipo do primeiro Maskman, inclusive tendo treinado com o chefe Sugata. Porém teve sua namorada morta pelo Império Subterrâneo Tube e desistiu de tudo. Aparece no capítulo 39 ajudando os outros Maskman, perdendo seus poderes em seguida.

Aliados

  • Chefe Sanjuurou Sugata: estudioso dos poderes da mente, o chefe Sugata descobriu a existência do Império Subterrâneo Tube, o qual de início era pacífico. Com a subida de Zehba ao poder passou a desejar a conquista do mundo. Foi ele o homem misterioso que lutou contra Takeo um ano antes deste tornar-se Red Mask. É dono da Sugata Racing, equipe de automobilismo onde Takkeo é o principal piloto.
  • Doutora Higashi: a assistente do Chefe Sugata. Traja uma roupa toda branca.

Inimigos

  • Rei Zeba: supremo líder do Império Subterrâneo Tube, ele odeia todos os humanos, e sua verdadeira forma é o monstro Lethal Dogla. Zeba é filho do temível Lizzard Dogla, monstro que há muito tempo foi destruído pela verdadeira Família Real Tube.
  • Igan: irmã gêmea da princesa Ian (Miho), ela luta para honrar o nome de sua família, a qual tem como protetor o Divino Dragão Igan. Dentre suas habilidades está o Desring, com o qual pode criar um campo de força eletrificado, porém como inconveniente gasta muita energia e com isso deixa-a muito cansada, como ocorreu em sua primeira luta contra Takeo no episódio 10 ("Igan contra Takeo"). Na verdade Igan é uma mulher disfarçada de homem. Ao término da série entra no túnel infinito disposta a vagar por toda a eternidade.
  • Oyubu: de pele vermelha e orelhas pontudas, é ninja da tribo Buyon. Corre a grandes velocidades e tem a habilidade de disparar fogo de suas mãos. Sua aparência e super velocidade lembram muito o super-herói americano The Flash.
  • Anagumas: o capacho de Zeba, é um monstro velho e gordo que tem mais de 300 anos de vida, que vê e conhece tudo.
  • Fuumin: ninja feminina da tribo Fu, é serva do clã de Igan. Por conta disso era mais fiel à sua senhora do que ao Rei Zeba. Treinada em combate e técnicas ninja, tem a habilidade de disparar shurikens e fogo pela boca. Sua habilidade rivalizava com a de Yellow Mask.
  • Cavaleiro Ladrão Kiroz: aparece pela primeira vez no capítulo 27. Kiroz era apaixonado pela princesa Ian e caiu no Inferno Vendaval, mas sobrevive e escapa. Com sua arma Crescent Screw (composta de uma corrente e uma foice, criada enquanto estava no Inferno Vendaval) ele conseguiu destruir a Bomba Projétil. Depois disso, faz um acordo com Zehba no qual após derrotar os Maskman ficaria com a pricesa Ian.
  • Barabass (Baraba no original japonês): espadachim da tribo Baluga. Dentro do Império Subterrâneo Tube tem uma grande rivalidade com Igan, de quem sempre debocha. No episódio 30 ele conquista a Espada Subterrânea após derrotar o monstro Devildogla, tornando-se assim o Herói do Mundo Subterrâneo.
  • Monstro Elétrico Okelamp: sempre que os monstros do Império Tube eram destruídos pelos Maskman, Okelamp era sempre invocado. Com seu raio tornava os monstros gigantescos. Após isso, dizia "Eu tô cansado".
  • Princesa Ian / Miho: a irmã gêmea de Igan, e alvo da paixão de Kiroz. Foi enviada pelo Império Subterrâneo Tube para espionar a Terra e os humanos, porém Ian se apaixona por Takeo. Acidentalmente conheceu Takeo e desde então se afeiçoou ao mesmo, chegando ao ponto de pará-lo no meio de uma corrida para avisar da ameaça do Império Subterrâneo Tube. Por conta disso foi capturada e criogenicamente congelada como punição pelo monstro Igadogla.

Outros

  • Lola (ep. 9 somente): garota alienígena que conseguiu se comunicar com Takeo com sua aura.
  • Doutor Yamagata (eps. 21 e 22 somente): amigo do Chefe Sugata e designer do Land Galaxy. Veio a falecer enquanto testava o Land Galaxy após ser atingido por um raio.
  • Allabass (ep. 30 somente): é a mãe de Barabass. Após ser salva por Akira, sacrifica sua própria vida para que seu filho derrote o monstro Devildogla.
  • Erika (ep. 33 somente): jovem que acreditava ter sido salva por Kiroz de um monstro subterrâneo e se apaixonou por ele. A farsa foi descoberta ao ser salva por Takeo/Red Mask.

Armas

  • Magnum Laser: as armas dos cinco integrantes com dois modos: arma ou espada.
  • Bomba Projétil (Shot Bomber no original): a primeira bazuca dos Maskman. Foi destruída pelo Crescent Screw de Kiroz no episódio 27.
  • Jato Canhão (Jet Cannon no original): a segunda bazuca dos Maskman.

Veículos

  • Spin Cruiser: carro de Fórmula 1 modificado de Red Mask, agora um buggy.
  • Mask Loaders: as motos dos outros integrantes.

Mecha

  • Great Five: o primeiro robô dos Maskman, formado pela união dos cinco veículos dos Maskman, que são Jato Mask (pilotado por Yellow Mask), Broca Mask (pilotado por Black Mask), Tanque Mask (pilotado por Blue Mask), Helicóptero Mask (pilotado por Pink Mask) e Avião Mask (pilotado por Red Mask). Armado com a espada Luz Fotoelétron, com a qual destrói os monstros de Tube agigantados, além do Gyro Cutters (Giro Cortante na versão brasileira) e a Great Gun (pistola do robô).
  • Turbo Ranger: consiste de uma fortaleza voadora (semelhante a um carro) contendo os cinco componentes do Great Five e também transportando o Land Galaxy em alguns episodios.
  • Land Galaxy: o segundo robô dos Maskman, que se transforma no Galaxy Robô. Construído pelo Doutor Yamagata, falecido amigo do Chefe Sugata. Aparece pela primeira vez no episódio 22 e é o robô utilizado por Maskman na luta final contra Lissaldogla(Sr Zehba).

Curiosidades

  • Maskman foi a primeira série Super Sentai a ter um robô composto de 5 partes e uma segunda bazuca. Além disso, também foi a primeira série a apresentar um sexto membro, o Mask X-1, apesar de aparecer apenas no episódio 39 ("A Aparição de Mask X-1") e era o visual não-aprovado do Red Mask.
  • A atriz Kanako Maeda (Keiko / Momoko / Pink Mask) aparece nos episódios 23 e 24 de Jetman interpretando Kanta.
  • No Brasil a série teve uma repercussão mediana.
  • Na dublagem brasileira da série Takkeo (Red Mask) teve seu nome modificado para Takeo, Haruka (Yellow Mask) virou Sayaka e Momoko (Pink Mask) foi chamada de Keiko.
  • Na França, país aonde fez grande sucesso, Maskman foi chamado de Bioman 2, em uma jogada semelhante feita no Brasil aonde Spielvan foi chamado de Jaspion 2. Além disso alguns personagens tiveram seu nome modificado na dublagem francesa. Takeo virou Michael, Kenta virou Kent, Akira virou Allan, Haruka virou Héléne e Momoko virou Barbara. Os outros personagens tiveram seus nomes originais conservados.
  • Na versão filipina da série também houve mudanças de nomes em vários personagens, desta vez para nomes filipinos. Takeo virou Michael Joe, Kenta virou Leonard, Akira virou Adrian, Haruka virou Eloisa e Momoko virou Mary Rose. Além disso o Chefe Sanjuurou Sugata teve seu nome modificado para Diretor Samuel Sugata.
  • A atriz Mina Assami, intérprete de Igan, participou do episódio 40 de Flashman como Cybelia e após os anos 80 entrou para o cinema pornô japonês.
  • Na série cada herói fazia um gesto motor para desperta o seu poder áurico, estes gestos eram simbolizados pelos Kuji-in, que é um método de meditação oriental que tem por finalidade uma representação filosófica de despertar energias positivas e invocar habilidades e forças de seus praticantes como uma forma da energia ser canalizada, cada personagem tinha uma simbologia com os seus gestos: Takeo / Takeru (Red Mask) tinha como gesto motor Zai, o controle dos elementos da natureza; Kenta (Black Mask) era o Jin, que representa a advinhação de pensamentos e intenções dos outros; Akira (Blue Mask) era o Retsu, que representa o domínio do tempo e do espaço; Sayaka / Haruka (Yellow Mask) fazia o gesto da Tou, que representa a harmonia com o universo; Keiko / Momoko (Pink Mask) era o Sha, que representa a cura de si mesmo.
  • As vestimentas dos Maskman e a pirâmide feita com a mão por um deles são dois detalhes que o seriado tem em comum com a maçonaria.
  • O ator Daigaku Sekine, que aparece no episódio 25, também participou das séries Kyojuu Tokusou Jaspion (como o andróide maligno Zampa) e Winspector (como o andróide R-24).
  • A atriz Machiko Soga, que participou do episódio 30 como a mãe de Barabass, também participou de muitas outras séries do gênero como: Spielvan, Gyaban, Machineman, Power Rangers, Power Rangers Força Mistica, VR Troppers e Sekai Ninja Sen Jiraiya. Veio a falecer em 7 de maio de 2006, vítima de câncer no pâncreas.
  • Por coincidência ou não, após o descobrimento e o uso do Land Galaxy / Galaxy Robô, os Maskman utilizavam em um episódio o Great Five e no outro o Land Galaxy, havendo sempre um revesamento entre eles.
  • Kahuzito Hiroda, interprete do Akira, faria no ano seguinte o papel do Ryu/Yanin Spiker em Jiraya.

Ultraman

Ultraman (ウルトラマン - Urutoraman) é uma série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966. Foi um dos primeiros seriados de super-herói exibidos em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje.

No Brasil foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, o SBT alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão com os telespectadores com o de Hayata dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Com relativo sucesso de audiência, repetiu o impacto da série National Kid, televisionada pela Rede Globo nos anos 60. Em 1996 foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas foi exibida por pouco tempo. Depois em 2000, passou a ser exibido na CNT.


Ao perseguir o monstro Bemlar, um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha acabou se chocando com a nave do oficial Hayata da Patrulha Científica S.I.A. Hayata acabou não agüentando e morreu e para reparar o erro, o misterioso alienínena penetra sua energia vital em Hayata lhe trazendo de volta a vida e lhe entrega uma Capsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça! Sendo Monstro, Alien, Mutante ou Fantasma! E assim Hayata vai limando diversos monstros e outros invasores e sempre mantem sua identidade secreta em sigilo! Em diversar batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans! Aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacar a Terra diversas vezes! E com Zarabu, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população! Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata! Assim se transformando em um falso Ultraman! Depois de tantas, Hayata consegue se libertar se transformando em Ultraman para enfrentar Zarabu num dos episódios mais emocionantes do seriado! Entre essa e muitas batalha se destaque, Hayata consgue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da SIA. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Akiko. Apesar disso, ele sempre tem uma restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal! Por fim, um ser chamado Zeton invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman! Por fim Ultraman é derrotado e morto por Zeton! Com um trabalho uma arma da Patrulha Científica, Zeton é destruído! Do nada surge Zoffy, um outro ser que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78 assim se separando de Hayata (Fato que nunca foi muito bem explicado até hoje, ja que todos sabíamos que era a energia de Ultraman que mantinha Hayata vivo). Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007). No cinema, o velho Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006) e Dai Kessen! Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).

Utensílios

SIA Betól 1 É usado em quase todos os episódios, é o principal meio de transporte da SIA.

Betól 2 É usado em alguns episódios, na maioria das vezes é comandado por Hayata. Ele é menor que o betól original e possui menos armas do que ele.

  • Além desses dois, a diversas aeronaves que aparecem comandadas pela SIA.

Submarino: A SIA tem um submarino próprio quando a missão é em algum lago ou no oceano.

Pistolas: São usadas por todos os membros da SIA, contra algum monstro ou outra criatura.

Spyder: É a principal arma de Arashi, pode disparar tanto laser quanto fogo! ´´E mais poderosa do que as pistolas comuns.

Granadas: Pouco usadas, tem força para derrubar um monstro, dependendo do caso e dependendo do monstro!

Comunicadores: Tem o símbolo da SIA, servem de Walt-Talks.

Spark 8: Arma mais poderosa da SIA, inventada por Ide! Foi a arma udsada para vencer Drako e Gelonimon!

Ultraman São poucos os utensílios de Ultraman, entre eles: Capsula Beta: A capsula que permite a transformação do herói!

Timer Colorido: É o marcador de energia de Ultraman, quando seu tempo começa a se esgotar, ele começa a piscar! Se ele parar de piscar Ultraman morre! Para não morrer, Ultraman sempre tem que voar para carregar suas energias atravéz do Sol! Com isso Ultraman ganha mais um minuto para liqüidar seu adversário!

Os Poderes de Ultraman

Ultraman possui uma variedade de poderes, entre eles:

Spacium Ray O ataque mais famoso de Ultraman, formado pela energia do espectrum (Energia Alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar e Z-ton.

Lamina Ataque poderoso, o qual Ultraman lança uma lâmina capaz de cortar até o aço!

Anéis Usado as vezes em situações de emergência. É um ataque poderoso, se não mais até do que o Spacium Ray!

  • Além desses, Ultraman também tem um ataque pouco conhecido o qual ele junta as mãos lançando uma pequena rajada.

Outros Poderes Ultraman tem uma técnica capaz de lançar água em ocasioes de emergência.

Ultraman tem na vista um tipo de um farol detector, capaz de encontrar qualquer objeto camuflado.

Ultraman tem força superior ao aço, e é considerado de toda a linagem dos Ultras o Ultraman com maior força física!

Ultraman pode voar, e alem disso, tem nos pes um efeito anti-gravitacional, o qual o faz em algumas lutas o poder de desviar de alguns ataques. Assim levantando somente poucos metros do chão.

Ultraman tem um poder fantástico, mas pouco usado que é capaz de se teletransportar de uma distância muito grande em questão de um ou dois segundos! Ultraman o usa para se locomover de um planeta para outro! Talvez esse poder possa ir até mais além dependendo da situação podendo se teletransportar de uma galáxia para outra! *O detalhe é que isso encurta bruscamente o tempo do Timer! Assim redusindo o tempo em que Hayata pode ficar transformado em Ultraman!

Ultraman pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal.

Personagens

Hayata/Ultraman: É o segundo em comando da equipe, guarda seu segredo a sete chaves, aparentemente não tem medo de nada! tem váreos humores. Nada se sabe sobre sua vida pessoal.

Capitão Muramatsu: É o Capitão da S.I.A, o grande líder! É um homem sério e tem o respeito de todos!

Arashi: É o homem forte da equipe, ele é astuto e sabe manipular qualquer tipo de arma! As vezes é meio teimoso e aparentemente é o melhor amigo de Hayata (entre os agentes da S.I.A).

Ide: É o cientista da equipe, é sempre brincalhão medroso, bem humorado e um tanto atrapalhado!

Aquiko: É a auxiliar do Capitão Muramatso, sempre está presente e algumas vezes toma a iniciativa da equipe!

Principais Vilões da Série

Bemlar - Inimigo que enfrenta Ultraman no primeiro capítulo, fugiu de ser executado e se refugiou na Terra.

Baltans - Aliens vindos de um planeta que foi destruído, queriam imigrar para a Terra e quando viram que seria impossível a população deles viverem aqui pelo seu tamanho resolveram invadir a Terra a força!.Apareceram diversas vezes e se destacam pelo seu poder que é muito superior a maioria dos montros e guerreiros que aparecem no seriado. Por isso tinham que ser rapidamente liqüidados por Ultraman.

Red King - Monstro habitante da Terra dos montros, enfrentou Ultraman duas vezes! Apesar da sua postura, não dava muito trabalho para Ultraman.

Zarabu - Alien que se dizia ancestral da nossa espécie e por isso superior! Seus planos eram de desdenhar Ultraman e colocá-lo contra os habitantes da Terra! Tinha o poder de hipnotizar os Terráqueos!

Gomora - Um dos monstros mais poderosos do seriado! Sua principal arma era sua calda a qual tinha um ataque fatal! Tão poderoso que era chamado de príncipe dos monstros! Foi um dos monstros que por muito pouco não derrotou Ultraman.

Mephilas - Alien vindo de uma galáxia distante, seus planos eram o de trocar seu planeta natal pela Terra, pois o planeta já não suportava mais sua população. Como os terráqueos não quiseram efetuar a troca, ele libertou três monstros para ameaçar a Terra e fazer a vontade de seu povo a força. O confronto de Ultraman e Mephilas deu empate e o Alien prometeu voltar.

Gelonimon - O Rei dos Monstros, tinha o plano de ressucitar diversos montros para causar um ataque surpresa a Terra! Tinha o poder de controlar o vento e com penas que serviam como dardos certeiros!

Zeton (ou Z-Ton) - Foi o guerreiro do ultimo capítulo, foi treinado para destruir Ultraman! Feito que conseguiu fazer, foi destruído pela Patrulha Científica.

O Regresso de Ultraman


O Regresso de Ultraman (帰ってきたウルトラマン Kaettekita Urutoraman?) é uma série de televisão japonesa pertencente à franquia Ultraman de séries de Tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela Tokyo Broadcasting System, estreando no dia 21 Abril de 1971 e encerrando no dia 17 Março de 1972, com um total de 51 episódios. O seriado teve a participação do ator Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu da Patrulha Científica ou S.I.A. nos episódios: 13 e 14. Ultraman Jack teria a presença dos seus irmãos: Ultraseven em 18 e 38 e do primeiro Ultraman em 38 e 51 (em sonho alertando o seu irmão).

Posteriormente, o herói da série (que até então era chamado apenas de Ultraman) foi rebatizado como Ultraman Jack, para evitar confusões com o primeiro Ultraman.



A Série estreou na TV Tupi em 1974, durante o programa do capitão aza. Em 1976, passaria a ser exibida, diariamente, ao meio dia, saindo do ar após 1 ano e meio, quando deu espaço ao seriado Mundo animal. Voltaria ao ar pela TV Record em 1979. Já nos anos 80, foi exibida pelo SBT, alternando horário com Ultraman de Hayata dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Em 1986, a série passou a ser exibida no programa do TV Poww. Naquele mesmo ano, mudaria de lugar: era exibida no carrosel de desenhos do SBT, como tapa buracos, às 19h. Em 1987, fez parte das atrações do programa Oradukapeta. Sua última exibição foi muito curta:outubro de 1987, no programa do Bozo, quando deu lugar ao seriado Spectreman, nas tardes do SBT. Todos episódios foram exibidos aqui, ao contrário do quê espalham por ai. No SBT, o episódio seis era raramente exibido. Por outra curiosidade, vários episódios eram exibidos fora de ordem, o quê causava uma dúvida na cabeça da criançada, quê via o capitão Kato em um dia e o Ibuki no outro, sendo que há a troca de capitães no episódio vinte e dois.

Ultraman Tiga


Ultraman Tiga (ウルトラマンティガ ou Urutoraman Tiga em japonês) é uma série de TV japonesa e a 12a. na Série Ultra. Produzido pela Tsuburaya Productions, Ultraman Tiga foi ao ar entre 7 de setembro de 1996 e 30 de Agosto de 1997, num total de 52 episódios e 3 filmes (sendo que um foi uma participação especial e outro, Legend of the Spark Lens, feito especialmente para o mercado consumidor chinês de Hong Kong, em homenagem à tradição sino-japonesa do Ultraman).

Depois de um hiato de mais de 15 anos na franquia, a ação de Ultraman Tiga transcorre num universo diferente das séries anteriores e com um visual e colorido atualizados. Tiga é o primeiro Ultraman com modos de combate múltiplos e cores não-avermelhadas.


Uchuu Keiji Gyaban

Uchuu Keiji Gyaban (宇宙刑事ギャバン Space Deputy Gyaban - Policial do Espaço Gavan) foi a primeira série de tokusatsu do gênero Metal Hero, produzida pela Toei Company de 5 de Março de 1982 a 25 de Março de 1983. A série faz parte da trilogia dos Policiais do Espaço, que vai até Shaider (1984). No Brasil, a série foi exibida na Rede Globo com o título de Space Cop e mais tarde passou a ser transmitida na TV Gazeta, no programa Gazetinha.



A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Retsu Ichijoji para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.

Aliados

  1. Gyaban (宇宙刑事ギャバン)- herói da série, combate a Makuu e quando está trablhando no Clube de Equitação Avalon, usa o nome de Takeshi Ichijoji (Ichijoji Retsu 一汝寺 烈), no final da série é promovido ao cargo de capitão.
  2. Kojiro - todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  3. Comandante Kom - nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
  4. Mareen - secretária de Kom.
  5. Mimi - filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban.

Organização Criminosa Makuu

É uma organização de criminosos com obejtivo de expor a desordem no planeta. Sua fortaleza é o Castelo Makuu (魔空城 ), localizado no Espaço Makuu. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades criminosas e guerrísticas de seus integrantes.

