sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Que tipo de brasileiro é você?

Descarrilhando


Caceta, acho que não sou mais brasileiro. Sei lá, vai ver eu sou nativo da Nova Zelândia, ou do Paquistão e não sabia. Eu não me encaixo em nenhuma descrição tradicional dos nativos de nosso país. Ninguém gosta de ser comparado ao Zé Carioca, mas também ninguém faz nada para mudar o padrão.Dê uma olhada nos cinemas. Mesmo os nossos cineastas nos encaram como uma coletânea de clichês. No filme Linha de Passe, que estréia hoje, os personagens masculinos centrais são um motoboy, um evangélico radical e um cara que sonha em ser jogador de futebol. Só faltou o traficante e o travesti para o perfil ficar completo. E onde é que eu me encaixo?No filme Os Desafinados, todos são músicos que sonham em fazer sucesso no exterior. Não é de se estranhar que os gringos achem que a gente vive de pandeiro na mão. Nem a gente consegue se retratar de outra forma. Sinto vontade de comprar uma fruteira e colocar na cabeça. Será que uma fantasia de Carmen Miranda vai me deixar mais brasileiro?Pode prestar atenção: nossos músicos que fazem sucesso lá fora são, na maioria dos casos, alegorias de “brasilidade ambulante”. Carlinhos Brown, Caetano... Nossos cineastas, nossos artistas, escritores, quase todos têm aquele ingrediente exótico, tropical, malemolente. Os gringos adoram atirar amendoins para ver se a gente samba.Eu não sou traficante, não toco porra nenhuma de violão ou pandeiro, odeio axé, não saco nada de futebol e não luto capoeira. Enfim, estou vendo a hora em que vão me deportar. Eu devo estar estragando a paisagem...

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br