segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ainda estão procurando o GPS

Curvem-se perante Cardoso

O padre voador foi encontrado, mas as autoridades dizem que só acharam a metade de baixo. Relaxem, vocês acharam tudo. Não havia cérebro ali, desde o começo.
Eu acredito que o tal padre Adelir foi vítima de Darwin. Até agora não consigo aceitar que alguém seja tão BURRO a ponto de embarcar com um GPS sem perder 5 minutos aprendendo a usá-lo, ou que alguém leve HORAS fuçando um GPS sem conseguir aprender a usá-lo.
Pior: Foi uma proeza inútil. Viajar com balões em uma cadeira não é novidade.
Dia 5 mesmo um sujeito chamado Kent Couch completou seu terceiro vôo, quase 400Km do Oregon ao Idaho, nos EUA. Só que ao contrário do nosso padre-não-tão-esperto Kent sabe que tudo tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar. Ele não só sabe usar o GPS, como em seu kit tem:
Arma de chumbinho para furar os balões e controlar a subida
Vara com gancho para furar balões caso perca a arma
Um pára-quedas, caso algo dê errado
Um GPS com altímetro, que ele sabe usar
Telefone de satélite
Dois GPSs com sistema de rastreio
Oxigênio
Comida
Antes de tentar seu primeiro vôo ele aprendeu a saltar de pára-quedas e voar de asa-delta. O esquema dele é tão inteligente que o lastro é feito com garrafas cheias de refresco. Matou o problema do lastro E do suprimento de líquidos para sua hidratação.
Claro, nem tudo dá certo. Em um outro vôo após pousar e sair da cadeira uma rajada de vento levou o conjunto embora, ele perdeu milhares de dólares de equipamento. Por sorte um ano depois fazendeiros acharam a gambiarra e devolveram. O vídeo, mostrado na reportagem abaixo, da ABC é bem legal:


Depois de ver tudo isso, eu fico bem mais tranquilo pelo padre. Eu não gosto de mortes inúteis, mas quando vi que ele morreu de burrice mesmo, bem… isso eu aceito sem problemas.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br