  1. Don Holer (ドンホラー)- Vilão principal da série, e líder da Organizaçao Criminosa Makuu.
  2. Caçador Malígno (Hunter Killer no original) (ハンターキラー) - Braço direito de Don Holer. Ele traiu a Polícia Galáctica quando investigava o Grupo Makuu junto com o pai de Gyaban, Boiser. Aliando-se assim, ao Makuu, que mais tarde, após uma traição no plano de destruir Gyaban, foi punido por Don Holer sendo jogado ao espaço onde morreria tempos depois. Alguns capítulos, mudaram o nome para Matador Implacável.
  3. Sandorba (サンドルバ )(Cap 30 - 44) - Filho de Don Holer, aparece no episódio 30. Impiedoso e muito cruel, ele é junto com a bruxa Kiba, a quem considera mãe, deram muito trabalho a Gyaban.
  4. Bruxa Kiba (魔女キバ) (Cap. 30 - 44) - Mãe de Sandorba, sempre o ajudando em seus planos, como também arquiteta diversas estratégias para acabar com Gyaban, mesmo que tenha que passar Don Holer para trás.

Veículos

  • Dolgiran (超次元高速機ドルギラン) - a nave de Gyaban. Possui um comando que ao ser acionado por Gyaban quando este fala: "Preciso de sua ajuda Dolu", a parte inferior desprende-se formando a fera eletrônica Dolu (電子星獣ドル ).
  • Cybarian (サイバリアン )- a moto de Gyaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu.

Arma: Saibarian Raios duplos.

  • Gavion (gabion専用戦車ギャビオン) - o tanque de Gyaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca (Skupper no original).

Armas: "Gavion disparar laser" e "Gavion lançar foguetes".

  • Super broca (Skupper スクーパー) - um veículo que tem uma imensa broca, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Gavion.

Armas: "Broca ativar laser."

Armas e ataques

  • Ataque frontal, soco de impacto, soco super-potente (Super Punch no original).
  • Super chute (Spiral Kick)- chute especial potente utilizado por Gyaban.
  • Raios seccionados (Laser Z Beam)- A arma de Gyaban disparada diretamente de sua mão, sem nenhum auxílio de pistola ou coisa parecida.
  • Visor laser (Laser Vision) - Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.
  • Escudo laser (Laser Shield) - Pouco utilizado por Gyaban, serve para se proteger de ataques inesperados.
  • Espada Laser (Laser Blade) - a espada de Gyaban, com a qual desfere o Dinâmico Gyaban, traduzido para "Gyaban Vencerá!" (Gyaban Dynamic) que derrota os monstros da Makuu. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe um cenário negro, acompanhado de vários raios, erguendo e desferindo um golpe luminoso em formato vertical, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.

Curiosidades

  • Gyaban foi a precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
  • Por algum motivo desconhecido, a atriz Wakiko Kanô, que interpreta Mimi, saiu da série no episódio 30, retornando somente no 42. Na sua ausência, Marin tomou seu lugar como assistente de Retsu / Gyaban.
  • O termo "Espaço Makuu", referente ao espaço controlado pela organização, no qual as investidas são mais violentas, esteve sempre presente na série. Porém, no Brasil, o termo só foi usado no episódio 35, e novamente no episódio 40 ao 44 (final da série).
  • Na França, Gyaban foi chamado de X-OR.

Uchuu Keiji Sharivan

Uchuu Keiji Shariban (宇宙刑事シャリバン Space Sheriff Sharivan - Detetive Espacial Sharivan) é a segunda série da trilogia dos Uchuu Keiji (Detetives Espaciais ou Policiais do Espaço), produzida em 1983 pela Toei Company e sucedendo Gavan. Totalizando ao todo 51 episódios, foi exibido aqui no Brasil pela Rede Bandeirantes a partir do dia 8 de outubro de 1990 até 21 de dezembro de 1990. Posteriormente foi exibido na Rede Record em 1993 e posteriormente TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança, com Mariane.



Den Iga passa a ocupar o posto de Detetive Espacial na Terra, enquanto que seu antecessor Gyaban é promovido para capitão. Desta vez a ameaça é a Sociedade Secreta MAD (Maddou no Original), liderada por Maoh Saiki (Maoh Psycho).

Personagens

Den Iga / Sharivan - o protagonista da série. Nativo da Ilha Iga, aonde trabalhava como patrulheiro florestal. Ajudou seu antecessor (Gyaban) em sua luta contra a sociedade Makuu, aonde recebeu um ferimento mortal. Então Gyaban o enviou para a Estrela Bird. Graças à ciência da Estrela Bird, Den Iga se recupera e recebe um treinamento especial, tornando assim um Detetive Espacial, sucedendo Gyaban. Na Terra passa a combater a Sociedade Secreta Mad. Transforma-se ao dizer "Raio Solar" (Sekisha no original).

Aliados

  • Lili - a ajudante de Sharivan. Nativa da estrela Bird.
  • Capitão Gyaban - após derrotar Makuu, é promovido ao cargo de capitão. Luta junto com Sharivan contra a organização Mad.
  • Kojiro - todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série.
  • Comandante Kom - nativo da estrela Bird, é o Comandante da União da Polícia Galática.
  • Mareen - secretária de Kom.
  • Mimi - filha do Comandante Kom e parceira de Gyaban.

Descendentes de Iga

  • The Organizers (eps. 27 e 50) - grupo de Resistência Anti-Mad. É representado por Moore, Keith e Rita.
  • Santo Protetor (eps. 34, 47 e 51) - o Deus Protetor dos Igas. Para Sharivan entregou a Espada Santificada, e no episódio final da série ajudou Sharivan e Gyaban com a volta do Cristal Iga.
  • Jii / Masked Monster (ep. 19) - o velho chefe da Ilha Iga. Tem consigo o mapa com a localização do Cristal Iga, o qual protege sob o disfarce do Masked Monster.
  • Garotas da Ilha Iga (eps. 19, 20, 31 e 49 a 51) - colegiais que usam roupas de marinheira, são as protetoras do Cristal Iga, um sol artificial de 2000 anos de idade, oculto na Ilha Iga. Lideradas por Miyuki.
  • Willy Bell (ep. 36) - é o irmão mais novo de Helen Bell. Em uma viagem espacial teve seus pais assassinados por Mad. No final é morto pelo General Gailer.
  • Helen Bell (eps. 36, 38, 39 e 42) - irmã mais velha de Willy Bell. Morreu vítima de um plano nefasto de Mad. Após isso Sharivan jurou vingar sua morte.

Sociedade Secreta MAD

É uma organização de criminosos psíquicos. Sua fortaleza é o Castelo da Alucinação (幻夢城 ), localizado no Mundo da Alucinação. Desejam conquistar o Universo inteiro espalhando o caos através das habilidades psiônicas de seus integrantes.

  • Maoh Saiki (Maoh Psycho) - vilão principal da série e líder de MAD.
  • Doutora Porter - estrategista, é a criadora dos monstros de MAD.
  • General Gailer - comandante de campo de MAD.
  • Miss Akuma 1 e 2 - gêmeas boas em disfarces, auxiliam MAD a realizar seus planos maléficos. São as espiãs de Porter. Akuma 1 veste traje preto e Akuma 2 veste traje vermelho.
  • Leider (eps. 34 a 50) - aparece pela primeira vez no episódio 34. É um místico que almeja tomar para si o controle da Sociedade Secreta MAD.
  • Grande Rei Gamagon - vindo do futuro, é uma enorme cabeça de sapo.

Outros

  • Kumiko (ep. 3) - filha de um cientista escravizado por MAD para a construção de uma arma de destruição em massa. Quando Sharivan consegue salvar seu pai, é seqüestrada por MAD e salva também pelo herói.
  • Tsutomo (ep. 4) - garoto de raciocínio limitado que é vítima do plano MY-COM de MAD, que consistia em um sistema de estudos usando computadores capaz de tornar crianças comuns e supostos gênios ao prever o resultado dos futuros exames escolares. É salvo por Sharivan ao ser usado como chamariz para uma cilada preparada para o herói no ambiente hi-tech chamado "House".
  • Tokio (ep. 5) - jovem que foi transformado em agente espião de MAD ao lado de outros jovens na mesma situação. Acaba sendo forçado a matar sua própria namorada, Yoko, e ao resistir é morto pelo monstro Sound Beast. Foi interpretado pelo ator Shouhei Hinoshita, que viveu Naoto Tamura, o Jiban da série Policial de Aço Jiban em 1989.
  • Satiko Osawa (ep. 7) - jovem possuída pelo monstro Double Beast e que manifesta uma dupla personalidade por sua influência. É salva por Sharivan.
  • Goichi Mizoguchi (ep. 8) - garoto ecologista inconformado com a poluição do rio dos salmões. Seu sonho, assim como o de seu pai (que morrera de acidente de trânsito), era proteger o rio para que os salmões pudessem voltar a nadar livremente. Sua mãe trabalhava num supermercado.
  • Brasas Benguel (Bengel Brothers, ep. 11) - piratas mercenários espaciais que vieram dos confins do universo planejando tomar o controle de MAD. Após serem torturados por Maoh Psycho, são transformados em ciborgues comandados por MAD e suas informações sobre os golpes de Sharivan são utilizadas para criar o monstro maligno Shouri Beast.
  • Professor Komura (ep. 12) - renomado astrofísico conhecido mundialmente por ter recebido um Prêmio Nobel de Física, pai de Akiko, é alvo da chamada "Operação Meu Amigo" de MAD, que falsamente difundia a amizade entre os povos das galáxias e os seres humanos.
  • Arai (ep. 13) - boxeador que perdeu sua mãe ainda pequeno e por conta disso queria construir um hospital. No entanto acaba sendo manipulado por MAD até que Sharivan o salva.
  • Denichiro Iga (primeira aparição: ep. 13) - pai de Sharivan, botânico descendente do planeta Iga. Morreu quando Den Iga era criança após defender seus semelhantes do ataque de um urso com as próprias mãos.
  • Senhora Gin (ep. 14) - a última descendente da monarquia Demimoz, era uma velha senhora, já viúva, que vivia sozinha numa imensa mansão. Nesta mansão estava escondida um imenso tesouro que atraiu a atenção de MAD.
  • Sayoko Hayashida (ep. 16) - cantora de sucesso que, antes de sua última semana de vida, perdeu sua voz por conta de uma doença e se suicidou enquanto estava na praia junto com a sua irmã Akiko. No entanto MAD a ressucitou através de uma cirurgia e ainda fez sua voz voltar ao normal. MAD utilizou-a em um plano diabólico em que fez os jovens ficarem muito agressivos através de sua música.
  • Jun Hanai (ep. 22) - tenista promissora que chegou a participar do torneio de Winbledon, manipulada pela influência maligna de Shinigami Beast. É induzida a cometer suicídio como parte de um plano de MAD para acabar com várias pessoas famosas (dentre elas a campeã de natação Yumi Yabuki e o renomado escritor Ichiro Omura), pois com isso várias pessoas seguiriam seus exemplos e também fariam o mesmo. É salva por Sharivan.
  • Senhor Gohara (ep. 25) - bem-sucedido empresário vítima de um plano de MAD de extorsão por meio de dívidas contraídas com jogos. Seus filhos e mulher são seqüestrados e cabe a Sharivan resgatá-los.

Veículos

  • Grand Bus (Grand Birth) - a nave de Sharivan. Tem dois módulos: uma nave de batalha e uma forma humanóide, da qual pode disparar o "Canhão Plasma" (Plasm Cannon).
    Armas: Missil Grand Bus, Laser Grand Bus, Canhão Plasma e Canhão Plasma-Tipo 2 (Jato Plasma).
  • Moto Sharian - a moto de Sharivan, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Mundo da Alucinação de Mad.
    Armas: Laser Sharian e Moto Foguete Sharian.
  • Tanque Sharinger - o tanque de Sharivan. Em seu interior fica armazenado o veículo Mogriran.
    Armas: Laser Sharinger e Foguete Sharinger.
  • Mogriran - um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger.
    Armas: Projétil Mogriran.

Armas e ataques

  • Chute Sharivan (Shariban Kick) - chute especial utilizado por Sharivan.
  • Campo de Observação - radar que pode detectar objetos invisíveis, que se localiza no visor da armadura.
  • Tiro Relâmpago (Crime Buster) - a arma-laser de Sharivan cujo raio laser pode se dividir em várias funções: Tiro Mortal, Tiro Dissolvente, Tiro Choque e Tiro Destruidor. Além disso, o Tiro Relâmpago pode ser usado para salvar vidas, convertendo-a numa seringa para transfusão de sangue.
  • Espada Laser (Laser Blade) - a espada de Sharivan, com a qual desfere o "Choque Fatal Sharivan" (Shariban Crash) que derrota os monstros de MAD. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe sua silhueta negra, em frente a uma enorme imagem dourada do sol, erguendo e desferindo um golpe luminoso, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.

Curiosidades

  • Na época em que a série começou a ser produzido, o ator Hiroshi Watari tinha apenas 19 anos.
  • Mitsuo Andô, o ator que interpretou Leider na série, infelizmente faleceu em 1997. Era primo do ator Kenji Ushio, o Doutor Q de Bicrossers, que faleceu um ano depois, em 1998. Ainda falando sobre Kenji Ushio, ele interpretou a forma humana do monstro Sound Beast no episódio 5 de Sharivan e participou de alguns episódios de Gyaban.
  • Em Gyaban, o personagem Kojiro fez muito sucesso no Japão e por conta disso voltou em Sharivan.
  • Hitomi Yoshioka (Dra. Porter) fez uma participação no episódio 28 de Gyaban como a bruxa assasina Mônica.
  • Muitos sites afirmam erroneamente que o ator intérprete do General Gailer é Ken Nishida. Na verdade, Ken Nishida interpretou Sandorba, o filho de Don Holar em Gyaban. O ator que interpretou Gailer chama-se Satoshi Kurihara, e fez uma participação em Jiban no episódio 2, como o Inspetor Ikeda, em Jaspion no episódio 19 onde ele era rival do Zamurai nos tempos antigos, em Spielvan como o comandante da nave do Planeta Clean no 2º episódio e no movie Kamen Rider J como o vilão Principe Agito.
  • A série teve um grande sucesso no Japão fazendo com que a Toei fizesse um seriado parecido ou melhor que Sharivan, no ano seguinte fez uma série sendo a continuação dos policiais do espaço Shaider.

Uchuu Keiji Shaider

Uchuu Keiji Shaider (宇宙刑事シャイダー Space Cop Sheider - Policial do Espaço Sheider) é a terceira série de tokusatsu do gênero Metal Hero, sucedendo Sharivan e antecendo Jaspion. Foi exibida entre 2 de março de 1984 e 1º de março de 1985 e produzida pela Toei Company. É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço. No Brasil, Shaider foi exibido pela Rede Globo e pela TV Gazeta no programa Gazetinha.


* Shaider (宇宙刑事シャイダー)

Herói da série, combate a Organização Mágica Fuuma e quando está em meio as pessoas, usa o nome de Dai Sawamura (沢村 大). No final da série, ele e Annie ficam na Terra.

* Policial do Espaço Annie (アニー)

Nativa do Planeta Mount, onde este foi destruído por Fuuma, ela jura vingança e quer a qualquer custo lutar contra Fuuma. Parceira de Shaider, é muito forte e boa em tiro. Sempre munido com sua pistola laser, está pronta a judar Shaider nas dificuldades. No capítulo 41, mostra-se ciumenta e é revelado a paixão dela por Shaider.

* Kojiro

Todo atrapalhado e azarado, é o personagem cômico da série. Desta vez, ele é proprietário de uma loja de animais.

* Comandante Kom

Nativo da estrela Bird, torna-se presidente da União da Polícia Galática.

* Marin

Secretária de Kom.

* Yoko

Batalhadora, trabalha meio expediente na loja de animais de Kojiro, estuda e mostra ter uma queda por Dai.

Império Mágico Fuuma

É uma organização mágica com planos mirabolantes objetivando expor a desordem no planeta e na galáxia. Sua fortaleza é o Palácio Divino Mágico (不思議宮殿), localizado no Tempo Espacial Mágico. Desejam conquistar o Planeta inteiro espalhando o caos através das habilidades mágicas e com o mínimo de violência possível, o que em toda série, é inevitável.

1. Grande Imperador Kubilai (大帝王クビライ)

Vilão principal da série, e líder do Império Mágico Fuuma, bem como, toda a organização.

  2. Sacerdotisa Paú (Pó no original) (神官ポー)

Braço direito de Kubilai. Sempre astuta arma planos mágicos para Fuuma para expor a desordem no Planeta, não gosta de lutar. Para ela, a conquista não se deve usar violência. Torna-se bela através da essência de Kubilai, porém sua verdadeira forma é um montro feio. No final da série, ela fica vagando o Tempo Espacial Mágico com os monstros raros de Fuuma.

  3. Comandante Hesler (へスラー指揮官)

Estrategista e violento, prefere usar de violência para conquistar a Terra. Comanda os soldados e as filhas da guerra, bem como, os monstros utilizados para tentar derrotar Shiader. Morre em combate contra Shaider. Mata seu próprio irmão no capítulo 28 por achar que poderia tomar seu poder de comando, o que era verdade.

  4. Quinteto Kunoichi (くの一・五人衆)

Formado pelas: Garota 1 (primeira no comando), garota 2, garota 3, garota 4 e garota 5, participam de muitos planos de Fuuma, porém são menos comabativas. Com a exceção de Garota 1 que trava uma luta contra Shaider se tornando um andróide, e depois, em forma de fantasmas, assombra Annie na nave Babiros, quando esta é morta definitivamente. Garota 2 morre em uma tentativa frustrada de matar Shaider, por fim as outras se transformam em borboletar alienígenas doando seu poder ao Kubilai no final da série.

 5. Soldados Guerreiros Miracler (戦闘員ミラクラー)

São os soldados que servem de aquecimento para Shaider antes de travarem a verdadeira luta. São peritos em disfarce.

 6. Monstros raros

Formados por crioaturas mágicas do próprio Tempo Espacial Mágico, são pouquíssimos utilizados. São eles:

Animal Raro Nossori - (珍獣ノッソリ)
Animal Raro Jarda (Yarda no original)-(珍獣ヤーダ)
Melodia rara de Shinjin - (歌うたいのシンギン)
Primeiro Olho de Aiida - (一つ目のアイーダ)
Estômago faminto de Garki (腹ペコのガーキ)
Busto de Monk - (上半身のモンク)

Este último, não faz nada a série inteira a não ser, balançar os braços e não sair da parede.

7. Animal Mágico

Monstros criados por Kubilai para combater Shaider.

Veículos

* Babiros (超次元戦闘母艦バビロス)

Nave principal de Shaider. Tem dois módulos: A transformação dela em uma gigante pistola quando Shaider ativa o comando: " Formação de tiro" e ativando o Grande Magnum (Big Magnum) e uma forma robótica, da qual pode disparar o "Missil Babiros" e "Babiros disparar lasers".

* Shaian (超次元戦車シャイアン)

O veículo de combate de Shaider. Pode-se dividir em dois veículos: Nave Shaian e Solda Shaian.

* Nave Shaian (Sky Shaian no original) (スカイシャイアン)

Parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas, "o disparo shaian". Muito pilotada por Annie.

* Solda Shaian (Battle Shaian no original) (バトルシャイアン)

O tanque de Shaider, armado com mísseis, possui uma perfuradeira na parte superior do veículo. Arma: Missel Shaian. Muito pilotado por Shaider.

* Skyjet Shaider (Blue Hawk no original) (超次元マシン ブルホーク)

A moto de Shaider onde além de combater, serve para levá-lo em segurança até o Tempo Espacial Mágico de Fuuma. Possui dois canhões laser. Arma: "Disparar Raios".

Armas e Ataques

* Golpe Shaider (Shaider punch ou Shaider kick no original)

São golpes especiais extremamente fortes utilizados por Shaider.

* Pistola de Raio e Vídeo (Video Beam Gun no original)(ビデオビームガン)

A arma-laser de Shaider. Utilizada para disparar contra os inimigos, como também, funciona feito um scanner para rastrear os inimigos e assim destruí-los. Serve também como revitalizador.

* Espada Multi-laser (Laser Blade no original)

A espada de Shaider, com a qual desfere o "Relâmpago Azul Shaider" (Shaider Blue Flash no original) que derrota os monstros de Fuuma. A execução do golpe é acompanhada de uma cena em que exibe Shaider em meio a um campo negro com diversos raios como em Gyaban, erguendo e desferindo um golpe luminoso em horizontal, além de uma música especial (BGM) chamada Ijgen Dai-Kessen.

* Shaiderscópio (Shaiderscop no original)

Serve para encontrar inimigos camuflados em pleno combate, ou para descobrir alguma base secreta, quando necessário.

* Comunicador Shaider (スーパーシャイダーホーン) (Super Shaider Horn no original)

Comunicador de patrulha utilizado entre Shaider e Annie.

Shaider foi adaptado pela produtora norte-americana Saban Entertainment na série VR Troopers, juntamete com Metalder e Spielvan.

O personagem Shikanpoo teve seu nome e voz mudados na versão brasileira, sendo, no japão interpretado por um homem, talvez o primeiro personagem andrógino em um tokusatsu.

Sabanização

Em VR Troopers Shaider foi utilizado na 2ª e última temporada da série, substituíndo Metalder. Nessa temporada Ryan Steel passou a usar a armadura de Shaider. Como não poderia deixar de ser vilões da série foram aproveitados em Troopers. A começar por Kubilai, que virou Oraclon. E não para por ai Kubilai aparece no cenário de Grimlord andando nas paredes do mesmo. Além dele, Hespler virou Doomaster, a Sacerdotisa Paú virou Despera (e colocaram Desponda, que no original é a Rainha Pandora em Spielvan, como sua irmã), dentre outras alterações.

