terça-feira, 8 de abril de 2008

Dark Side of The Moon & O Mágico de OZ

Um dos maiores mistérios da indústria fonográfica cerca o álbum Dark Side of the Moon do Pink Floyd. Reza a lenda, que se colocarmos o filme Mágico de OZ (aquele antigão) e sincronizarmos com o início do álbum (Breathe), a história do filme será toda contada através das músicas e dos efeitos psicodélicos que existem nesse álbum. Dizem que a banda assistia ao filme, enquanto eles construíam as melodias na hora, uma das provas é a partir de Money, onde um amigo saxofonista havia chegado no estúdio e viu a tal cena pitoresca, os músicos vendo a película, fazendo arranjos musicais na hora e as letras também sendo criadas de acordo com as cenas. Ao ver tal estranheza se empolgou, pegou seu saxofone e começou a tocar, a fazer solos e tudo mais, detalhe, de fato a banda não tinha o hábito de colocar um saxofone em suas composições. A banda nega, disseram que isso é coisa de "fã com mente fraca e influenciável" e nunca teria como fazer isso na época pois o álbum é de 72 e não existia vídeo cassete na época (desculpinha esfarrapada, ainda mais se tratando de uma banda que dispunha de uma tecnologia muito a frente das outras). Para fazer essa sincronia você tem que deixar o filme rolar e quando estiver no 3º rugido do leão da MGM, você dá o play, quando os créditos iniciais acabarem e a música começar, é porque deu certo. Felizmente (ou não), não existem mais vídeos cassetes (se existir, garanto que não existem mais as fitas VHS-Vídeo Home System), ou seja, hoje em dia é bem difícil de se tirar a prova.
Pra isso, Deus fez o You Tube.
Tire suas conclusões
Parte 1

Parte 2

Parte 3 Essa parte impressiona pelo teor dramático está perfeitamente em sintonia com os acontecimentos, detalhe o nome da música é A Great Gig In The Sky (acaso?)

Parte 4 Outro detalhe interessante é que esta é a música Money e por coincidência (ou não) o filme ganha cores

Parte 5

Parte 6

Parte 7 Essa é a parte em que o vocalista diz the lunatic is on the grass, justamente na parte que o Espantalho dança feito um lunático

Parte 8 O álbum terminou na música anterior, mas se fizermos um loop e iniciarmos mais uma vez, continuaremos a ver mais coincidências (a meu ver, começa a forçassão de barra)

Parte 9

Parte 10

Parte 11

Parte 12 A tal forçassão é tamanha que nessa parte tem que pular da música A Great Gig In The Sky para Us and Them

Parte 13

Parte 14 Nessa parte, para se tornar compreensível, teve-se que repetir pela 2ª vez a 1ª música, Breath

Parte 15 E pra finalizar o filme, Time entra mais uma vez, porém no final dessa música a melodia é a mesma de Breath, nesse momento a garotinha volta para casa e a letra da música nessa parte diz Home, home again. I'd like to be here... e o filme finaliza com a introdução da próxima, que é A Great Gig In The Sky terminando nas suaves notas do piano, impressionante!

O que me impressiona não é se o fato, é real ou não, o que me intriga é o descobridor, pois o cara ou não devia ter nada na cabeça, ou nada a fazer da vida, ou puxava uma erva mais pesada que os próprios caras do Pink Floyd.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br