segunda-feira, 12 de maio de 2008

Parece coisa de outro mundo

O vulcão Chaitén, que fica no Chile, ficou adormecido por 9 mil anos, e acordou recentemente.
Isso seria normal se não fosse o fato de que a colisão de cinzas, gelo e rocha formou uma TEMPESTADE
DE ELETRICIDADE ESTÁTICA
!


Confira as fotos!

Image
Image
Image
Image

Ainda nos fenômenos atípicos que causa perplexidade em cientistas e demências nos demais que acreditam ser OVNIs, os raios globulares são bastante interessantes e inexplicáveis.

Um raio globular consiste numa descarga elétrica luminosa em forma circular. O fenômeno ainda não foi totalmente explicado pela ciência, mas sabe-se que a descarga tem origem na atmosfera, eventualmente desprendo-se de uma nuvem, atingindo depois o solo e desaparecendo em poucos instantes.

É um fenómeno natural que é por vezes identificado como um Objeto Voador Não Identificado, consistindo geralmente num círculo de plasma ou gás ionizado. Apresenta uma certa estabilidade durando alguns segundos sendo que, extraordinariamente, pode durar vários minutos. A cor mais comum é descrita como vermelho-alaranjado e o seu tamanho pode variar entre alguns centímetros a um metro.

Embora normalmente ocorram com as tempestades, em algumas ocasiões dão-se mesmo com bom tempo, podendo a sua velocidade atingir os 100 km/h, sendo a sua dinâmica independente da direção do vento ou da gravidade. Produzem sons similares a zumbidos e estalos, libertando à passagem, um odor semelhante a enxofre ou ozônio.

O fenómeno pode interferir nas emissões de rádio, deixando rastros por onde passa. O seu aparecimento terá afetado pessoas causando queimaduras, paralisias ou até mesmo a morte.

Veja o fenômeno:

Veja um artificial em câmera lenta:

Existe outro fenômeno que a olhos da ignorância damos logo o nome de OVNI, o Fogo de São Telmo.

O fogo-de-santelmo (ou fogo de São Telmo ou ainda fogo de Santo Elmo) consiste numa descarga eletroluminiscente provocada pela ionização do ar num forte campo eléctrico provocado pelas descargas eléctricas. Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica.

O fogo-de-santelmo origina seu nome de São Erasmo (também conhecido como São Elmo ou São Telmo), o santo padroeiro dos marinheiros, que haviam observado o fenômeno desde a antiguidade, e acreditavam que a sua aparição era um sinal propício.

Fisicamente, é um resplendor brilhante branco-azulado que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de faísca dupla ou tripla, que surge de estruturas altas e pontiagudas como mastros, cruzes de igreja e chaminés.

O fogo-de-santelmo se observa com frequência nos mastros dos barcos durante as tormentas elétricas no mar, alterando a bússola — para desassossego da tripulação. Benjamin Franklin já observara, em 1749, que o fenómeno é de natureza eléctrica.

Também se dá em aviões e dirigíveis. Nestes últimos era muito perigoso, já que muitos deles eram inflados com hidrogénio, gás muito inflamável.

O fogo-de-santelmo aparece entre as pontas dos cornos dos bovinos durante as tormentas elétricas, e em objectos afiados em meio de um tornado. Não é o mesmo que o fenómeno denominado raio globular, mesmo estando relacionados.

Na Grécia antiga, a aparição de um único fogo-de-santelmo era chamado de Helena, e, quando eram dois, eram chamados de Castor e Pólux.


Malditos E.T.s

Hermanoteu na Terra de Godah

A nova peça da trupe Melhores do Mundo já está por aí, Hermanoteu na Terra de Godah é um bom motivo para gargalhadas e a comprovação de que o ator Welder Rodrigues é um tremendo desperdício na Globo.




Vídeo promocional

"CARAAAAAAIO VÉÉÉÉI"
***
Agradecimentos a Priscilla-nutri.

 
BlogBlogs.Com.Br