Jaspion


O Fantástico Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン Kyojuu Tokusou Juspion em japonês) é uma série de TV de tokusatsu do gênero dos Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986. Foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. No Brasil, foi televisada a pela Rede Manchete a partir de 1988.

No Brasil a série tinha o título de "O Fantástico Jaspion", mas o titulo original era Kyojuu Tokusou Juspion. Juspion é a junção da expressão inglesa Justice Champion que significa "Campeão da Justiça". Kyojuu significa monstro gigante, enquanto Tokusou é a abreviação de tokubetsu sousa (investigação especial). Portanto, a tradução seria algo como Campeão da Justiça Investigador de Monstros Gigantes ou Investigador de Monstros Gigantes Jaspion.

Jaspion, junto com Changeman, abriu as portas do mercado brasileiro para diversos seriados do mesmo estilo continuando o impacto iniciado com National Kid nos anos 60 e Ultraman e Ultraseven nos anos 70 e 80. Toda criança daquela época queria uma fantasia dos seus heróis favoritos ou os brinquedos (bonecos, jogos de tabuleiro, cadernos) ligados ao seriado naquela época. No que muitos considerariam uma astuta jogada de "marketing", a TV Manchete exibia Jaspion aproximadamente às 18h30 - justamente o horário em que as crianças saíam das escolas, uma garantia de audiência.

Também conhecida foi a estratégia da Manchete de retardar ao máximo possível a exibição dos dois últimos episódios da série, possivelmente para garantir o comparecimento da audiência ao menos por alguns minutos por dia, para a "contagem" dos capítulos. É possível obter o depoimento de qualquer seguidor fiel dos seriados japoneses a respeito de sua frustração quando, no dia seguinte à exibição do episódio 44 ("Retorno Satânico"), o seguinte ("Sou o Filho de Satan Goss") não era veiculado. A estratégia continuou até meados de 1991, quando o capítulo final foi enfim liberado. Depois do sucesso que o seriado fez no Brasil, a moda foi se esgotando e os seriados trocando de emissora. Jaspion e Changeman voltaram a televisão na Rede Record em 1994 e Gazeta em 1996 foi o último suspiro para depois nunca mais serem exibidos.

Jaspion foi e continua sendo um ícone de toda uma geração e, em termos de números é sem dúvidas a série tokusatsu com maior sucesso e com o maior número de fãs fora do Japão que existe no planeta. Um deles, nascido na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, mas aturalmente morando nos Estados Unidos, possue uma das maiores e mais completas coleções particulares de toys (Brinquedos) e outros produtos originais Japoneses de Jaspion no mundo. Jaspion deixou fãs fiéis e apaixonados que sem dúvidas sonham um dia com uma visita dele Hikaru Kurosaki ao Brasil.



A saga de Jaspion se inicia quando o sábio Edin (Edgin, na versão original japonesa) encontra o garoto entre os destroços de uma nave na qual seus pais morreram juntos por causa de um acidente. Edin cria Jaspion por vários anos sabendo que este seria o guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.

Jaspion, já na adolescência, compreende o seu destino e aceita de Edin as armas e a andróide Anri que seu mentor construiu para esse confronto contra Satan Goss. Ele seria encarregado de encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o Planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Entre as suas armas estava a armadura Metaltex, que aparecia a um comando mental seu, e a nave Daileon, que também se transformava em um enorme robô gigante.

Em seus vários combates, Jaspion e Anri fizeram vários aliados, como a pequena alienígena Miya, o agente da polícia espacial Boomerman (Boomerang, no original) e o professor Nambara.

Num dia, Jaspion monitorava o planeta Terra e um feixe de luz quase o cega. Edin diz que aquilo era o sinal que estava presente na Bíblia Galáctica, e que ele é o guerreiro escolhido para juntar cinco crianças e um bebê que farão surgir o Pássaro Dourado, capaz de derrotar Satan Goss. Jaspion aceita a nova missão e vai em busca das crianças.

A luta chega ao seu auge quando Jaspion enfrenta MacGaren (Mad Galant, no original), filho de Satan Goss, de igual para igual. Jaspion liquida MacGaren com um ataque certeiro com sua Cosmic Laser. MacGaren chama pelo seu pai antes de morrer, o que deixa Satan Goss furioso com Jaspion e pronto para a luta final.

A luta se torna intensa, mas Edin se sacrifica ao tentar segurar Satan Goss para que Jaspion juntasse o bebê e as cinco crianças irradiadas pela luz. Jaspion sabia que ainda não tinha encontrado o bebê e tenta se vingar da morte de seu mentor numa luta decisiva dentro de Daileon contra Satan Goss. Durante a luta o Pássaro Dourado aparece e se torna uma espada gigante para ser usada por Daileon. Eles continuam a lutar mas, quando Daileon tenta executar o movimento que Jaspion usa para acabar com seus inimigos, o golpe Daileon Cosmic Laser, Satan Goss se esquiva e Daileon não consegue acabar com a luta.

Um enorme terremoto surge e o chão se divide em dois, de onde sai um ovo que emana a luz dourada que dá à espada de Daileon a força suficiente para derrotar Satan Goss. Satan Goss fica paralisado pela luz irradiada pelo ovo dourado, possibilitando assim que Daileon acerte o golpe final Daileon Cosmic Laser. A vitória é conseguida com muito custo e Jaspion vê que dentro do ovo estava um bebê. Ele e Anri decidem cuidar da criança, assim como Edin fez com ele.



Personagens

Centrais

  • Jaspion (original: Juspion) - o protagonista da série. Teve seus pais mortos e desde então foi criado e treinado pelo profeta e cientista galáctico Edin para enfrentar o terrível Satan Goss.
  • Anri - andróide construída por Edin, acompanha Jaspion em suas missões. Quando conhece Boomerman tem uma leve queda por ele, despertando seus sentimentos como um humano sendo uma andróide quase perfeita. Ajudou muito Jaspion durante sua jornada, e sendo uma máquina ela possui a vantagem de ser imune a qualquer tipo de poder maligno (como as bruxarias de Kilza e Kilmaza).
  • Edin (original: Edgin) - eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis. Leu na Bíblia Galáctica sobre a chocante profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado. Ele, além de figura paterna, também é guia e mentor espiritual do herói. Edin morre ao final da série, sacrificando sua própria vida enfrentando sozinho Satan Goss a fim de ganhar tempo para Jaspion encontrar o "bebê irradiado pelo Pássaro Dourado".
  • Miya - bebê alienígena de aparência similar aos Teletubbies, nascida no planeta florestal Beezee. Salva por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais, desde então acompanha-os em suas missões. Pouco fala a língua humana, limitando-se a quase somente dizer frases monossilábicas ou seu próprio nome. É muito inteligente, servindo de cozinheira e "ajudante doméstica" para os heróis.

Aliados

  • Boomerman (original: Boomerang) - teve o irmão assassinado por MacGaren e desde então quer vingar sua morte. Adquire ao longo da série um ataque ("Cross Cutter") em que une os dois bumerangues (daí seu nome) em uma cruz e se tornam mais afiados chegando a cortar até mesmo aço.
  • Kerly e Hanna (ep. 18) - os pais biológicos de Jaspion. Kerly era o guarda-florestal e Hanna era a zoóloga que zelava pela saúde dos animais nos planetas da galáxia (Ginga). Foram atacados por Zampa e, numa aterrisagem de emergência, sofreram uma queda com sua nave e morreram logo depois. Jaspion foi o único sobrevivente.
  • Professor Ken-ichiro Nambara - fotógrafo viúvo que começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre um Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren, que ordena contra eles uma caçada sobre-humana por seu grupo. Desde então passa a colaborar com Jaspion de maneiras diversas.
    • Kanoko Nambara (original: Konoko) - filha mais velha de Nambara e a primeira das "cinco crianças irradiadas pelo Pássaro Dourado" a ser encontrada.
    • Kenta Namabra (original: Keita) - filho mais novo de Nambara, ele desenvolve grande amizade para com Miya.
  • Kumiko - a segunda "criança irradiada" encontrada, ela e sua mãe grávida foram usadas como isca por Kilza no episódio 36 para atrair Jaspion para uma cilada traiçoeira.
  • Daisuke (original: Daisaku) - a terceira "criança irradiada" encontrada. Era um garoto valente, motivado a vencer a maratona em que competia visando ser beijado pela garota por quem estava apaixonado.
  • Hiroshi - a quarta "criança irradiada" encontrada. Desenvolveu uma amizade especial para com o alienígena telepático Pep.
  • Mika - a última das 5 "crianças irradiadas" a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.
  • Tarzan Galáctico (original: Ginga No Taazan) - o "bebê irradiado" encontrado acidentalmente durante a última batalha contra Satan Goss. De forma similar a Jaspion, ele teve seus pais mortos por piratas espaciais e foi enviado à Terra em uma cápsula de preservação vital semelhante a um ovo dourado. Sua energia liberou o ataque fatal da Espada do Pássaro Dourado, o Daileon Justice Cosmic Laser, que possibilitou a Daileon acabar com Satan Goss de forma definitiva. Depois, Jaspion descobriu (de maneira não explicada na série) o destino que esse bebê teve e decide adotá-lo como irmão, pois pode-se dizer que o herói viu seu próprio reflexo nele. Foi batizado por Jaspion como "Tarzan Galáctico".
  • Pássaro Dourado - deus fênix guardião do universo. No episódio 12, foi-se descoberto que Satan Goss teme o Pássaro Dourado. Por isso, Jaspion se empenhou pela busca do tal Pássaro. Ele apareceu em muitos episódios como exemplo, o episódio 18, qundo Jaspion foge de Zampa, cai no barranco e o tal pássaro salva o herói de uma queda fatal. No episódio 22, ele ataca a tropa de MacGaren, e retira a corrente que prendia Jaspion. Ele dividiu-se em 5 partes, que se alojaram em 5 crianças de coração puro, as chamadas "cinco crianças irradiadas pela luz" (das quais Kanoko é uma delas) a fim de restaurar-se para a futura batalha com Satan Goss. No final da série, ele aparece da união das cinco crianças e se torna uma espada de ouro para Daileon destruir Satan Goss.

Inimigos (Império dos Monstros)

  • Satan Goss (ep. 12 a 46) (original: Satan Gorth ou Satan Gösu devido às diferentes romanizações de サタンゴース) - o vilão principal da série, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar na Terra o Império dos Monstros, governando-o do Japão. Sempre que ocorria a sua aparição, uma voz ao fundo (voz do narrador Francisco Borges) pronunciava "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". No final da série sofre uma metamorfose, que o transforma no Poderoso Satan Goss e o deixa ainda mais poderoso, abandonado sua aparência Darth Vader e ganhando o aspecto de um demônio Ctulhu gigantesco. Por muitos é considerado "o Darth Vader japonês", mas em tamanho gigante.
  • MacGaren (original: Maddo Garan ou Mad Galant devido às diferentes romanizações de マッドギャラン) - o filho de Satan Goss e arqui-inimigo de Jaspion. Foi encarregado de espionar a Terra para seu pai. Transformado, utiliza uma armadura negra Metaltex similar à de Jaspion, uma espada (também igual à do herói), pilota um planador aéreo de 6 "pernas" com aparência de besouro chamado Juldbooma (contraparte da Allan Moto Space) e pode ainda soltar raios pelos dedos (contraparte da pistola Turbo Magnum). Morre uma vez na série (episódio 29) e é ressuscitado por Kilza, que o torna ainda mais poderoso; no penúltimo episódio da série, na tentativa de encontrar e assassinar a "última criança irradiada pelo Pássaro Dourado", trava um combate definitivo com Jaspion e acaba exterminado para sempre.
  • Quadridemos (original: The 4 Deva Kings): estes renegados galácticos fazem sua estréia no episódio 13 (A Investida dos Aliados Espaciais) como sendo contratados diretos de MacGaren para auxiliá-lo a destruir Jaspion e unificar na Terra o Império dos Monstros. São eles:
    • Purima e Gouryu (ep. 13 a 44) (original: Brima e Guillauie) - sendo originalmente membros do quarteto dos Quadridemos, as duas permanecem como guardas pessoais de MacGaren após a dissolução do grupo (devido às mortes dos outros dois componentes, Iki e Zampa, ver logo abaixo). Purima é uma profetisa negra que se vale de espadas e uma bola de cristal capaz de ataques de raios de grande abrangência de área; Gouryu é uma espiã que usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, porém mais usada como bastão de combate e zarabatana. Morrem juntas no episódio 44 (Retorno Satânico) ao se condensarem num tipo de besta espacial branca (similar a um urso polar humanóide) para enfrentar Jaspion, que as fulminou juntas com seu Cosmic Laser.
    • Iki (ep. 13 a 15) - cruel guarda-costas membro dos Quadridemos, foi o primeiro a morrer. Lutava com uma poderosa lança do tipo tridente e disparava suas próprias mãos como socos a jato.
    • Zampa (ep. 13 a 18) (original: Zanba) - maligno andróide membro dos Quadridemos, foi o segundo a ser destruído. Zampa assassinou Kerly e Hanna (os pais verdadeiros de Jaspion) para restaurar e governar o Império das Máquinas. Sua arma primária era uma foice do tipo cimitarra unida a uma longa corrente.
  • Kilza, a Bruxa Galáctica (ep. 29 a 36) - vinda de um planeta desconhecido, aparece pela primeira vez no episódio 29 "A Morte de MacGaren", por ordem de Satan Goss, para ressuscitar MacGaren após a morte deste pelas mãos de Jaspion. Muito ousada em seus planos, mas também excessivamente esquentada e autoconfiante. Ganhou um lugar na memória dos brasileiros graças ao fato de todas as suas mágicas envolverem a recitação repetidas vezes da fórmula "Berebekan Katabanda" ("Beremekan Kutabunda" no original, alterada pela dublagem por motivos óbvios) e a finalização "Kikerá!". Duela pela primeira vez contra Jaspion no episódio 30, tendo sobrevivido após ter sua cabeça decepada, e o corpo atingido pelo Cosmic Laser. Reúne sua cabeça a seu corpo e escapa, mas morre definitivamente ao tentar descobrir como Jaspion localiza as crianças irradiadas pela luz - de algum modo, ela teve a premonição da existência do bebê irradiado pela luz, fato que a atormentou e a fez abaixar a guarda, dando a chance de Jaspion de matá-la de vez.
  • Kilmaza, a Rainha Espectro da Treva Galáctica (ep. 39 a 46) - com a morte de Kilza, no episódio 36 "O Milagre das Novas Vidas", sua irmã mais velha, a também bruxa espacial Kilmaza, surge tanto para vingá-la quanto para obter uma fração do poder de Satan Goss. Kilmaza é uma criminosa espacial profissional, responsável pelo declínio e conseqüente extinção de inúmeras civilizações universo afora. Em analogia à fórmula mágica "Berebekan Katabanda" de Kilza, Kilmaza tinha um método próprio de realizar suas feitiçarias tocando castanholas de prata embutidas em suas luvas - também utilizando a finalização "Kikerá!" -, a fim de conferir super-poderes a seus subordinados.
  • Os 5 Ninjas Espaciais: são os auxiliares e subordinados mais diretos de Kilmaza, uma vez que ela não tenha confrontado Jaspion diretamente (não de forma significativa); ao invés disso, esses ninjas o fizeram e foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Esses ninjas usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. São eles:
    • Ka (Fogo, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo vermelho na testa, aparentemente ele era o líder do quinteto. Tem uma "técnica especial" interessante na qual projeta um jato de chamas, pula sobre o fogo criado e avança em direção ao inimigo atingindo-o com uma poderosa explosão. Sua verdadeira forma é um canhão cuja munição vem de uma bola de fogo (Fuu).
    • Fuu (Vento, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo amarelo na testa. Sua "técnica especial" é a mesma de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka lutaram em conjunto e deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo vencidos quando suas duas "técnicas especiais" se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão (Ka).
    • Do (Terra, ep. 39) - o ninja com um símbolo branco na testa. Como "técnica especial" ele pode se esconder debaixo da terra para provocar terremotos ou pegar inimigos desprevenidos em ataques de surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de serpente esquelética que dispara raios e pode criar uma ilusão de si mesma com o dobro de seu tamanho verdadeiro, aumentando assim seu poder de ataque.
    • Sui (Água, ep. 39 e 40) - o ninja com um símbolo azul na testa. Não tinha uma "técnica especial" própria, sendo portanto limitado às bolas de plasma e mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de lançar raios e agarrar-se em qualquer tipo de superfície para assim absorver energia através do contato físico.
    • Moku (Madeira, ep. 39 a 42) - o ninja com um símbolo verde na testa. Sua "técnica especial" consiste em lançar raios gravitacionais verdes de suas mãos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco, cabelos longos, uma horrível máscara demoníaca e armado com uma naginata (uma conhecida alabarda japonesa longa e recurvada), lembrando um pouco um ator do teatro kabuki.
  • Amazonas 1 e 2 (ep. 10) - duas mulheres artificiais criadas pelo cientista Dr. Ika, mas MacGaren queria mais e obrigou-o a criar o monstro Pirossauro a partir das células de um fóssil que foi encontrado para assim roubá-lo e usar contra Jaspion, e caso Dr. Ika se recusasse a fazê-lo ele e sua família seriam mortos sob ordem de MacGaren.
  • Zamurai (ep. 19) - um samurai cujo corpo é feito de corais marinhos, este antigo caçador de cabeças foi derrotado há 900 anos e, desde então, vive no mar. Recebia do monstro Humibura uma vida praticamente imortal e junto com MacGaren elaborou um terrível plano de criar golfinhos-míssil para destruir todas as cidades litorâneas do Japão. Zamurai lutava com uma lança longa e espadas escondidas em seu próprio corpo para fazer ataques traiçoeiros.
  • Guila (ep. 20) - assassino do Universo despertado de seu caixão por Satan Goss. Possui a aparência de um mariachi. Juntamente com MacGaren, estudou meticulosamente a força e as armas de Jaspion, depois prendendo-o numa caverna a prova de fugas para derrotá-lo. Guila é o único inimigo da série toda que não é morto pelo Jaspion, e nem mesmo pode-se dizer se morreu de fato quando a caverna desmoronou sobre ele.
  • Titânia (ep. 22) (original: Tikita) - feiticeira maligna que coloca em Kanoko uma maldição em que uma aranha aparece na testa da filha de Nambara, modificando sua personalidade para o mal. Titânia veio acompanhada de seu monstro-aranha Kumoda e é a mestra de artes negras de Purima.
  • Irmãos Gasami (ep. 25 e 26) - irmãos piratas espaciais que dominaram o planeta Drods (de Koko) e vêm à Terra para exterminar Jaspion e abduzir o garoto Koko. Gasami 2, sendo atrapalhado e menos inteligente, morre primeiro ao enfrentar Jaspion; na tentativa de vingar seu irmão, Gasami 1 convoca o monstro Bôgan, que sugou a energia de Daileon até quase destruí-lo, mas após Daileon acabar com Bôgan, Gasami 1 parte para cima de Jaspion e acaba também morto pelo herói em batalha.
  • O Trio "As Graciosas": Ás, Copas e Damas / Trifacial (ep. 27) - três belas - porém diabólicas - moças que tiveram a missão de raptar jovens saudáveis para transformá-los em bestas selvagens. Elas podem se fundir no monstro Trifacial, que mais parece o lendário Cérbero.
  • Aigaman (ep. 28) - em seu cérebro eletrônico Aigaman computou e estudou todos os golpes de Jaspion e Daileon para derrotá-los, conseguindo assim prever de antemão seus golpes. Junto com o monstro Aiga, travou uma acirrada luta contra Daileon, até que Jaspion fez um movimento desconhecido a Aigaman e o derrotou.
  • Silk, Kenga e Zaul (ep. 31) - três criminosos internacionais procurados por Boomerman por provocarem diversas guerras ao redor do mundo. O mafioso Silk e seus dois guarda-costas pessoais, os andróides assassinos Kenga e Zahul, juntaram-se a MacGaren em um plano duplo, no qual raptaram várias crianças e instalaram explosivos abaixo do mar para produzirem terremotos que afundariam no mar o arquipélago japonês, a menos que fosse pago a MacGaren um vultuoso resgate em barras de ouro do Banco do Japão. Silk é o único humano em toda a série a ser aniquilado pelo golpe Cosmic Laser de Jaspion.
  • Tipp (ep. 32) - velho engenheiro e cientista de robótica oriundo do planeta Elox, convocado por Kilza. Com seu crânio telepático, pode controlar por via de ondas eletromagnéticas robôs domésticos a fim de utilizá-los como armas letais.
  • Bragul (ep. 37) - alienígena de aspecto reptiliano especialista em culinária. Ele usou um clone maligno de Miya para fazer Jaspion morrer intoxicado comendo camarões venenosos; também usa como arma uma espada fina do tipo rapieira e dispara bolas de plasma explosivas.
  • Monstros Gigantes - são monstros normalmente neutros ou pacíficos, os quais Satan Goss enfurece e Jaspion é obrigado a destruir com o Gigante Guerreiro Daileon. Tais monstros eram, em sua grande maioria, enfurecidos ou controlados (como Acquarock, Gazla, Batroguess, Magneda, Humibura, Sion, Aiga, Baloon, Bôgan e Donguez), enquanto outros poucos são maus por si mesmos (como Sodomon, Magim, Kumoda e Dynamático). Normalmente esses monstros ficam escondidos por debaixo da terra até a hora de serem usados por Satan Goss.

Outros

  • Koko (ep. 03 e 25) - menino que perdeu os pais e foi criado pelo monstro Namaguederaz no planeta Drods, é trazido à Terra no episódio 25 pelos Irmãos Gasami e salvo por Jaspion.
  • Namaguederaz (ep. 03 e 25) - monstro de estimação do menino Koko, que ele diz ser o seu pai por cuidar dele desde a morte dos pais biológicos. Chegou a ser manipulado por Satan Goss, mas Jaspion desfez tal domínio pois o amor paterno de Koko pelo monstro foi mais forte. Namaguederaz ajudou Daileon a vencer o monstro Dônguez (no seriado se fala "Dongue"), e curiosamente, parece-se muito com o cão voador gigante do filme A História Sem Fim.
  • Rod e Satie (ep. 8 e 29) - casal que trabalhava para a quadrilha de MacGaren, eram da constelação de Órion. Enganados por uma falsa promessa feita para que entrassem na quadrilha, desertaram depois que viram que o que estavam fazendo era ruim principalmente depois que o irmão de Boomerman se infiltrou na quadrilha para desmascarar o vilão e acabou sendo morto, o que levou o próprio Boomerman a ajudá-los após a deserção. Desde então, MacGaren passou a perseguir o casal para puni-los pela deserção. No capítulo 29, Satie é capturada e usada como isca para Jaspion. MacGaren e ele duelam, e Jaspion decepa o braço de MacGaren e o mata pela primeira vez.
  • John Tiger (ep. 41) - amigo de criação de Jaspion, foi durante muito tempo um criminoso espacial. Auto-proclamado "o Atirador da Justiça", refugiou-se na Terra e tornou-se algo como tutor de crianças para tentar abandonar seu passado sombrio. Ao ser influenciado pela magia negra de Kilmaza, John retoma seu passado de crimes e volta-se contra Jaspion, que conseguiu libertá-lo de sua maldição.
  • Pep (ep. 42) - alienígena filhote oriundo do planeta-fortaleza Brain, seus pais foram raptados a mando de Satan Goss, que os forçou a construir uma fortaleza similar para o Império dos Monstros. Pep desenvolve uma amizade especial com o "garoto irradiado" Hiroshi.

Armas, veículos e equipamentos

  • Trajes Metaltex - são armaduras feitas do raríssimo metal intergaláctico Ejinium e que podem ser telepaticamente ativadas instantaneamente apenas sob o comando mental de seu dono. Confere superforça, supervelocidade e diversas capacidades especiais a quem a utiliza. Existem somente dois trajes Metaltex em todo o universo, sendo um de cor prateada (utilizado por Jaspion) e outro de cor negra (pertencente a MacGaren).
  • Spadium Laser (originalmente Cosmic Blaze Sword) - a espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. O ataque fatal é o duplo ataque diagonal Cosmic Laser (Cosmic Halley no original), cuja energia destrói todas as estruturas celulares vitais de seu inimigo, resultando em sua destruição imediata.
  • Turbo Magnum - a pistola laser de Jaspion, funciona a partir da vontade do portador. Quanto maior a força de vontade, mais poderoso o laser será. É a contraparte aos raios laser que MacGaren pode soltar de suas mãos.
  • Sensor Óptico - tanto Jaspion quanto MacGaren, com esse visor embutido em suas armaduras, ganham capacidades especiais, como visão raio-x, audição de longa distância, facilidade para enxergar no escuro e até mesmo a habilidade de ver coisas invisíveis.
  • Carro - Jaspion dispunha de um carro para trafegar nas cidades, equipado com comunicador, radar, localizador e mapas. O veículo usado era um Mazda RX7 na cor prata. Aparece pela primeira vez no episódio 6, quando ele estava à procura do filhote de monstro chamado Gordon.
  • Allan Moto Space (Iron Wolf no original) - a moto de Jaspion, pode alternar em modo de vôo e de solo, possui dois canhões laser.
  • Juldbooma - o planador insectóide VTOL de 6 pernas pilotado por MacGaren, sendo contraparte da Allan Moto Space de Jaspion.
  • Gaibin - veículo espacial que pode dividir-se em duas partes:
    • Gaibin Tanque - o tanque de Jaspion, armado com uma arma laser e possui duas perfuratrizes, podendo mover-se a até 79 km/h perfurando a terra.
    • Gaibin Jet - parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas.
  • Daileon - a nave-mãe de Jaspion onde também fica guardado os outros veículos do herói, que quando necessário, assuma a forma de robô para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Os ataques mais freqüentes são "Daileon Punch", "Daileon Kick", "Raio Cósmico" e "Golpe Daileon", que geralmente é o golpe fatal. Mas um dia o monstro Dorima (ep. 17) resistiu a este ataque e Jaspion foi obrigado a usar o "Daileon Laser", a medida extrema, que desintegrou o monstro. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, no Brasil mais conhecido pela consagrada tradução Gigante Guerreiro Daileon).
  • Espada do Pássaro Dourado - invocada com a união das 5 "crianças irradiadas". Apenas com ela Jaspion conseguiu fazer frente a Satan Goss em sua segunda forma. O golpe fatal, somente liberado com a aparição do "bebê irradiado", é o Daileon Justice Cosmic Laser.

Produção

A série, criada por Saburo Hatte e com roteiros de Shozo Uehara, foi produzida em 1985 pela Toei Company e teve 46 episódios gravados, mais um episódio especial com os principais momentos da série (este último inédito no Brasil). As cenas de ação ficaram a cargo do Japan Action Club (JAC, atualmente chamado de JAE - Japan Action Enterprise), principal agência de dublês japonesa e contratada preferencial da Toei em suas séries. No Brasil, os episódios foram dublados e adaptados nos estúdios da Álamo.

No elenco, Hikaru Kurosaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original). Watari também foi a estrela das séries Sharivan (1983) e Spielvan (1986).

Trívia e curiosidades

  • O ator Hikaru Kurosaki reassumiu o nome verdadeiro, Seiki. Deixou o trabalho de ator e dublê e tendo saído do meio artístico vive hoje como instrutor e guia de mergulho submarino nas proximidades de Okinawa junto de sua esposa.
  • Kurosaki também participou do seriado Bioman no gênero Tokusatsu. Em Jaspion, ele conta que queria fazer um herói diferente, segundo a proposta dos produtores de um "Tarzan Espacial". Por isso, lhes teria sugerido o penteado "afro" com que aparecera nos primeiros episódios. Contudo, a Toei não gostou do resultado na tela, e ordenou o corte de cabelo, que ocorreu no começo do episódio 11 (Perigo em Tsukuba).
  • Junichi Haruta foi dublê de ação no seriado JAKQ Dengekitai de 1977. Sua estréia como dublê e ator, viria a ocorrer apenas 5 anos depois, quando interpretou o Goggle Black de Goggle V, em 1982. No ano seguinte, vestiu preto mais uma vez, como o Dynablack de Dynaman (onde contracenou com Sayoko Hagiwara, que por coincidência também se consagraria como uma vilã, a diabólica Nefer em Flashman), o que seria seu último papel antes de MacGaren. Depois, teve uma modesta participação em Metalder e viveu Kazenin Storm em Sekai Ninja Sen Jiraya. Seu papel mais recente em tokusatsu foi uma participação em Kamen Rider Blade.
  • O ator que interpretou Boomerman (Hiroshi Watari) virou protagonista na serie que sucedeu Jaspion, Guerreiro Dimensional Spielvan.
  • Hiroshi Watari apareceu como personagem misterioso na série num momento em que o protagonista, Hikaru Kurosaki estava com um musical no teatro e tinha pouco tempo livre para gravar.
  • Por conta de um acidente de moto, Hiroshi Watari teve sua participação na série prejudicada, já que teve de fazer uma cirurgia para implantar 7 pinos na perna. Depois disso só participou de mais 2 episódios.
  • No Brasil, Jaspion virou revista em quadrinhos pela Ebal e mais tarde pela Editora Abril em 1991. Estas histórias eram levemente baseadas na série e se podia ver crossovers com outras séries exibidas também pela Rede Manchete.
  • A empresa Everest e a TV Manchete, numa campanha de "marketing", divulgaram o seriado "Spielvan" como "Jaspion 2" nos anúncios e legendas de identificação da emissora. A equipe de tradução omitiu até o nome do herói nas músicas de abertura e encerramento, coisa que nunca acontece em um seriado "tokusatsu" (ainda que o tenha mantido como "Spielvan" nos próprios episódios), para que os fãs de Jaspion acreditassem que se tratava de uma continuação. As histórias das duas séries não tinham nenhuma relação. Jogada de marketing parecida foi feita na França aonde os seriados Super-Sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente.
  • As fitas do seriado Jaspion foram lançadas antes da serie estrear na Rede Manchete pela Everest. Anos depois, as fitas foram relançadas com o selo InterMovies.
  • Jaspion foi dublada na Álamo, que anos depois dublaria diversos animes como Dragon Ball. O personagem-título foi dublado por Carlos Takeshi, que também dublou Change Griffon em Changeman, algumas pontas no anime Comando Dolbuck, no tokusatsu Winspector e Tremi de Sagita em Cavaleiros do Zodíaco (versão Gota Mágica). Atualmente, Takeshi é apresentador do programa InfoShop no canal Shoptime.
  • Nos primeiros episódios da série, Kanoko foi chamada de Kayoko e o Professor Nambara de Professor Nan. Porém logo isso foi corrigido.
  • A atriz que interpretou Anri (Kiyomi Tsukada) interpretou a fotógrafa Gunko em Machineman e fez uma aparição em Shaider (como Vivian), e hoje mora no estado americano do Texas.
  • Além do Brasil, Jaspion também foi exibido em países da Ásia e na França, no canal TF1 a partir de 1988, no Club Dorothee, aonde outras séries tokusatsu tais como Maskman e Bioman foram exibidas. Por lá, Jaspion não teve tanto destaque quando o trio Gavan (X-Or, "X-Ouro", na França), Sharivan e Shaider.
  • Diferente de Changeman, filmada quase ao mesmo tempo e bem-sucedida tanto no Brasil quanto no Japão, Jaspion não fez um grande sucesso no seu país de origem. Com 46 episódios filmados e um episódio especial, não chegou a ser um fracasso, mas foi uma decepção para a Toei Co. pela expectativa nele depositada: além de atores famosos do gênero "tokusatsu", o elenco incluía o conhecido cantor Isao Sasaki. Mesmo assim, não foi o grande "hit" esperado.
  • A aposta em Jaspion foi tão grande que a própria Toei ordenou que os temas de abertura e encerramento tivessem versões em inglês, interpretadas pelo cantor Henry. Era uma das primeiras tentativas da produtora japonesa a penetrar no mercado ocidental (sobretudo, o norte-americano).
  • Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Líbero Miguel (Satan Goss e Iki), Carlos Laranjeira (Boomerman e Hiroshi), Marcos Lander (algumas pontas), Renato Master (Senhor Akiyama), Mário Vilela (algumas pontas), Eleu Salvador (Sr. Yada no episódio 23 e Gasami 2 no episódio 25), Borges de Barros (Edin) e Francisco Borges (Primeira voz do MacGaren até o episódio 16 e narrador da série inteira; falecimento mais recente ). Ainda Ricardo Medrado (MacGaren a partir do episódio 17), falecido em 2002, boatos dão conta que após alguns problemas familiares e envolvimento com drogas, tenha levado ao seu afastamento da dublagem em meados da década de 1990.
  • Por conta de uma viagem aos EUA, Denise Simonetto foi substituída por Cecília Lemes no papel de Anri no episódio 17 da série.
  • No dia 1 de abril de 2006 veio a falecer Ai Takano, o cantor das músicas de abertura e encerramento da série, devido à falência múltipla de seus órgãos ocasionadas por complicações cardíacas. No mesmo ano, só que no dia 16 de novembro, também veio a falecer Noboru Nakatani, o intérprete de Edin, devido a problemas relacionados ao fumo.
  • O tema de abertura de Metalder, Kimi no Seishun wa ("Deixe Brilhar Sua Juventude"), foi interpretado por Isao Sasaki (o qual também fez as vozes de Silvester Stallone e Christopher Reeve no Japão), que interpretou o Professor Nambara em Jaspion. Sasaki cantou também o tema do anime "Uchuu Senkan Yamato", conhecido no Brasil como Patrulha Estelar.
  • Os nomes do quinteto de ninjas espaciais da bruxa Kilmaza representam os elementos da natureza segundo uma das muitas concepções do Taoísmo: Ka significa "Fogo", Fuu traduz "Vento/Ar", Do simboliza "Terra", Sui é "Água" e Moku quer dizer "Madeira" (fonte: páginas 700km, de Ricardo Bittencourt, e Yagyu Shinkage-Ryu, de Sylvain Guintard). Note que esta classificação não é estática - muitos ramos desta filosofia apresentam no lugar do vento o Kin ("Metal"), enquanto outros englobam todos os seis elementos aqui mostrados.
  • O posto de gasolina que aparece no episódio 27 (Juventude Ameaçadora), cuidado por um dos protagonistas, Shingo, é um posto Esso.
  • Jaspion canta no início do episódio 8 (O Casal Fugitivo) uma música de seu próprio repertório.
  • Correu um boato já há muito tempo que o dublê de Jaspion seria brasileiro. Essa confusão se deu através do programa do Jô Soares, que entrevistou Tadashi Kamitani, o dublê do Jaspion no show circense brasileiro.
  • O Brasil continua sendo invariavelmente um dos países com o maior número de fãs de Jaspion.
  • A série ficou marcada pelas suas músicas cantadas e não cantadas e uma delas é Tyou Wakusei Sentou Boukan Daireon (tema de Daileon), que toda a vez que Jaspion precisava de ajuda para destruir algum monstro ele o chamava, mas nos primeiros episódios da série tal música não foi tocada (respectivamente episódios 1, 2, 3 e 4) e sim colocaram outras músicas e só no episódio 5 (O Enigma da Flauta) deu-se início à música do Daileon, mas o motivo desse acontecimento ainda é um mistério.
  • Sempre que Satan Goss aparecia para enfurecer algum monstro o narrador Francisco Borges dizia "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis", mas isso aconteceu até o episódio 26, daí para frente o narrador deixou de falar essa frase.
  • Eiichi Kikuchi e Shun Ueda, intérpretes dos vilões Irmãos Gasami 1 e 2 respectivamente (episódios 25 e 26), possuem cada um extenso currículo no meio artístico japonês: o primeiro foi o dublê de roupa de Ultraman Jack na série Kaettekita Ultraman, enquanto o segundo é considerado "o Charlie Chaplin japonês" como consta em sua página no IMDb.
  • Teve episódios que não apareceram monstros gigantes, que são: 12 (A Profecia), 16 (Qual o Destino da Humanidade?), 18 (O Inimigo Imortal), 32 (A Conspiração do Robô), 35 (A Descoberta do Pergaminho), 39 (O Poderoso Beijo de Miyo) e 42 (A História de Pep e Hiroshi), sendo que no 16 foi apresentado o monstro Dynamático (que era do tamanho normal e podia falar a língua humana) e no 42 Daileon enfrentou um robô-tanque gigante encarregado de guardar a fortaleza de MacGaren.
  • O personagem Zampa provavelmente foi inspirado no andróide assassino T-800, personagem do filme O Exterminador do Futuro, que foi protagonizado pelo ator Arnold Schwarzenegger. Esse filme foi produzido no ano de 1984, um ano antes de Jaspion.
  • Megumi Sekiguchi, intérprete da personagem Myoko, viveu Kei Yamashi (Himenin Emiha) em Sekai Ninja Sen Jiraiya em 1988.
  • O ator Hiroshi Watari criou sua própria vestimenta para compor o personagem Boomerman e assim participar do seriado.
  • Houve um erro de continuidade no episódio 43 (O Misterioso Mundo de Satan Goss) com relação aos dois últimos ninjas espaciais de Kilmaza: quando Jaspion partiu suas cabeças, Ka transformou-se em canhão e Fuu virou uma bola de fogo (tanto que Ka pede munição a Fuu dizendo claramente "Fuu, munição!"). O erro é que os símbolos em suas cabeças foram invertidos, assim o emblema amarelo (vento) de Fuu ficou na testa de Ka e o emblema vermelho (fogo) de Ka passou para a testa de Fuu.

Jikuu Senshi Spielvan

Guerreiro Dimensional Spielvan (時空戦士スピルバン ou Jikuu Senshi Supiruban no original em japonês) é um seriado Tokusatsu do gênero Metal Hero, produzido pela Toei entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987, sucedendo Jaspion. Foi estrelado por Hiroshi Watari, que havia interpretado anteriormente Sharivan e Boomerman em Jaspion. Spielvan foi exibido no Brasil pela Rede Manchete a partir de 1991, onde recebeu o nome de "Jaspion 2".

A história tem início quando o Império Water (“Waller”, no original) destrói o Planeta Clean e os sobreviventes enviam dois representantes do planeta ao espaço para, após um período de doze anos em animação suspensa, iniciarem o combate ao malévolo império impedindo que este conquiste o seu próximo alvo, a Terra, cobiçada em razão de seus recursos naturais e da imensa quantidade de água em sua superfície. Os escolhidos para a tarefa são o garoto Spielvan e a sua amiga Diana. Além de lutar contra as ambições do Império Water o herói busca um outro objetivo, resgatar seu pai e sua irmã das mãos de Water visto que estes foram seqüestrados e postos ao serviço dos objetivos funestos deste último. O que Spielvan não sabe é que sua família fora convertida em fiéis servos de seus captores: o Professor Paul, seu pai, deu lugar ao insensível Doutor Bio e sua irmã Helen foi transformada pelo pai na fria e calculista Herbaira, cujo destino era um só: assassinar seu irmão e assim impedir a derrota do Império Water. No episódio final da série descobriu-se que o Planeta Clean é, na verdade, uma versão da Terra datada de mais de dez mil anos no futuro.

Personagens

Guerreiros

  • Kenji Sony (Spielvan) – 20 anos, protagonista da série, adota a identidade terrestre de Kenji Sony e logo se dispõe a vingar a destruição de seu planeta natal e a morte de sua mãe, Anna, além de resgatar seu pai e sua irmã. Ao pronunciar a palavra "conversão" (Keshou no original) estabelece uma interface com o Defender , nave que o trouxe ao nosso planeta e recebe uma armadura agindo sob o nome de Spielvan. A identidade do personagem na versão original da série é Jou Yousuke.
  • Diana (Lady Diana) – 18 anos, companheira de Spielvan em sua loga viagem é também o ponto de apoio do herói em muitas de suas missões, não raro lutando ao lado deste. Ao submeter-se ao processo de “cristalização” recebe uma armadura e transforma-se em Lady Diana.
  • Helen (Lady Helen) – 22 anos, irmã mais velha de Spielvan, passou a lutar ao seu lado tão logo se livrou da funesta influência de Herbaira, seu alter ego ruim. Em várias ocasiões fora usada por Guiotini e Lay como arma psicológica de Water contra Spielvan. Após unir forças com o irmão e a amiga recebeu uma armadura e o codinome de Lady Helen no episódio 31.
  • Professor Paul – pai de Spielvan e Helen seqüestrado há anos pelo Império Water e depois transformado no Doutor Bio. Altruísta e com grande senso de justiça, renegou sua porção malévola ao ter revertida sua mutação em razão de uma pane energética no Castelo Gâmedes, sede do Império Water. Durante a luta derradeira contra a Rainha Pandora injetou um veneno na vilã pouco antes de morrer, sendo restaurado num futuro onde o Império Water nem chegou a existir. Na versão original seu nome é Professor Ben.

Amigos

  • Daigoro Koyama – inventor e proprietário da Casa de Invenções Thomas Edison. Considera-se um gênio embora suas bugigangas sejam pouco mais que inúteis. Mulherengo, protagoniza algumas das cenas humorísticas da série. Some na série sem explicações depois do episódio 18.
  • Miwa Koyama – irmã mais nova de Daigoro. Cuida da loja embora não suporte a idéia de viver entre as tralhas criadas pelo irmão, todas um fracasso de vendas. Possui um temperamento forte.

Império Water

  • Senhor Water – deus protetor do império que leva seu nome. Possui forma líquida e vive confinado em um receptáculo sendo capaz de sobreviver apenas em água límpida. Cruel em seus desígnios, raramente fala e manifesta sua vontade por intermédio da Rainha Pandora. Na verdade o Senhor Water é somente um conceito criado por esta última a fim de manter sua posição em segredo contra eventuais ameaças à sua liderança.
  • Rainha Pandora – porta-voz do Senhor Water e comandante do império, possui uma personalidade fútil e arrogante. Ao final da série foram descobertos dois segredos a seu respeito: um segundo o qual ela e o Senhor Water são a mesma entidade e outro sobre a sua verdadeira forma, pois a rainha do império Water não passa de uma estrela-do-mar que evoluiu à forma humana. Durante a batalha final contra Spielvan, Diana e Helen dividiu-se em duas entidades, um ser mutante e um mecanóide.
  • Imperador Guiotini (ep. 24-43) – descendente de Water que foi trazido do século XXIII (aonde vivia como um mendigo de rua) via deslocamento temporal para auxiliar na luta contra Spielvan. Extremamente leal a Rainha Pandora ele possui um ratinho falante de estimação chamado Pech e chama atenção pelo seu vestuário. É muito traiçoeiro e ousado em seus planos, como por exemplo o dos episódios 26 e 29. Lançado em uma fenda dimensional após um combate contra Spielvan voltou a atormentar o herói na condição de fantasma, mas foi derrotado graças ao uso das células energéticas do Defender.
  • Fantasman (ep. 35-39) – criado a partir dos sentimentos espúrios presentes nos corações humanos, possui uma aparência pálida e andrógina com cabelos longos, vestes brancas e um longo par de chifres. Detentor do poder de teleporte é capaz de disparar feixes lasers de sua boca. Rebelou-se contra o Império Water e criou seu próprio mecanóide, mas foi destruído graças a um contra-ataque preparado pelo General Deslock. Criou a sociedade secreta Mumumu reunindo proeminentes figuras da sociedade. Originalmente chamado de Youki, algo como "energia fantasma" em português.
  • General Deslock (ep. 01-42) – dotado de um vasto conhecimento de táticas de guerra, é um andróide que lidera a tropa mecanóide do Império Water, possuíndo a capacidade de se converter num torpedo apto a ser lançado de um silo, como aconteceu nos episódios 24 e 42 quando confrontou Spielvan. Em suas aparições chama a atenção graças ao design de sua armadura onde predominam os tons negros. Chamado na versão original de Deathzero.
  • Doutor Bio (ep. 01-21 e 30) – cientista responsável pela criação dos guerreiros mutantes postos a serviço do Império Water, é na verdade o Professor Paul, o pai de Spielvan que, ao ser submetido a um processo de mutação celular, ignorou sua identidade anterior. Durante sua batalha contra Spielvan (ep. 21) assumiu a forma de um guerreiro mutante capaz de lançar moscas gigantes a partir de seu corpo e mesmo com o aviso de Helen sobre o fato de estar lutando contra seu filho prosseguiu o combate até que a Rainha Pandora acionou um explosivo para matar os três, mas graças às suas habilidades mutantes ele e a filha sobreviveram. Após esse evento passou um período numa câmara de animação onde apenas seus olhos, cérebro e coluna vertebral podiam ser vistos.
  • Herbaira (ep. 04-21; 29) – guerreira na qual Helen foi transformada após um implante cibernético feito por seu pai e acionado por controle remoto a fim de que ela eliminasse Spielvan. Na luta entre Spielvan e Lady Diana contra a forma mutante do Doutor Bio os heróis foram informados por Helen acerca da verdadeira identidade do vilão, mas nesse meio-tempo a Rainha Pandora detonou uma bomba com o objetivo de destruí-los (ep. 21). Dada como morta até o episódio 29 quando foi encontrada por Diana, na qual teve sua última aparição e a partir do capítulo 31 deu lugar a Lady Helen. Originalmente chamada de Hellvira.
  • Tropa Espiã (ep. 01-36) – Trio que é formado por Lay (Rikki, no original),Shadow e Gash (Gasher, no original) cabendo à primeira liderar o grupo. Lay arquitetou vários planos cruéis porém é pouco combativa. Terminou transformada numa estátua por interferir num ataque de Fantasman contra Spielvan (ou, segundo as palavras da Rainha Pandora, transformada “na cadeira do Senhor Fantasman”), ao passo que suas assistentes foram mortas no episódio 25 em um confronto com o herói.
  • Soldados Clow - andróides de combate que compõem a primeira linha de defesa do Império Water. Usam roupas negras, possuem face dourada e olhos vermelhos.
  • Monstros Mecanóides e Bionódies- Monstros do império Watter criados para destruir Spielvan, sendo os monstros mecanóides, robôs guerreiros, criados por Deslock e depois por Guiotíni e os Bionóides, por sua vez, criaturas biológicas mutantes criadas pelo dr. Bio.

Armas e habilidades

Spielvan

  • Armadura Clean Metal - armadura usada por Spielvan.
  • Spielvan Kick - golpe com uma força equivalente a 3200 kg e capaz de de derrubar com um só chute o pilar de um edifício.
  • Spielvan Punch - tem a força de 1400 kg e é capaz de destruir uma chapa de aço de até 30 cm de espessura.
  • Laser Slace - sua intensidade chega a 1.000.000ºC - (um milhão de graus Celsius), sendo capaz de destruir um tanque de combate que esteja até cinco quilômetros de distância. No original, o "Laser Slace" chama-se Laser Sniper (Spielvan) e Lady Sniper (Diana).
  • Double Slace - técnica resultante da união dos disparos das armas lasers de Spielvan e Lady Diana, triplicando assim o poder de fogo. Originalmente chamado de Double Sniper.
  • Cosmic Blade - espada do herói. Para aplicar o golpe final Blade Slace(Ark Impulse, no original), Spielvan conta com o auxílio de uma lâmina extra, o que torna a espada uma arma mortal. Na versão original chama-se Twin Blade.
  • Spielvan viagem dimensional- É um campo de remoção, onde Spielvan sempre usa para transferir as batalhas para outros lugares para não atingir a cidade, é por isso que as batalhas decisivas sempre acontece em locais desérticos.

Lady Diana e Lady Helen

  • Laser Slace - pistola laser de Lady Diana. Na versão original, a arma chama-se Lady Sniper, se diferenciando assim da arma laser de Spielvan.
  • Helen Cutter - bumerangue cortante utilizado pela guerreira Lady Helen.

Veículos

  • Cruzador Espacial Defender (Gran Nazca) - fortaleza voadora e lar de Spielvan e Diana nos últimos doze anos. Transforma-se através do comando Deffe Robô Formation (Combat Formation), num robô que esmaga os tanques de Water, e pelo comando Cannon Formation, num gigantesco canhão, que é disparado (Cannon Hiper Potência / Big Bang Cannon, originalmente) por um holograma gigante de Spielvan.
  • Metal Cycle (Hovarian) - moto vermelha e branca de Spielvan. Tem asas retráteis que são utilizadas para planar. Spielvan em alguns capítulos desfere o Cosmic Blade enquanto a pilota.
  • Tanque Cruzer (Gaios) - tanque branco e preto de Spielvan. Seu lado superior direito, separa-se da base, para formar o Víbora (Jet Gaios), um jato com asas em formato de "X", enquanto a parte inferior, forma o Cruzer Escavadeira (Drill Gaios), revelando uma broca ao se dividir. É freqüentemente utilizado para combater o tanque Scarface (Skulldon) do General Deslock.
Curiosidades
  • No Brasil, a série foi divulgada com o título de Jaspion 2, dando a falsa idéia de uma continuação. As duas séries não tinham nenhuma relação quanto ao enredo. Jogada semelhante foi feita na França, onde os seriados super-sentai Maskman e Liveman foram chamados de Bioman 2 e Bioman 3, respectivamente.
  • Apesar de Hiroshi Watari ser quase 1 ano mais velho que Naomi Morinaga, Spielvan é 2 anos mais novo que Helen.
  • Os quatro últimos episódios de Spielvan nunca foram exibidos no Brasil. Segundo o então presidente da distribuira Everest Vídeo (depois Tikara Filmes) Toshihiko Egashira, em entrevista à revista HERÓI, houve problemas com o frete marítimo das fitas da série, e o erro só foi descoberto já na fase de dublagem. Assim Spielvan, tal como Kamen Rider Black, Cybercops e Jiban, ficou sem o seu final exibido pela TV brasileira. Final este, por sinal, considerado por muitos fãs como confuso, estranho e fraco.
  • A atriz Naomi Morinaga, depois da série, participou de filmes eróticos. Em 1993, ela faria uma participação no filme Kamen Rider ZO.
  • Ichiro Mizuki, que fez a voz do Doutor Bio, canta os temas de abertura e encerramento da série. No ano seguinte também fez o tema de encerramento de Metalder, Time Limit.
  • No episódio 24 o ator Tohru Yoshida, que interpretou o personagem Taurus (Birugenia no original) em Kamen Rider Black, aparece interpretando a forma humana de um soldado Clown do episódio.
  • Ézio Ramos, o dublador brasileiro do protagonista da série, infelizmente faleceu em 1999. Já Rosana Garcia não mora mais no Brasil. De acordo com informações da dubladora Alessandra Araújo (Lay) ela se casou em meados dos anos 1990 e se mudou para a Espanha.
  • Hiroshi Watari veio para o Brasil em 2 ocasiões. A primeira, em julho de 2003, no Anime Friends, junto com os cantores Akira Kushida e Hironobu Kageyama. E a segunda, em outubro de 2004, no Ressaca Friends, junto com Takumi Tsuitsui (Jiraiya).
  • No dia 7 de Maio de 2006, Machiko Soga, que interpretou a Rainha Pandora na série, veio a falecer vítima de câncer no pâncreas.
  • Os atores que interpretaram Spielvan e Diana quando crianças são Masaru Nagai e Mika Katsumura, que coincidentemente (ou não) trabalharam juntos novamente em Mirai Sentai Timeranger, respectivamente como Tatsuya/Timered e Yuuri/Timepink, fazendo par romântico. Além disso, a atriz que interpretou Helen quando criança também interpretou a Tsutsue de Hyakujuu Sentai Gaoranger.

Metalder

Chou Jinki Metalder é uma série Metal Hero japonesa produzida pela Toei Company entre 16 de março de 1987 e 17 de janeiro de 1988. Foi exibida no Brasil a partir de 1990 pela Rede Bandeirantes. Ao todo a série tem 39 capítulos e um filme. Metalder foi adaptado pela produtora norte-americana Saban Entertainment na série VR Troopers, juntamete com Spielvan e Shaider.


Em meio à 2ª Guerra Mundial, o especialista em robótica Doutor Koga desenvolveu o andróide Metalder como arma secreta do exército japonês para ser usado na Guerra do Pacífico contra os EUA. Como modelo o Doutor Koga utilizou o seu finado filho, Tatsuo Koga, segundo subtenente da Marinha Imperial. Porém o projeto foi abandonado. Em 1987, Koga descobre a existência do Império Neroz e pouco antes de morrer, ativa Metalder.

Personagens

Aliados

  • Doutor Ryuuchirou Koga - Gênio em robótica, criou Metalder. No primeiro episódio da série, sabendo da ameaça vinda de Neroz ativa Metalder e é morto perseguido por suas tropas.
  • Springer - Cão-robô que protege a base Silver Cat's. Foi construído pelo Doutor Koga antes de Metalder. É capaz de se comunicar com um ser humano, e quando preciso faz reparos no próprio Metalder. Possui um torso e um colar de metal.
  • Maya Ohki - Fotógrafa que trabalha para uma revista semanal. É a primeira garota que Hideki encontra. Passa a acompanhá-lo em suas aventuras desde então.
  • Satoru Kinta - Aparece pela primeira vez no episódio 16. Sonha em se tornar o melhor piloto de motovelocidade do mundo. Antes disso era líder de uma gangue motoqueiros. Se encontra com Hideki e Maya numa seção de fotos para uma revista de motociclismo.

O Exército de Neroz

  • Unidade Blindada - Liderada por Arthur, o braço direito de Neroz. Possui soldados usando armaduras especiais de combate.
  • Unidade Mecanol - Robôs com armadura e blindagem pesada, para o combate puro e simples. Seu líder é Druon.
  • Tropa Monster - Liderada por Davius, é composta por criaturas criadas através da engenharia genética.
  • Unidade Cibernética - Seus membros são todos andróides de combate, cujo líder é Balzac.

Curiosidades

  • No Japão a repercussão da série foi fraca, tendo tido apenas 39 episódios. Ou seja abaixo da média de episódios que uma série do tipo costuma ter. No entanto esta série é por muitos fãs considerada como uma das melhores séries de tokusatsu já produzidas.
  • O ator Kazuoki Takahashi interpretara dois anos antes Hayate/Change Griphon em Changeman e no ano anterior interpretou Miram, o suposto irmão de Sara, no episódio 21 de Flashman. No ano posterior, voltaria às telas, como Aman Negro, em Jiraya.
  • Nos episódios 25 e 26 Junichi Haruta (MacGaren em Jaspion) interpreta o dono do restaurante que aparece no episódio. Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman, Spielvan), Kenji Oba (Gavan), Makoto Sumiwaka (Lady Diana e Reiko Shiratori) e Sumiko Tanaka (Jun Yabuki/Yellow Four II) também aparecem nesses episódios.
  • No episódio 28, A Pantera Vermelha, aparece a ladra Red Panther. Esta foi interpretada por Hiroko Nishimoto, que dois anos antes foi Sayaka Nagisa/Change Mermaid em Changeman.
  • Seiji Yokoiyama, o autor da trilha sonora da série, também fez a trilha sonora de Cavaleiros do Zodíaco. Em 2001 foi entrevistado pela Revista Henshin.

Sekai Ninja Sen Jiraiya

Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ World War Ninja Jiraiya, Jiraiya O Incrível Ninja em japonês) é uma série japonesa de TV dos anos 80. Este tokusatsu de 50 capítulos foi produzido pela Toei Company e exibido no Japão pela TV Asahi entre 24 de agosto de 1988 a 22 de janeiro de 1989. Estreou no Brasil ao lado de Lion Man no programa Cometa Alegria da Rede Manchete, no dia 25 de setembro de 1989, trazido pela extinta Top Tape. Anos mais tarde voltou a ser exibido pela Rede Manchete (de 7 de dezembro de 1998 a 10 de maio de 1999), até o episódio 36 (exceção dos episódios 15 e 16, não exibidos). Com a falência da Manchete, a série foi exibida às 6h da manhã pela RedeTV! até meados de outubro, pouco antes de entrar ao ar a sua programação definitiva. A tradução literal do título original japonês é algo como "Jiraiya A Guerra do Mundo Ninja" (ver acima), em referência às constantes batalhas entre os ninjas de diversas localidades do mundo pela posse da misteriosa cápsula chamada "Pako, o Tesouro Espacial". O nome original da família do herói é Yamaji, no Brasil acabou sendo erroneamente traduzida por Yamashi.

A Famíla Yamashi (Yamaji, no original) é detentora da metade de uma inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma cápsula de energia milenar cobiçada por Dokussai e sua família de Feiticeiros. Quando o vilão ataca com tudo a fim de tomar a inscrição para si (já que ele tem a outra metade) o velho mestre Tetsuzan entrega ao 35º representante do clã dos Togakuri, Toha, a armadura e espada de Jiraya. E logo de cara, Toha precisa usá-la para salvar sua irmã de criação, Kei, seqüestrada por Retsuga e Benikiba (capanga pela-saco vestido com um pijama, e filha de Dokussai respectivamente).

Contratando o serviço de um tal “Império dos Ninjas”, Dokussai faz de tudo para derrotar Jiraya e a família Yamashi. Os mocinhos não irão permitir que a inscrição caia em mãos erradas de jeito algum.

O clímax da série se dá quando as duas metades da inscrição se unem e ao invés de Pako, surge o imponente Deus Jiray – o robô gigante do herói! Aracnin Morgana se une à Família de Feiticeiros, juntamente com Hoshinin Dellstar. Ambos tentam derrotar Jiraya e ficar com Pako.

Vencidos todos inimigos, Jiraiya precisa se desfazer de sua espada e robô (que carregava Pako dentro de si) para que a “Estrela da Trevas” de Dellstar não colida com a Terra. Assim, Deus Jiray e a Espada Olímpica partem pro espaço sideral e Toha se torna um mestre das artes ninja.




Curiosidades

  • Em outubro de 2004, Takumi Tsutsui (Toha) veio para o Brasil, junto com Hiroshi Watari (Sharivan, Spielvan, Boomerman em Jaspion), em um evento em São Paulo chamado Ressaca Friends. Retornou ao Brasil em 2008 junto com a lenda Akira Kushida (temas de Sharivan, Jaspion e do próprio Jiraiya entre outras) no evento Anime World em Porto Alegre (RS) e no evento Anime Friends em São Paulo (SP).
  • O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi (o qual fora entrevistado em 2002 pela revista brasileira Henshin), é também o fundador da Bujinkan (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje ele é o diretor de sua própria clínica na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Ele recebeu das mãos de seu maior mestre, Toshitsugu Takamatsu (o último ninja profissional) o título de Grão-Mestre (Soke; havendo apenas um por tradição e por geração) de nove tradições marciais antigas do Japão. Uma dessas tradições é a Togakure Ryu, a qual é citada na série, e como o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi é de fato o 34º Soke (herdeiro) da Togakure Ryu.
  • Líbero Miguel, que fazia a voz do vilão Dokusai e dirigia a dublagem do seriado, morreu e por conta disso teve de ser substituído no episódio 17 por Gilberto Barolli (voz de Dokusai) e Nair Silva (direção de dublagem). Do elenco brasileiro de dublagem, além de Líbero Miguel, também já faleceram Carlos Laranjeira (Spiker), Waldyr Wey (Tetsuzan), Gastão Malta (Barão Owl) e João Paulo Ramalho (Pako).
  • São contraditórios os dados disponíveis relativos à performance comercial (audiência e licenciamento) do seriado no Japão. A revista Herói (1a fase - Editora ACME) diz que, tal como Jaspion e National Kid, Jiraiya não fez grande sucesso em seu país de origem (sem prejuízo mas também sem grandes lucros), mas foi muito bem-sucedido no Brasil. No entanto, a revista Gyodai no 1 (Editora ZN) diz que a audiência da série foi boa o bastante em terras nipônicas a ponto de os produtores da Toei Co. pensarem inicialmente no conceito de seu sucessor, Jiban, como um "Policial Ninja".
  • Outras provas colaboraram para a hipótese de sucesso apontada no item acima: o número de episódios - 50 - dificilmente se aplicaria a séries de desempenho mediano (que têm em média 46). A aparição de um personagem de Jiraiya na sua série sucessora (ver parágrafo seguinte) também parece indicar uma boa trajetória: dificilmente isso acontece com uma série mal-sucedida e já encerrada.
  • Takumi Hashimoto também repetiu seu papel como Manabu em um dos episódios de Jiban no ano seguinte. Em 1992 viria a participar da série Super Sentai Zyuranger, na qual interpretou Boi/Tiger Ranger.
  • O ator Isei Hirota (Spiker) um ano anterior fez o papel de Akira (Blue Mask) em Maskman.
  • O nome original da espada do Jiraya é Jikkou Shinkuu Ken, que significa Espada do Vácuo Luminoso Magnético. Não se sabe do porquê a dublagem brasileira ter mudado o nome para Espada Olímpica.
  • O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion e também outros seriados que foram exibidos no Brasil como Metalder, Jiban, Spielvan, etc.
  • O ator Shouhei Kusaka, que interpretou o ninja Kaminin Oruha (episódios 12, 26 e 45), interpretaria no ano seguinte o policial Naoto Tamura em Jiban como o próprio Policial de Aço.
  • A atriz Michiko Enokida (Kazumi) interpretou no ano seguinte a paranormal Kyoko Matoba em Kamen Rider Black RX

Jiban

Kidou Keiji Jiban (Policial de Aço Jiban, como ficou conhecido no Brasil) é uma série da franquia Metal Hero produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Trazida no Brasil pela falida Top Tape, foi exibida pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios.



O policial Naoto Tamura foi morto por um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Ao mesmo tempo em que combate o grupo maligno, Naoto busca por Ayumi, que no final da série descobre ser sua irmã.

Personagens

  • Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do dr.Igarashi e de Ayumi do monstro de Biolon, foi ressussitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta.
  • Chefe Yoko - chefe do departamento de policia, e tem uma relação de afeto com Naoto, polical invocada não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon (na verdade, acaba sempre é sendo ajudada). Mesmo no final da série, fica em dúvida se Naoto é mesmo Jiban.
  • Ayumi - Neta de Igarashi, ajudou o avô a salvar Naoto e na criação do policial de aço Jiban, perde a memória no meio da série depois que saltou da cachoeira, para não abraçar Jiban, pois nela foi colocado um anel bomba, foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele. Raptada pela Rainha Cosmos, é aprisionada e posta na frente de Jiban, o qual havia sofrido vários danos, impedindo-o de se afastar do anel. A bomba do anel inicia contagem regressiva, e, como último recurso, Jiban tem de arrancar o anel do dedo de Ayumi, com um tiro preciso. Ryu leva o anel e o atira para longe para salvar Ayumi e Jiban, mas acaba morrendo pela força da explosão. Ayumi é levada em seguida por Biolon e só reencontra Jiban (Naoto) seu irmão no último episódio, até lá sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.
  • Seishi - Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série, atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko, vive dando ordens á Naoto.
  • Doutor Igarashi - Mentor do plano Jiban, para destruir Biolon, acaba morrendo, mas antes põe em prática o seu plano, ressussitando Naoto na pele do policial de aço Jiban.
  • Yanagida - Auxiliar de Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban, morre no final da série depois que descobre a base secreta do Biolon, ao fazer que Biolon descubra a base secreta de Jiban e lançar um míssil.
  • Ryu Hayakawa - Aparece na série depois que Ayume cai da cachoeira e perde a memória, um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayume com o nome de Midori, é perseguido várias vezes como bandido perigoso, até que arrisca a própria vida para salvar Jiban, ao levar o anel bomba para longe dele e de Ayume, perdendo a vida com a explosão.
  • Boris - Robôzinho criado pelo dr. Igarashi para ajudar Jiban.
  • Halley - Robôzinho simpático que passa a ajudar Jiban quando é destruído por Biolon,e reconstruído, é unido a Bóris até os dois serem um só.
  • Coopeira - Uma coopeira da Central de Polícia de Tókio.

Biolon

  • Doutor Jean Marrie - Chefe da organização alienígina Biolon, nasceu da poluição de produtos químicos da empresa do dr. Igarashi, e seu objetivo é exterminar a raça humana e dominar o mundo. Cria vários seres através de bio tecnologia.
  • Madogarbo - A maior criação de Jean Marrie, é um monstro bionóide poderoso, construído de metal e carne. Tem praticamente todas as habilidades e força de Jiban, pois foi construído através de suas células. Seu nome completo é Cyborg Jiban Killer Madogarbo.
  • Marshall e Cannon - Irmãs, criações de Jean Marrie. Vaidosas, adoram roupas e jóias e possuem formas "bionóides". São destruídas pelo Dr. Jean Marrie no último episódio sob o pretexto de uma provável deserção do Biolon.
  • Rainha Cosmos - Outra inimiga poderosa que vem a Terra para destruir Jiban, e se alia a Biolon. Ela nasceu a partir do lixo espacial que os seres humanos lançaram no espaço desde a época da Corrida Espacial. Seu sonho é construir um império só de mulheres onde ela seria a rainha. Chegou a criar uma "filha", Julia Cosmos, que usava um tipo de armadura medieval com um pedaço de seu corpo, mas esta foi derrotada. É destruída por Jiban graças a ajuda de Ryu.
  • Soldados Mascarados - Seres vestidos de preto criados por Jean Marrie para lutar contra Jiban, assim como todos os soldados de outras séries.
  • Monstros Bionóides - São monstros criados por Jean Marrie para destruir Jiban. Geralmente esses monstros podem tomar forma humana e conviver livremente na sociedade.

Curiosidades

  • Jiban é considerado por muitos como mais uma das inúmeras cópias japonesas do Robocop, herói cibernético do cinema americano que ficou famoso no final dos anos 80 e e início dos anos 90, mas o conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha sido abordado no anime O Oitavo Homem, nos anos 60.
  • Provavelmente por contenção de despesas, foram usadas trilhas sonoras de séries anteriores não-relacionadas, como Jaspion, Sharivan e Gavan.
  • Jiban foi a única série tokusatsu que foi trazida para o Brasil ao mesmo tempo em que estava sendo produzida em seu país de origem.
  • No Brasil, a empresa de brinquedos Glasslite, colocou à venda inúmeros brinquedos relacionados com a série, assim como já havia feito em outras séries. No Japão, os brinquedos foram fabricados pela Bandai.
  • O ator Shouhei Kusaka participou de um episódio de Sharivan e ainda interpretou em Jiraiya o ninja Kamenin Uruha.
  • O ator Ryohei Kobahashi (Ryu Haiakawa), no ano seguinte, participaria da série Fiveman, interpretando Fumiya Hoshikawa/Five Black e se casou com a atriz Megumi Sakita(Remi/Five Yellow).
  • O personagem Manabu Yamashi da série antecessora, Jiraiya, onde era o irmão de criação do Ninja de Togakuri, aparece em um dos episódios.
  • Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Carlos Laranjeira (Naoto Tamura/Jiban), Gastão Malta (alguns bionods) e Marcos Lander (algumas pontas)
  • Jiban, a princípio, estava planejado para ser uma série continuação de Jiraiya, mas no último momento, a Toei (produtora da série) resolveu mudar o roteiro e criar uma série de um policial de aço, talvez por essa razão, o personagem não tenha cenas de transformação, nem trilhas musicais próprias (BGM's), que foram reaproveitadas de Jaspion e Sharivan.
  • No episódio 34, Jiban morre, e no episódio 35 é ressuscitado, apresentando novos armamentos. Entre eles o Poder Braquial (uma espécie de pinça gigante), a Agulha Giratória (uma agulha gigante imitando uma furadeira),ambas acopladas em seus braços, e o Auto Canhão, com um canhão de impacto e uma metralhadora de longo alcance.
  • Junto com Kamen Rider Black, Cybercops, Kamen Rider Black RX e Spielvan, Jiban também não teve seu final exibido no Brasil. Curiosamente, os dois últimos episódios de Jiban (51 e 52) não foram sequer dublados. Atualmente os dois últimos episódios legendados em português estão disponíveis na internet.
  • O ator Satoshi Kurihara que participou do seriado Sharivan como general Gailer fez uma participação especial no episódio 2 como inspetor Ikeda.

Winspector


Tokkei Winspector é uma série de televisão japonesa produzida pela Toei Company entre 1990 e 1991. Foi exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete em meados da década de 90.

A série da franquia dos Metal Heroes foi a primeira da trilogia dos Rescue Heroes.



Curiosidades

  • O ator Daigaku Sekine que interpretou o androide R-24 também atuou em outras séries como o também andróide Zampa em Jaspion e apareceu rapidamente no capitulo 25 de Maskman.
  • O ator Sussumo Kurobe que interpreta o Dr Kuroda também participou como Dr Kuromatsu na serie Kamen Rider Black, fazia parte do grupo dos Gorgam. O personagem marcante do ator foi o Hayata da Patrulha Científica no seriado Ultraman. O ator foi entrevistado no final de 2001 pela Revista Henshin número 26.
  • O ator Takumi Tsutsui, famoso no Brasil por interpretar Jiraiya, aparece no episódio 20, como um rapaz apaixonado por Hissae e que tenta fazer seu amigo pugilista voltar ao normal.
  • O ator Touta Tarumi, famoso no Brasil por interpretar o herói Red Flash na série Flashman, aparece no episódio duplo 31/32, como o cientista psicótico Yuuichi Hirosaki, que perdeu sua filha e busca vingança contra todos os motoqueiros e contra os policiais.
  • O ator Aydan Yamanlar, que interpretou Moz, o Terrível, nos episódios 13 e 14, faleceu em 22 de julho de 2008, vítima de câncer.

Solbrain

Solbrain (特救指令ソルブレイン, Tokkyu Shirei Soruburein) é uma série de TV japonesa de tokusatsu/super-herói/live-action. Produzida pela Toei Company, faz parte do gênero Metal Hero e foi exibida originalmente no Japão entre 20 de janeiro de 1991 e 26 de janeiro de 1992, totalizando 53 episódios. No Brasil, a série foi exibida pela Rede Manchete a partir de 1995, sendo um dos últimos tokusatsus a estrear na TV brasileira.

Após a partida do Esquadrão Especial Winspector para a Europa, o Japão não poderia ficar desprotegido. Foi pensando nisso que, sem perda de tempo, o Chefe Massaki organizou um novo grupo de heróis tão ou mais poderosos que o Winspector. Nascia então a Super Equipe de Resgate Solbrain, um super grupo de heróis equipados com a mais alta tecnologia.

Kamen Rider Black

Kamen Rider Black (erroneamente batizado no Brasil de Black Kamen Rider ou Blackman (Kamen Rider Black ou 仮面ライダーBLACK no original em japonês) é uma série de TV de tokusatsu exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete a partir de 1991. A série foi produzida pela Toei Company e Ishinomori Productions, sendo exibida originalmente no Japão na TV Asahi entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988. É sem dúvida alguma um verdadeiro clássico do mundo tokusatsu, fazendo enorme sucesso não só no Japão, mas em todos os outros países que foi transmitido inclusive o Brasil, até hoje é lembrado com saudades pelos seus fãs, sendo considerada por muitos a melhor série de um Rider já feita.

Após serem sequestrados pelo culto Gorgom na noite em que completaram 19 anos, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Akizuki são submetidos a uma cirurgia mutante com o objetivo de se tornarem os dois Imperadores Seculares que devem lutar até a morte de um deles para que o vencedor suceda o Grande Rei dos Gorgom. Issamu consegue escapar antes de ter sua memória apagada e se volta contra os Gorgom. Mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Personagens

  • Kamen Rider Black (Black Kamen Rider): Issamu Minami (Kotaro Minami, no original): O protagonista da série, foi raptado pelos Gorgom junto com o irmão Nobuhiko, sofrendo assim uma mutação e se transformando em Kamen Rider Black, consegue fugir do esconderijo dos Gorgom depois que o pai de Nobuhiko interfere na experiência mutante, mas é caçado até se transformar, a partir daí fica ciente que sua missão é salvar seu irmão e proteger a terra.
  • Kyoko Akizuki: Irmã de Nobuhiko.
  • Satie (Katsumi, no original): Namorada de Nobuhiko.
  • Nobuhiko Akizuki: - Irmão de criação de Issamu (já que ele foi adotado pelo pai de Nobuhiko quando o seu verdadeiro pai foi morto pelos Gorgom), é raptado junto com Issamu no dia do seu aniversário, quando Issamu consegue fugir, ele permanece na caverna dos Gorgom, sendo reconstruído totalmente e transformado no maior inimigo de Kamen Rider Black, o vilão Shadow Moon, no final da série perde o duelo com Kamen Rider depois que o Grande Rei é destruído, ele desaparece, retornando, em dois episódios do Kamen Rider Black RX, onde morre definitivamente (embora um último lapso de bondade aconteça na sua morte, quando ele salva duas crianças e manda RX destruir o inimigo).
  • Suda Ryozuke - Amigo de infância de Issamu e Nobuhiko e agora inspetor da polícia internacional, ajuda Kamen Rider Black, em alguns episódios, na luta contra os Gorgom.
  • Monstro mutante Baleia - Monstro dos Gorgom que se volta contra eles para ajudar Kamen Rider Black, quando descobre que os Gorgom pretendem destruir o mar. Quando Kamen Rider é morto por Shadow Moon o monstro Baleia o leva para uma caverna no fundo do mar ressussitando-o, nos episódios mais memoráveis da série. Depois é morto de forma covarde pelo monstro de Gorgom especialista em eliminar traidores.
  • Tropa Juvenil - Grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom.


Gorgom

  • Grande Rei (Sousei-Ou no original, significa Rei da Criação em japonês): O líder do Império Gorgom, quando revela sua forma para Kamen Rider Black e Shadow Moon, mostra-se como um coração gigante, o que leva a crer que o esconderijo Gorgom é algo como uma base onde existe todo o mal (visto que de lá Taurus entrou no inferno para buscar o Sabre Satã), e ele era (literalmente) o coração de tudo isso, já que o aspecto mostrado ao longo dos episódios da base Gorgom pode ser interpretado como a musculatura e partes internas do Grande Rei.
  • Shadow Moon - Desperta no episódio 35, vencendo Taurus facilmente em seguida, é o irmão de criação de Issamu Minami (Kamen Rider Black), que nasceu no mesmo dia e na mesma hora que ele, durante um eclipse solar.
  • Danker (Darom no original): Líder dos Sacerdotes dos Gorgom, sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo para ressussitar Shadow Moon, se transformando em monstro mutante, é o último dos sacerdotes a ser destruído.
  • Baraom: 2º Sacerdote dos Gorgom, é o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.
  • Pérola (Bishum no original): Sacerdotisa dos Gorgom, é a primeira a morrer, curiosamente não foi destruída por Kamen Rider Black, ela arrisca sua vida para que Shadow Moon destrua Kamen Rider Black, mas ele tem uma recaída e só a atinge, destruíndo-a.
  • Taurus (Birugenia no original): Lendário guerreiro, aparece entre os episódios 18 a 35. Usa como armas um escudo e a Espada diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, como por exemplo o Vento das Trevas e o Raio Espiral. Também chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.
  • Dr. Kuromatsu - Ciêntista que se aliou aos Gorgom, com a promessa de ser reconstruído e alcançar a vida eterna. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black.
  • Monstro Morcess - São monstros morcegos espiões dos Gorgom, estão sempre rondando na terra.

Motocicletas

  • Battle Hopper (Patrol Hopper na versão brasileira): Moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares.
  • Road Sector (Lord Sector na versão brasileira): Criada originalmente pelo engenheiro Yoiti Daemon, foi originalmente projetada para os Gorgom, mas passa a ser de Kamen Rider Black no episódio 12.

Técnicas de Kamen Rider Black

  • Golpe Insectus (Rider Punch no original): É o soco Rider de Kamen Rider Black. É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Kamen Rider Black somente deu o Golpe Insectus no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.
  • Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick no original) : É o chute Rider de Kamen Rider Black. É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, o monstro é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Kamen Rider Black somente aplicou o Golpe Isectus no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Golpe Louva-a-Deus no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.
  • Punho Distensor (Rider Chop no original) : É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Kamen Rider Black se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeiro vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).
  • King Stone Flash ou Raio King Stone : É uma energia que Kamen Rider Black emite de seu cinto para afugentar ou cegar seus inimigos.
  • No final da série, Kamen Rider Black chega a usar o Sabre Satã de Shadow Moon; na realidade ambos, Kamen Rider Black e Shadow Moon podem utilizá-lo.
  • Power Stripes : É a energia que Kamen Rider Black transmite de seu kingstone para todas as sua listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.
  • Rider Sensor : É utilizado por Kamen Rider Black através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.
  • Ultra-Visor : Amplifica a visão de Kamen Rider Black, ele ativa um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.

Curiosidades

  • Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série.
  • O personagem Issamu Minami retornaria na continuação direta Kamen Rider Black RX.
  • Mesmo com o título de Black Kamen Rider adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora.
  • Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido, embora exista um boato de que foi exibido por uma única vez. Especula-se que os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas.
  • De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (36), pela primeira vez roubando a audiência, a rede Manchete vence a Globo com Xuxa, o episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tokyo.
  • O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).
  • O ator Susumu Kurobe (Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman. No final de 2001 foi entrevistado pela Revista Henshin Nº26.

Kamen Rider Black RX

Kamen Rider Black RX (仮面ライダ - BLACK RX no original em japonês) é uma série de TV da franquia Kamen Rider, sendo a continuação direta de Kamen Rider Black ou Black Kamen Rider no Brasil. Foi exibida na televisão brasileira pela Rede Manchete a partir de 1995.

Investigando o misterioso aparecimento de três estacas enquanto pilotava um helicóptero, Kotaro Minami (Issamu Minami na dublagem) encontra três monstros chamados Kaima, que conseguem impedir sua transormação em Kamen Rider Black. Issamu é levado à base do Império Crisis, que propõe uma aliança em troca de dobrar os poderes de Black. Ao recusar a oferta, Issamu é jogado à deriva no espaço e tem seu King Stone quebrado ao meio por uma estaca. No entanto, a radiação do sol em contato com o King Stone provoca uma inesperada mutação e Issamu revive como Kamen Rider Black RX. Ao longo da série, RX ganha duas formas alternativas: BioRider e RobôRider.

Personagens

Principais

  • Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) / Kamen Rider Black RX - o protagonista da série, no início ainda como Kamen Rider Black, é acolhido pela família Sahara e passa a ter aulas de vôo de helicóptero com o Sr. Sahara. Ao ter o King Storm quebrado pelo Império Crisis, sofre uma mutação banhado pelo sol, transformando-se em Kamen Rider Black RX, que no decorrer da série ganha duas formas alternativas: BioRider e RobôRider.
  • Reiko Shiratori: fotógrafa e namorada de Issamu, será fundamental na batalha contra Crisis,quando passa por um treinamento.
  • Joe Kazumi: um ciborgue controlado por Crisis que se volta contra o Império ajudando RX.
  • Kyoko Matoba: garota paranormal que consegue controlar a água.
  • Nobuhiko Akizuki / Shadow Moon: irmão adotivo de Issamu e arquivilão da série Kamen Rider Black, retorna em dois episódios, morrendo definitivamente no episódio 27, quando perde o duelo com RX, mas antes de morrer salva duas crianças e volta à sua forma normal.
  • 10 Kamen Riders Sêniores: os Riders que antecederam Issamu Minami aparecem nos últimos episódios para ajudar RX a derrotar Crisis.
  • Shigero - filho de Sahara, é um dos principais personagens da série pois está sempre envolvido nos episódios, tem seus pais mortos no final da série pelo diabólico General Jark.
  • Hitomi - irmã de Shigero, é raptada por Maribaron (numa contínua de 5 episódios) para se transformar na temível Princesa Garunia do imperador Crisis. Foi no decorrer desses episódios onde RX descobriu suas duas formas alternativas.
  • Kengo - amigo de Shigero e Hitomi.

Império Crisis

  • Imperador Crisis: líder supremo do império.
  • General Jark: líder militar de Crisis.No episódio 46 se transforma num monstro.
  • Maribaron: feiticeira do Estado-Maior de Crisis.
  • Bosgan: comandante naval.
  • Gatezon: responsável pela divisão robótica.
  • Gadorian: responsável pela divisão dos monstros.
  • Dasmader: inspetor enviado pelo Lorde Crisis no meio da série. Rival de Maribaron pela afeição ao Imperador. No último episódio, é revelado que Dasmader é apenas um disfarce do Imperador Crisis.
  • Robô espião de Crisis:Não tem nome mais aparece várias vezes. Ele é pequeno e tem um pequeno rosto e usa sempre um escudo em seu braço direito.
  • Soldados de Crisis:soldados que servem de ajuda nos planos e saco de pancada.

Curiosidades

  • Kamen Rider Black RX foi o primeiro Kamen Rider a ter várias formas: RX, RoboRider e BioRider. É o unico a ter um carro (Ridron).
  • O aparecimento dos 10 Riders anteriores foi a última participação dentro do universo das séries (desconsiderando o remake Kamen Rider The First).
  • A intérprete da feiticeira Maribaron, Junko Takahata, pouco tempo antes interpretou a bruxa galáctica Kilza em Jaspion.
  • Makoto Sumiwaka (também conhecida como Jun Takanomaki), interpretou dois anos antes Lady Diana em Spielvan.
  • No original, a espada de RX é chamada de Revolcane, enquanto na dublagem foi adapatada para Metalion. A moto e a arma de RX, na forma de Biorider, também foram adaptados: no original, Biorider chama sua moto de Mach Jabber e sua espada de Bio Blade. Na dublagem, tornaram-se respectivamente Iron Snake e Max Sabre.
  • Kamen Rider Black RX teve um especial (de apenas 17 minutos) intitulado Kamen Rider Black RX: Stay in The World (jamais exibido no Brasil), aonde ele enfrenta Monstros Mutantes de Crisis, além de ter encontros com os Gorgom (na forma Kamen Rider Black) e Crisis. Neste especial, o que ocorre é que as quatro formas de Kamen Rider Black (Black, RX, Bio Rider e Robô Rider) se encontram e lutam juntos. A explicação seria uma fenda no tempo, algo do tipo.
  • O grande ator Rikiya Koyama (Joe Kazumi) trabalha atualmente como dublador no Japão e faz a voz do protagonista Jack Bauer, na versão japonesa da série americana 24 Horas (informação cedida por Michel Matsuda).
  • No episodio 10, Saburo um dos amigos de Shigero usava um blusão com o escudo do clube brasileiro de futebol Santos FC, Santos de Pelé, Pepe e mais atualmente Robinho.
  • No episodio 34, Kenji Ohba que teve o papel de Gyaban nas series: Gyaban, Sharivan e Shaider. Aparece em uma ponta com o nome de Sr. Kujo.

National Kid

National Kid (ナショナルキッド, Nashônaru Kiddo em japonês) é uma série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961. Foi produzida pela Toei Company e exibida pela NET (atual tv asahi).

O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. A tarefa foi entregue ao mangaka Daiji Kazumini, o mesmo que algum tempo depois criaria outro herói espacial, Spectreman. O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco.

A abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema:

Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço!
O invencível super herói, cavaleiro da paz e da justiça.... National Kid!

A partir daí então era entoada a canção tema do seriado.

Sinopse

Quando a Terra era ameaçada por seres de outro planeta, surgia um ser vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa e luva que salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. Seu nome era National Kid. Ele era oriundo da galáxia de Andromeda. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero.

Ninguém sabia que, na verdade, Massao Hata tinha dupla identidade: ele era o National Kid. Dois atores protagonizaram o personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por Tatsume Shiutaro a partir da história "O Império Subterrâneo".

Os personagens

Massao Hata era um pacato professor japonês cujos alunos eram as crianças Gôro, Kura, Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako (a mais velha, que tomava conta da casa e dos menores). Havia também o cientista Dr. Mizuno e o delegado Takakura com seu assistente Hisako.

As Histórias

O seriado é composto de 39 episódios distribuídos em cinco histórias:

Os Incas Venusianos

Seres de orelhas ponteagudas, vestidos em um traje com a letra Z estampada na camisa, eram comandados pela imperatriz Aura. A característica marcante era a sua saudação: "Awika", com os braços cruzados. Voavam elevando os joelhos, parecendo estar correndo no espaço.

Os Seres Abissais

Governados por Nelkon, o demônio do Reino Abissal, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome era Celacanto, ou Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um terremoto, daí a famosa frase: "Celacanto provoca Maremoto".

O Império Subterrâneo

Os seres subterrâneos, comandados por Helltar e Hana se associam ao professor Kuroiva, para obter a fórmula do elemento Cobálcio, que traria poderes aos possuintes.

Os Zarrocos do Espaço

Seres de narizes finíssimos que comandavam o monstro Giabra. Este só não destruiu as cidades de Tóquio, Osaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid.

O Mistério do Garoto Espacial

Tarô, o garoto espacial, cai por engano na Terra. Em seguida, é feito prisioneiro pelas autoridades terráqueas. O pai de Tarô, irado, ameaça destruir a Terra por causa de seu filho. Inicia a destruição por Tóquio, até que seu filho, que tinha ficado amigo dos detetives mirins (alunos de Massao Hata), faz um apelo a ele de forma inusitada: gritando para o seu pai na direção do espaço, sem nenhum dispositivo eletrônico de comunicação, que os terráqueos eram boas pessoas. Assim, seu pai ouve a mensagem e a Terra é salva. Em seguida, Tarô volta em segurança ao seu planeta.

No fim desta história, Massao Hata revela a sua identidade secreta e com a missão cumprida volta para Alfa-Centauro, sua estrela, não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.

Exibição e repercussão no Brasil

No Brasil foi televisionada de 1964 até início dos anos 1970 pelas Rede Record e Rede Globo.

A série só parou de passar na TV porque o então Ministro da Justiça da ditadura militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores.[carece de fontes?]

Ainda que tenha sido grande sucesso entre a juventude no Brasil, não fez muito sucesso no Japão. Nas palavras de seu próprio produtor, que em viagem ao Brasil na década de 90, foi descoberto por um repórter que o entrevistou, disse ter se surpreendido com a popularidade que a série havia conseguido alcançar no país.

A popularidade existe até hoje: vilões como os Incas Venusianos e a expressão Celacanto provoca maremoto são derivadas da série. No Brasil, National Kid teve em 1993 alguns de seus episódios lançados em VHS. No segundo semestre de 2002 foi lançado em dois DVDs.

Em DVD:

  • National Kid contra os Incas Venusianos

(Sub-divididos pelos episódios abaixo)

  1. "O Ataque do Disco Voador Desconhecido"
  2. "O Rapto do Doutor Yamada"
  3. "O Terror da Grande Metrópole"
  4. "A Alteração dos Cérebros"
  5. "A Vingança de Awika"
  6. "National Kid em Perigo"
  7. "O Incêndio"
  8. "O Ataque da Nave Escal"
  9. "Uma Manhã de Domingo"
  10. "À Procura de Petália"
  11. "A Arma de Fogo Alfa"
  12. "A Invasão dos Discos Voadores"
  13. "A Grande Guerra Espacial"

Fuun Lion Man

“Lion Man” foi um dos seriados que vieram parar aqui no Brasil, no auge do sucesso de “Changeman” e “Jaspion”. A série não teve o devido tratamento que as outras, tornando injustamente, apenas mais uma entre outras que vinham sendo exibidos no inicio da década de 90.

Produzida em 1973, a série “Fuun Lion Man” (literalmente “Tempestuoso Lion Man”), o seriado teve 25 episódios, e foi continuação da serie “Kaiketsu Lion Man” (literalmente “Vigilante Lion Man”). As duas, podem ser facilmente distinguidas como a do Lion Man laranja e a do Lion Man branco (a original).

O seriado foi produzido numa época, em que os filmes de velho oeste estavam explodindo de sucesso nos EUA e na Itália, enquanto no Japão, o cinema explorava o mundo dos samurais. P-Production, a produtora dos dois “Lion Man”, logo bolou uma série aonde todas as músicas remetessem ao velho oeste, enquanto a trama falasse de samurai. A mistura deu um programa com um diferencial, onde tinha músicas inesquecíveis ao estilo ocidental, e roteiro sério e maduro, sobre o universo dos samurais.

A história do homem leão

O live action começa com a cena antológica, de Dan Shimaru, prometendo se vingar da morte de seu irmão e a destruição da sua vila. O protagonista da série estava disposto a qualquer coisa para destruir a família de Mantor do Diabo.

Lion Man, sempre ajuda o casal de irmãos, Sankichi e Shinobu. Ambos procuram seu pai, que desapareceu há muitos anos, e é o ultimo parente vivo deles. Assim, quase todo episódio, Dan Shimaru, acaba os salvando da família de Mantor.

O seriado tem muitas reviravoltas, trazendo incerteza sobre se realmente o Lion Man ira se vingar de Mantor. Uma delas, é quando aparece o personagem Jaguar, o invencível felino, que deseja a todo custo, ter uma luta até a morte com Lion Man. Jaguar, chega a se unir ao inimigo, apenas para poder lutar com Lion Man, mas acaba descobrindo as reais intenções do herói não querer lutar com ele, assim tornando seu um aliado na guerra contra Mantor.

Durante a série, acabamos descobrindo os personagens secundários melhor, assim conhecendo que Sankichi, é uma criança prodígio, que consegue desenvolver algumas armas contra a família de Mantor, como uma dinamite. Por outro lado, conhecemos a linda e meiga, Shinobu, que canta a bela canção “Shino no Kazoeuta”, em muitas situações da série, sobre reflexão em sua busca pelo seu pai.

Em cada episódio, Dan Shimaru, entra mais no terreno conquistado pela família de Mantor, assim percebendo que a conquista do Japão, por Mantor, está quase sendo concluída. Dan Shimaru, tenta incentivar vilarejos a lutar contra o inimigo, às vezes, conseguindo convencer e os fazer lutar por sua liberdade, outras vezes, ele fracassa, ao querer mudar as pessoas.

O grande momento da série, realmente é quando o Lion Man, pensa ter encontrado a derrota, mas logo surge o Lion Man branco, o original, que o incentiva a continuar sua luta contra Mantor. Infelizmente, por causa da dublagem, o impacto da cena original, que é tocar a abertura da série do Lion Man branco, foi toda ignorada na versão brasileira, assim não causando a mesma reação que o público japonês teve, ao ver o encontro dos dois.

Talvez, um dos momentos mais injustos do seriado, é quando Jaguar decide lutar sozinho contra o inimigo, sendo derrotado. Lion Man, encontra o companheiro morto, assim jurando mais uma vez, que ira liquidar a família de Mantor.

Lion Man ainda encontraria um outro personagem que ensinaria a ele, que para derrotar Mantor, ele teria que lutar muito mais bravamente que antes. Joe Tiger Jr, é um dos personagens mais carismáticos da série, sendo um carrasco, mas também amigo a sua maneira, de Lion Man. Uma curiosidade é que o personagem Joe Tiger Jr., tem ligação com o personagem Joe Tiger, que aparece no seriado “Kaiketsu Lion Man” (o do Lion Man Branco).

Na reta final do seriado, Lion Man, deixa de utilizar seu elmo, tornando visualmente parecido com o Lion Man branco, mas também se tornando ainda mais felino, em sua personalidade.

Sankichi e Shinobu acabam descobrindo o destino de seu pai. Seu pai, não é mais humano, tornando se um dos aliados da família de Mantor. Infelizmente, o pai deles acaba morrendo no confronto final, assim ambos jurando que só lembrariam do pai deles, quando este foi humano, recebendo um tufo de cabelo de Lion Man, que havia recebido do pai deles, dizendo que era uma lembrança de quando ele foi humano.

No final, com a missão cumprida, Dan Shimaru, cavalga longe ao seu cavalo, enquanto Sankichi e Shinobu se despedem do amigo que fez. Eles também voltariam para seu vilarejo. Joe Tiger Jr, saúda ao amigo que fez, de longe, sabendo que realmente Lion Man não precisava de sua ajuda. O Japão aos poucos se reconstruiria, esquecendo que houve um período de trevas, no continente, assim encerrando um dos mais fantásticos seriados que já se passou aqui no Brasil.

No Brasil

A série infelizmente, veio para a televisão, por causa do sucesso das series de live action, havia explodido naquela época. Assim, a série veio junto com a segunda remessa de series de sucesso, como Jiban e Jiraya, estreando de maneira tímida e até confusa na televisão brasileira. Comprada pela Top Tape, a série, veio com mais dez episódios da serie “Kaiketsu Lion Man”, série original e anterior a “Fuun Lion Man”. A própria dublagem, também prejudicou a série, ao cortar trilha sonora, em alguns episódios e até na variação de dubladores nos personagens principais.

“Fuun Lion Man”, já foi lançado no Japão, tanto em laser disc, como em dvd. A série, mesmo tendo um roteiro sério e tendo ótimos atores, infelizmente peca pela produção de baixo orçamento, tornando muitas vezes, inverossímil e até estragando, muitas vezes o clima que a série desejava passar.

Tendo quase metade de episódios, do que a série anterior, “Fuun Lion Man”, tem diversas mudanças bruscas de roteiro, parecendo que estava a todo custo a conquistar novos públicos, durante sua vinculação.

Uma coisa, que qualquer fã da série, nunca esquecerá, é quando Dan Shimaru se transforma em Lion Man. O foguete em suas costas, liga o fazendo voar até o sol, trazendo de volta como Lion Man. Outra coisa, inesquecível para fãs da série é o “Furacão Lion Man” que sempre utilizado por ele, quando derrota algum monstro de Mantor.

Para fãs, de novelas de samurai, ou mesmo mangas do tipo “Lobo Solitário” e “Blade – lâmina imortal”, vale de curiosidade o seriado “Fuun Lion Man,” por tornar os quadrinhos, quase real. Lion Man é uma serie que merecia ser retrabalhada com o publico brasileiro.

Machineman

Seiun Kamen MachineMan (星雲仮面マシンマン Máscara Nebulosa MachineMan) foi uma série exibida no Japão em 1984 pela TV Asahi, ela contava as aventuras de Nikku (Osamu Sakuta), um estudante universitário vindo do planeta Ivy, do aglomerado estrelar das Plêiades para estudar o comportamento destes estranhos terrestres. Seus 36 episódios foram exibidos no Brasil pela Bandeirantes e pela Rede Record.

Viajando na nave Space Colony, Nikku é acompanhado por um robôzinho voador chamado Ball Boy, o qual foi construído segundo o formato de uma bolinha de beisebol. Usando o nome humano de Ken Takase, ele acaba salvando de um acidente a bela fotógrafa Gunko, a qual se apaixona ao longo da série. Gunko estava tirando fotos para uma matéria sobre um prédio que havia desabado misteriosamente. Mais tarde, ela e Ken descobrem que tudo foi obra da organização Tentáculo, uma gangue liderada pelo inescrupuloso Professor K (Hideo Amamoto). O velhinho é um homem que odeia crianças e quer fazer de tudo para acabar com elas. Diferente dos vilões convencionais, o Professor K não pretendia dominar o mundo, apenas se livrar das crianças. Então, para proteger sua amada Gunko e as criancinhas da Terra, Nikku resolve usar sua avançada tecnologia e seus poderes superiores e acaba assumindo a alcunha de Machine Man. O que pode parecer uma mera espada de esgrima é na verdade uma poderosa arma que, quando energizada, dá cabo dos robôs mais mortíferos do Professor K. Além da espada e sua capa transparente, Machine Man conta com o veloz carro Dolphin que podia se transformar numa espécie de jato. Alguns episódios a frente, Machine Man consegue desmantelar a organização do Professor K. Mas justamente quando o herói achou que poderia comemorar, eis que surge sua sobrinha, Lady M. Ao lado do seu fiel servo TonChinkan, ela funda uma nova gangue: o Polvo. Assim como o tio, ela também odeia crianças - tanto é que tem alergia todas as vezes que se aproxima delas, espirrando feito uma louca e ficando com um enorme nariz vermelho. Mas suas artimanhas e servos robóticos também não conseguem dar cabo do ardiloso Machine Man. No final da série, o desaparecido Professor K retorna, trazendo a maior ameaça que nosso herói já enfrentara: Golden Monsu, versão fortalecida do primeiro robô que ele enfrentou.

Personagens

  • Ken Takase/Nikku
  • Ballboy
  • Gunko Hayama
  • Tetsuo Hayama
  • Miyu
  • Sanjirou
  • Yuma
  • Kazu
  • Hideaki
  • Dentai
  • Chefe Henshû
  • Remiko

Grupos Criminosos

Tentáculo

  • Professor K
  • Monsu
  • Arara

Polvo

  • Lady M
  • TonChinKan
  • Arara

Distribuição

A série foi distribuída no Brasil pela Oro Filmes, que importou o seriado da Itália juntamente com Goggle V e Sharivan, e além da divulgação televisiva, foram lançados quatro volumes em home video na época, cada volume contendo dois episódios. Em 2007 a Toei Video lançou no Japão em DVD os 36 episódios, todos remasterizados digitalmente, mas não há planos para lançamento no Brasil até o momento.

Curiosidades

  • A atriz Kyomi Tsukada, que interpreta a Gunko, fez a andróide Anri do seriado Jaspion no ano seguinte e fez uma participação no episódio 41 de Shaider no mesmo ano.
  • O ator Hideo Amamoto (mais comumente chamado de Eisei Amamoto) é aclamado pelos fãs por ter feito o papel do Dr. Shinigami (literalmente, "Doutor Ceifeiro"), grande vilão da primeira série Kamen Rider. Ele faleceu em 23 de Março de 2003.
  • o M, de Lady M, é uma abreviação de Meiko que é o nome da personagem.
  • Nas séries japonesas de brinquedos do personagem, o Dolphin também virava um robô, coisa que nunca acontecia na série.
  • Machineman também pode ser considerado como uma versão do Superman no Japão. O personagem vem do espaço (O Superman veio de Krypton), é apaixonado pela jornalista Gunko (Clark e Lois Lane), usa óculos na identidade secreta, se finge de desastrado e possuia uma capa sem muita utilidade para as lutas, além do toque da marca "M" no peito de seus inimigos humanos, referência direta ao herói Zorro.
  • Machineman fez muito sucesso no Japão, o que motivou a Toei a lançar um novo seriado direcionado ao público infantil. Assim, Shotaro Ishinomori criou Kyodai Ken Bycrossers, que também seria exibido no Brasil.
  • A palavra "Tonchinkan" significa "Atrevimento" em japonês.

Bicrossers

Bicrossers, no original Kyodai Ken Byclosser, é uma Criação de Shotaro Ishinomori, provavelmente o mais importante autor de séries de tokusatsu da Toei, o mesmo que criou o conceito do Sentai e os personagens Kamen Rider, Machine Man, Patrine entre muitos outros.

Foram produzidos 38 episódios no Japão, sendo que do episódio 34 em diante acontece uma espécie de retrospectiva da série. No Brasil, a série foi lançada em vídeo e foi exibida na Rede Globo em 1991, sendo reprisada na TV Gazeta. Na TV brasileira, a série foi exibida até o episódio 33.


Bicrossers tinha um tom muito bem humorado e era direcionado ao publico mais infantil, mas isto não tira o seu lado mais dramático. A série conta a história dos irmãos Mizuno (Ken e Ginjiro), nascidos para serem heróis e que receberam de uma entidade cósmica um grande poder. Através da telepatia eles se transportam para quarta dimensão, e uma vez lá eles se transformam nos Bicrossers do espaço quadridimensional como dizia o narrador em todos os episódios, e assim se tornavam Bicrosser Ken e Bicrosser Gin que unidos são os Bicrossers como eles mesmo falavam.

Os vilões da série pertencem à organização maligna Dester, formada pelo malvado Dr. Q, que odeia as crianças e as maltrata para gravar seu choro, que faz com que a estatua do monstro “Gola” cuspa jóias. Seu braço direito é a vilã muito fiel à causa Silvia. Na segunda fase, o irmão do monstro Gola o substitui e o grupo passa a querer dominar o mundo. Também entra na série sua neta Rita, que sempre chamava o Dr. Q de vovôzinho, o que o irritava.

Os irmãos Mizuno inicialmente moravam com seus pais, a mãe deles era uma personagem que dava um tom bastante cômico, já que o pai raramente aparecia e dava um ar mais emotivo à série. Na segunda fase ele é transferido para outra cidade e a mãe vai junto. Ken e Ginjiro ficam pra terminar os estudos morando sozinhos. Outros personagens muito importantes na história são a garota Yame e seu pai, que são donos da empresa de serviços faz-tudo “Mão na Roda”, além das crianças da vila que sempre estão se metendo em encrenca por causa dos planos de Dester.

Veículos

Os Bicrossers possuem uma poderosa nave-mãe que é a responsável pela transformação deles e de onde saem:

  • Auto Aéro Crosser: É uma nave que se transforma em veiculo de terra que pode transportar a Moto Aéro Crosser, ele possui uma arma, o raio Crosser.
  • Moto Aéro Crosser: Moto pilotada pelo Bicrosser Gin, tinha a capacidade de voar (neste módulo ela se fechava), podendo sair direto da nave-mãe em pleno ar ou do Auto Aéro Crosser já em terra. Além de uma moto versátil, ela também era a maior arma da dupla contra os monstros de Dester através do módulo Canhão Crosser, no qual a moto com o Bicrosser Gin ficava em cima do ombro do Bicrosser Ken, que apertava um gatilho após mirar por um monitor que se abria na moto, disparando uma poderosa rajada de raio.

Equipamentos, Armas e Golpes

As armas eram várias, cada Bicrosser tinha seu próprio arsenal.

Ken

  • Visão Crosser
  • Antena Crosser
  • Espada Crosser
  • Pistola Crosser
  • Disco Ken Crosser (um amarelo fino e um parecido com uma roda de caminhão de brinquedo)
  • Canhão Crosser (que como já visto era a Moto Aéro Crosser de Gin)

Gin

  • Atiradeira Crosser
  • Disparador Manual Crosser (sua mira era uma espécie de Visão Crosser)

Golpes

  • Pirâmide, Base Topo, Escudo Crosser (consiste em um salto dado por Gin do ombro do Ken e um poderoso soco no monstro)
  • Duplo Direto Crosser (quando ambos golpeiam o inimigo ao mesmo tempo)
  • Golpe Costa a Costa Crosser
  • Soco Cruzado Crosser

Trivia

  • O ator Yuki Tsuchiya, que interpretava o personagem Ginjiro Mizuno, faleceu em 16 de maio de 1990 em um acidente de carro ele também fez o papel de Willy Bell em Sharivan, e o ator Kenji Ushio, o Dr. Q, morreu em 1998.
  • A série, junto com Gavan e Shaider (todas adquiridas diretamente pela Rede Globo), foi um dos poucos tokusatsus dublados no Rio de Janeiro.

Cybercops

Cybercops, os Policiais do Futuro (電脳警察サイバーコップ Dennou Keisatsu Saibākoppu) é uma série tokusatsu japonesa trazida ao Brasil pela Sato Company (cujo dono era Nelson Sato) e exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete a partir de 1990. Foi posteriormente reprisada pela CNT. A série foi produzida pelos estúdios Toho, sendo exibida originalmente no Japão pela NTV entre 1988 e 1989.

Num futuro próximo, em 1999(a série foi produzida no biênio 1988-89), o esquadrão especial da polícia de Tóquio conhecido como ZAC (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero) cria o Cybercop, um grupo de policiais de elite com armaduras tecnológicas. Os Cybercops passam a combater a organização criminosa Destrap (Death Trap no original) liderada pelo computador Fuhrer, uma criação de Barão Kageyama, o verdadeiro líder do grupo.

Personagens

Cybercops

  • Shinya Takeda/Júpiter (武田 真也/ジュピター Takeda Shinya/Jupitā?): Takeda foi encontrado pela Interpol junto da unidade Júpiter durante uma tempestade elétrica. Sua armadura foi estudada e serviu de base para a criação das outras unidades Cyber, e o herói foi mantido como uma espécie de policial honorário, aparentemente por ser o único capaz de usar a unidade Júpiter. Ele começa a série desmemoriado, e ficará sabendo mais tarde que veio do século XXIII, numa época em que as máquinas da Destrap dominavam o mundo, no qual seu codinome era Z226 (ゼット ダブルツー シックス Zetto Daburu Tsu Shikkusu?). Também terá seu passado ligado ao do misterioso Lúcifer e ao do Barão Kageyama, líder da Destrap. Quando se encontra em situação de perigo, Takeda pode invocar, de outra dimensão, uma misteriosa energia chamada Cyber-Força junto com uma arma poderosíssima chamada Cyber Thunder Arm. Fora destas situações, Takeda gosta de usar a arma-padrão Cyber Discrusher.
  • Akira Hōjō/Marte (北条 明/マーズ Hōjō Akira/Māzu?): Líder dos Cybercops. Ranzinza, mal-humorado e brigão, Akira tem um passado bastante difícil. Ainda garoto, viu seu pai se suicidar após ser demitido de uma firma de computadores. Para se vingar da empresa, Akira usou seus conhecimentos em informática para se infiltrar no computador da firma e levá-la à ruína. Quando o Capitão Oda, líder do ZAC, soube disso, levou Akira para a academia de polícia, onde seu senso de Justiça poderia ser melhor aproveitado. A unidade Marte, preparada para ser usada com armas de impacto e destruição, é a mais pesada de todas, devido a sua blindagem reforçada, combinada a um peso maior destinado a suportar o "coice" de armas tão potentes. Suas armas favoritas são o Cyber Mega-Storm e o Cyber Fire-Slugger.
  • Ryōichi Mōri/Saturno (毛利 亮一/サターン Mōri Ryōichi/Satān?): Brincalhão, bem humorado e mulherengo, Ryouichi é o piadista do grupo. Está sempre tentando acalmar os ânimos e dando em cima de todas as mulheres, não importa se sejam solteiras, noivas, ou casadas. Comenta-se que é para disfarçar a preocupação que sente pelos quatro irmãos menores, deixados com os tios após a morte de seus pais. A unidade Saturno é equipada com diversos tipos de radares e sensores, capazes de captar calor, ondas de rádio, metais, além de possuir raio-x e visão infravermelha. No entanto, mesmo protegendo com grande margem de segurança o corpo do policial Ryouichi, a unidade Saturno possui a blindagem menos espessa e, por isso, mais vulnerável a ataques. As armas favoritas de Saturno são o Cyber Try-Shot e o Cyber Discrusher.
  • Osamu Saionji/Mercúrio (西園寺 治/マーキュリー Saionji Osamu/Mākyurii?): Tímido e determinado, Osamu é do tipo "come-quieto", e dos cinco, o que menos aparece na série. Seu irmão foi um policial morto no cumprimento do dever. Após sua morte, Osamu decidiu estudar muito, superar seu irmão e cumprir o sonho dele. Sua mãe nunca gostou muito da idéia, mas acabou aceitando. A unidade Mercúrio é a mais leve e rápida das quatro, ideal para missões que exijam velocidade e precisão. As armas favoritas de Osamu são a Cyber Slash-Caliber e a Cyber Mega Storm.
  • Lucifer (ルシファー Rushifā?, 16-): Também vindo do futuro, como Takeda e Kageyama, acaba se aliando à Destrap como uma espécie de free-lancer, por acreditar que Takeda é um traidor. Após dar muito trabalho aos Cybercops, descobre que as provas da traição de Takeda foram forjadas pelo Barão Kageyama. A partir daí, passa a ajudar os heróis. A unidade Lúcifer é muito mais forte, resistente e bem equipada do que a dos outros Cybercops. Ao contrário deles, não precisa de uma cabine de Cyber-transformação, invocando sua armadura através da mesma misteriosa energia extradimensional que Takeda usa para chamar seu Thunder-Arm. A unidade está equipada com um par de pistolas, as Impulse Magnum (インパルスマグナム Inparusu Magunamu?), um par de canhões denominados Canhões Pulsar (パルサーカノン Parusā Kanon?) e o poderoso Cyber Gravitador (サイバーグラビトン Saibā Gurabiton?), a última arma de Lúcifer. Ele pode ainda invocar, da referida dimensão, o canhão voador Gigamax (ギガマックス Gigamakkusu?). O verdadeiro nome de Lucifer nunca foi revelado.
    • Nota: Coincidência ou não, na série de romances 2001, 2010, 2061 e 3001, de Arthur C. Clarke, "Lúcifer" é o nome com que se passa a chamar o planeta Júpiter após este ser transformado pelos misteriosos monolitos negros em uma estrela de baixa intensidade (veja o verbete estrela-anã).

Outros Membros do ZAC

  • Tomoko Uesugi (上杉 智子 Uesugi Tomoko?): Seria a Cybercop Vênus, mas por problemas financeiros, sua unidade nunca foi construída. Ajuda os quatro Cybercops em suas missões. É o coração da equipe. Muito enfezada e determinada, abriu os olhos do grupo em diversas situações, e protagonizou vários episódios. Tem participação chave em vários momentos da série e é apaixonada por Takeda/Júpiter e por amor o acompanha ao século XXIII.
  • Capitão Hisagi Oda (織田 久義隊長 Oda Hisagi-taichō?): Chefe do ZAC. Rígido porém tranquilo, ele se mostra bem amável com os seus recrutas, principalmente com Akira (Marte).
  • Mizue Shimazu (島津 瑞恵 Shimazu Mizue?): Vice-chefe. Mostra-se mais rígida que o próprio Oda, no qual revela seus verdadeiros sentimentos pelo capitão conforme a série vai dando seus desfecho. Viuva do criador das unidades cyber, ela se considera a "Mãe" dos policias do futuro.
  • Daisuke Yazawa (矢沢 大介 Yazawa Daisuke?): Especialista em computação. Essencial em todas as batalhas, ele comanda das instalações do ZAC todas as operações feitas pelos cybercops.
  • Miho Asakura (朝倉 美穂 Asakura Miho?): Oficial de comunicações. Sentimental, ela sempre se mostra sensivel a todos os tipos de emoções, o que nos episódios finais quase a tirou do ZAC por um próprio pedido de demissão.

Destrap

  • Barão Kageyama (影山バロン Kageyama Baron?): Vindo do futuro juntamente com Júpiter e Lúcifer, tem como objetivo o controle da Terra pelos computadores antes que os humanos a destruam. Frio, insensível e calculista, não mede esforços para conseguir seus objetivos, mesmo que tenha que machucar quem quer que seja, e por essa razão, muitos fãs o consideram como um dos maiores vilões do tokusatsu.
  • Fuhrer (フューラー Fyūrā?): Supercomputador criado pelo Barão Kageyama. É o vilão-mor durante toda a série, para no decorrer dos eventos se revelar como apenas um fantoche. Era uma forma de Barão Kageyama ter controle total da Destrap sem a necessidade de se expor. No final, é fusionado com Kageyama para a última batalha contra os heróis.
  • Madame Durwin (デューイン女史 Dūin Joshi?): Cria e controla os robôs Harkos, que têm em comum a blindagem branca e o fato de serem usados em missões que exigem maior precisão. Assim como Einshtein e Ploid, Durwin é uma ciborgue criada por Kageyama para servir aos propósitos da organização. Nos últimos episódios, descobre a verdade e se volta contra seu criador, sendo destruída por ele, não antes de avisar Luna que o mesmo planeja explodi-la junto com o trem expresso.
  • Doutor Einshtein (エインシュタイン博士 Einshutain Hakase?, 1-24): Especializado em "teoria superfísica", cria e controla os robôs Ominus, que têm em comum a blindagem preta e o fato de serem usados em missões que exigem maior poder de destruição. Morre no episódio 24, após ser atingido por uma pedra na cabeça e soterrado em decorrência da destruição da primeira base da Destrap.
  • Doutor/Professor Ploid (プロイド博士 Puroido Hakase?): Cria e controla os Garogas, pequenos robôs usados para dominar máquinas e mentes, como a do dragão Orion no episódio 12. Constrói também alguns andróides com poderes variados, como os do episódio 23 (Andróide Lutador) e 31 (Andróide Snooker). No final, Ploid morre após lutar com Saturno e Mercúrio e descobrir que é um robô (Mercúrio menciona que o verdadeiro professor Ploid, cujo nome verdadeiro era Arthur C. Ploid, faleceu em 1939).
  • Luna, a Rainha das Bestas (ビーストマスタールナ Biisuto Masutā Runa?, 25-34): Irmã de Eishtein, surge no episódio 25 para substituí-lo, e com o tempo, acaba se apaixonando por Akira. É a antítese de seus colegas: prefere se fantasiar de vilã típica de seriados japoneses a adotar uma postura sisuda de cientista, se autodenominando "Rainha das Bestas". Passa a controlar os Ominus construídos pelo irmão, além de seus quatro guerreiros guarda-costas chamados coletivamente de "Anel Negro" (Shitenou, no original). Luna também é uma andróide criada por Kageyama, e foi destruída logo após a fusão deste com o computador Führer, quando ela tentava defender Akira.

Além disso, a Destrap às vezes lançava mão de andróides de baixo poder de fogo: eram chamados coletivamente de "Guerrilheiros" ou "Siliconióides", e se pareciam com seres humanos usando óculos escuros e uniforme de camuflagem. Sob os óculos, se escondiam olhos biônicos e circuitos expostos.

Cyber Armas e Cyber Weapons

Por meio de um moderno sistema, o ZAC tem a sua disposição uma câmara de armamentos, chamada de Câmara Escura (ブラックチャンバー Burakku Chanbā?), a qual mantém as Cyber Armas (サイバーアーム Saibā Amu?) e a Cyber Weapons (サイバーウェポン Saibā Uepon?). Através de dutos de transporte, as armas são transportadas a qualquer parte da cidade. O acesso à câmara se dá através de cartões magnéticos, próprios de cada Cybercop.

  • Cyber Weapon #001 - Cyber Fire Slugger (サイバーファイヤースラッガー Saibā Faiyā Suraggā?): Potente lançador de rajadas, pode abrir fendas, destruir dirigíveis, prédios etc. É uma arma que necessita de altura, força e peso para manipulá-la, por isso se acopla melhor a Marte.
  • Cyber Weapon #002 - Cyber Mega Storm (サイバーメガストーム Saibā Mega Sutōmu?): Potente lançador múltiplo de mísseis, próprio para atacar vários inimigos de uma vez só. É possivel lançar um de cada vez ou todos, se assim preferir. Por exigir altura, peso e força, se adapta melhor a Marte. No entanto, possui apenas 8 cartuchos de munição.
  • Cyber Arma #001 - Cyber Tryshot (サイバートライショット Saibā Toraishotto?): Uma metralhadora portatil de grande poder de fogo.
  • Cyber Arma #002 - Cyber Discrusher (サイバーディスクラッシャー Saibā Disukurasshā?): Possui uma serra giratória com uma lâmina poderosa, que possibilita o corte de qualquer coisa. Tem também a lâmina auxiliar, usada como se fosse uma tesoura.
  • Cyber Arma #003 - Cyber Slash Caliber (サイバースラッシュキャリバー Saibā Surasshu Kyaribā?): Sabre que possui um poder letal incrível, podendo cortar praticamente qualquer coisa.
  • Cyber Arma #004 - Cyber Volt Winder (サイバーボルトワインダー Saibā Boruto Uindā?): Possui um cabo de aço e uma presa na ponta, ideal para escaladas e resgates.
  • Cyber Arma #005 - Cyber Rock Buster (サイバーロックバスター Saibā Rokku Basutā?): Uma poderosa furadeira capaz de destruir qualquer superfície rochosa. Útil para esburacar pedras ou paredes.
  • Cyber Arma #00X - Cyber Thunder Arm (サイバーサンダーアーム Saibā Sandā Amu?): um bracelete futurístico, é a arma pessoal de Júpiter. Quando entra em estado de raiva durante a batalha, Júpiter invoca a Cyber Força (サイバーボミング Saibā Bomingu, no original?), pela qual se fortalece e chama o Thunder Arm, que vem do futuro através de um portal dimensional semelhante ao que Lucifer invoca ao vestir sua Unidade. O Cyber Thunder Arm é considerada a "Cyber Arma do futuro", eis que possui um poder de ataque e destruição muito maior do que as outras Cyber Armas e Weapons. Utilizando-o, Júpiter aplica vários golpes:
    • Captador de Energia (ローリングチャージャー Rōringu Chājā?): Não é propriamente um golpe; Júpiter gira seu braço continuamente até carregar energia suficiente para desferir um de seus golpes. Realizado logo após que o Thunder Arm é invocado.
    • Híper Ataque (ハイパーアタック Haipā Atakku?): Um soco no peito do oponente. Simples, porém mortal.
    • Híper Tempestade (ハイパーストーム Haipā Sutōmu?): Um tiro certeiro no inimigo que o destrói no mesmo instante. Usado no episódio 10.
    • Híper Laser (ハイパーレイザー Haipā Reizā?): Um raio laser que destrói o inimigo instantaneamente. Usado no episódio 13.
    • Thunder Laser (サンダーレイザー Sandā Reizā?): Um feixe laser que retalha e explode o inimigo.
    • Thunder Magnum (サンダーマグナム Sandā Magunamu?): Inicialmente, o golpe final padrão de Júpiter. Usado quase sempre logo após o Captador de Energia.
    • Cyber Onda de Choque (サイバニック ウェーブ Saibanikku Uēbu?): o golpe mais poderoso de Júpiter. Usado pela primeira vez no episódio 23, quando Phylo ajuda Takeda a despertar todo o seu potencial. Essa onda penetra no corpo do oponente e o destroça aos poucos, atordoando-o e dando à Júpiter a oportunidade de contra-atacar.

Curiosidades

  • Em 2002 morreu Shogo Shiotani (Akira/Marte). Devido à uma crise depressiva, o ator cometeu suicídio ao jogar-se de um prédio na região de Dougenzaka, bairro de Shibuya, em Tóquio. (fonte: Wikipedia japonesa)
  • O nome "Kageyama" siginifica "montanha da sombra" (kage = sombra, yama = monte ou montanha).
  • A frase que Júpiter proferia antes de invocar a Cyberforça foi adaptada na dublagem. No original, Júpiter dizia "Yurusanee!" (許さねえ Yurusanee), uma versão coloquial de "Yurusanai" (許さない Yurusanai), que significa "Não perdôo!". Na versão dublada, Jupiter passou a dizer "Agora chega!" ou "Já chega!". Da mesma forma, o termo "Cyberforça" foi criado pela dublagem; no original, o fenômeno de fortalecimento de Júpiter chama-se Cyber Boming e ao invocá-lo, o mesmo diz "Cyber Guilty!" (サイバーギルティ Saibā Girutī?).
  • O golpe Cyber Onda de Choque (Cybernic Wave, no original), desferido por Júpiter, é baseado no Meteoro de Pegasus desferido por Seiya em Cavaleiros do Zodíaco.
  • Cybercops foi uma tentativa da Toho de realizar uma série nos moldes de um Sentai. Prova disso é que no mangá japonês, Tomoko ganha uma Unidade e luta ao lado dos heróis com o codinome Vênus. Originalmente na série, Tomoko também vestiria a Unidade, porém, a produtora não teve dinheiro para construir mais uma armadura e apenas os quatro homens as tiveram. Tal situação foi adapatada ao roteiro, no episódio A Revolta de Tomoko, em que Tomoko abandona os Cybercops para dar aulas em uma academia de polícia feminina. Neste episódio, Shimazu explica para a garota que ela não recebeu uma Unidade devido dos enormes gastos financeiros com a construção das outras Unidades, cujo custo de cada uma, segundo a capitã, era de 10 aviões de guerra cada.
  • A série foi filmada utilizando-se do sistema Betamax, da Sony, formato de vídeo que foi muito popular no Brasil nos anos 80. Em decorrência disso, não havia película, a qual se insere na filmagem para sobrepôr os efeitos conhecidos (laser de espadas, tiros, etc). Assim, os efeitos especiais tiveram um padrão muito abaixo do nível, até mesmo para a época em que a série foi produzida. Também, em razão disso, era nítido que as armaduras da série eram feitas de borracha e fibra de vidro, eis que a película, que disfarça tais detalhes, não estava presente.
  • O sucesso da série no Brasil pode ser explicado pela combinação de alguns fatores. Apesar de um orçamento modesto (até mesmo para os padrões de uma série de tokusatsu), efeitos especiais nem sempre convincentes (em razão de problemas ocasionados pelo próprio formato Betamax, citado anteriormente), Cybercops possuía um roteiro original, com uma história bem-elaborada e relativamente verossímil, até mesmo para os padrões de um tokusatsu. Além disso, foram evitados muitos clichês do gênero, que eram usados e abusados pela Toei, como robôs gigantes, super-bazucas, nomes dos personagens previsíveis, como "Red", "Blue", "Black", e assim por diante.
  • Outro ponto forte da série foi a dublagem. Ao invés da Álamo, optou-se por contratar os estúdios BKS. Com isso, evitou-se de usar vozes já muito "batidas" no gênero tokusatsu, como as de Francisco Brêtas, Carlos Laranjeira, Élcio Sodré, entre outros. Frequentemente, Cybercops é lembrado pelos fãs por possuir uma excelente dublagem.
  • A muleta que Takeda usa no episódio 16 não é encenação; o ator Yuki Yoshida se machucou durante as gravações da série e quebrou o pé direito. (fonte: Wikipedia japonesa)
  • Á exceção de Júpiter, os suit actors de Marte, Saturno, Mercúrio e Lúcifer eram os próprios atores (Shogo Shiotani, Ryuji Mizumoto, Ryoma Sasaki e Takashi Koura). Em diversos momentos da série, é possível ver os rostos dos atores por baixo do visor e reconhecê-los, devido à semi-transparência das lentes dos capacetes. Todos pertenciam ao Japan Action Club (atual JAE - Japan Action Enterprise) e eram dublês profissionais. Shiotani era membro veterano até sua morte, e Koura é veterano até hoje (fonte: Wikipedia japonesa).
  • Os atores Mika Chiba (Tomoko) e Yuki Yoshida (Takeda) contracenaram juntos novamente em 2003, na série Chouseishin Gransazer, na qual ambos interpretaram, respectivamente, a alienígena Karin e o capitão Soichiro Okita.
  • Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Hélio Porto (Pylo), Mário Vilela (algumas pontas), Eleu Salvador (algumas pontas) e Francisco Borges (Capitão Oda; falecimeto mais recente).

Patrine

Patrine é um seriado japonês (Tokusatsu) que foi transmitido no Brasil pela extinta Rede Manchete na década de 90.

A jovem colegial Yuko Murakami recebe de um estranho velhinho o poder de se transformar na Estrela Fascinante Patrine, a fim de proteger a paz na cidade. Na verdade, esse velhinho é o deus da cidade e dita a ela a seguinte condição: ela não deve revelar sua identidade secreta a ninguém, sob pena de ser transformada em um sapo.

Tudo piora com o aparecimento do terrível Diabo do Inferno (Diablo, no original), mas ela conta com a ajuda da Pequena Patrine, na verdade sua irmã mais nova, Tomoko, que também sofre as mesmas condições.

Longe das aventuras, elas ainda vivem confusões graças a seu irmão.

No Brasil

Ela é uma menina super especial, com poderes que você nunca imaginou, e vai ser sua melhor companheira pra viver grandes aventuras. Com essa chamada, a Manchete anunciava para Abril de 1993 a estréia de Patrine, dentro do Clube da Criança, na época comandada pela atriz Milla Christie. Tal estréia não aconteceu no mês prometido e só depois, já no segundo semestre, a emissora colocaria a série no ar, juntamente com Winspector no programa Dudalegria. A partir de então, iniciou-se a última fase de ouro dos tokusatsus no Brasil, que se encerraria definitivamente pouco tempo depois com Solbrain e Kamen Rider Black RX.


Robô Gigante

Robô Gigante foi uma série japonesa de televisão.

Um garoto acionava um robô gigante pelo seu relógio de pulso. O robô tinha feições egípcias.


Spectreman

Spectreman (スペクトルマン - Supekutoruman) é uma série de TV japonesa, produzida pela P-Productions (a mesma produtora do Lion Man) e exibida em seu país originalmente na TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 a 25 de março de 1972, totalizando 63 episódios. Foi um grande sucesso na época, dando mais impulso ao gênero tokusatsu, que compreende os filmes e seriados com efeitos especiais japoneses. A série foi exibida no Brasil inicialmente pela Rede Record no final da década de 1970 e depois, durante a década de 1980, pelo SBT.

No planeta Épsilon, situado na constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do sistema solar, vive uma civilização de simióides (Homens-macaco), pacíficos e civilizados, muito avançada, com tecnologia muito superior à da Terra e sempre visada para o bem comum. Até que um dia foi escolhido como o líder o genial cientista Doutor Gori. Detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, Gori na verdade era um mutante. Ao assumir o poder, Gori pretendia construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.

Porém seu plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade de Épsilon não havia pena de morte, a mente do cientista seria alterada de forma que sua maldade fosse eliminada. Porém antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Generel Karas libertou Dr. Gori e ambos fugiram em uma nave. Vagando pelo espaço, a dupla chegou à Terra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori ficou encantado ao ver a Terra, e analisando o planeta descobriu que os seres humanos estavam destruindo seu próprio planeta com a poluição. Indignado com isso, Gori passa a criar monstros a partir da própria poluição e com isso conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.

Uma raça de vigilantes espaciais, os Dominantes do planeta Nebulosa 71, sabendo da chegada de Dr. Gori à Terra, envia o ciborgue Spectreman para proteger o planeta. Spectreman adota o nome de Kenji e se emprega na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, chefiado pelo Chefe Kurata, onde investiga os planos do Doutor Gori.

Chamada inicial

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E, apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as àgua`s venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!!!

Curiosidades

  • Muitos dubladores que participaram da dublagem de Spectreman alguns anos depois participariam da dublagem de Chaves, dentre eles Carlos Seidl, Cecília Lemes, Osmiro Campos e os finados Mário Vilela e Marcelo Gastaldi.
  • Os episódios 5 e 6 - O exílio de Spectreman, foram escritos por Kazuo Koike, conhecido no Brasil pelo seu trabalho com o famoso mangá Lobo Solitário. Nesse episódio, o herói desafia as ordens dos Dominantes, se recusando a matar uma família (que havia sido abduzida pelo Dr Gori e estava contaminada por poluentes mortais, com risco de contaminar toda a população), e por esse motivo é exilado.
  • O ator Tetsuo Narikawa (Kenji) era um carateca experiente, mas este fato não foi explorado pelos produtores da série. Atualmente ele dá aulas de caratê no Japão.
  • O ator e modelo Jiro Dan estava inicialmente cotado para estrelar a série Spectreman, chegando inclusive a gravar um episódio piloto de oito minutos de duração, em que o herói tinha um visual bem diferente do que nós conhecemos. Após a gravação deste episódio, Jiro Dan não topou continuar no projeto final, optando por interpretar o herói Hideki Goh, da série "O Regresso de Ultraman". Vale lembrar que este episódio piloto de Spectreman jamais foi exibido na tv japonesa e em nenhum outro país.

Dr. Gori: Vilão ou Gênio incompreendido?

Muitos fãs da série consideram em segunda análise que o verdadeiro herói da série era o Dr. Gori. Alguns argumentos a favor dessa tese:

  • O nome original japonês da série era Homem-macaco Espacial Gori e seguiu com esse título até o episódio 20. Depois mudou para Homem-macaco Espacial Gori vs. Spectroman (episódios 21 a 39), e só então ficou sendo Spectroman (episódios 40 a 63). Lembrando que o nome original do herói era Spectroman, mudando para Spectreman nos EUA.
  • Apesar de suas idéias imperialistas de invadir e dominar a Terra, o Dr. Gori justificava seus planos com um argumento muito racional: os seres humanos realmente estão destruindo a Terra com a poluição, e por isso não mereciam viver nesse planeta. A mensagem do seriado era ambígua: se o Dr. Gori achava um absurdo a forma como os humanos tratavam o planeta onde viviam, ao lutar contra ele Spectreman estaria defendendo as grandes corporações poluidoras e o aquecimento global?
  • Os monstros do Dr. Gori eram ecologicamente corretos, sendo criados a partir de lixo reciclado.

 
BlogBlogs.Com.Br