domingo, 12 de abril de 2009

Eu compartilho. E você?

Jack
Compartilhamento vs Pirataria


Devido às discussões via comentários, vou postar aqui a minha opinião sobre isso: Ching Lee, um empresário chinês monta uma fábrica de DVDs e os fornece para a Philips. Eis que seu filho Chong tem uma brilhante idéia: produzir os DVDs já gravados com filmes feitos por produtoras de Hollywood. Ching e Chong passam a vender para o primo Xau Ping, que mora em São Paulo e esse distribui para camelôs da 25 de março. Ninguém aí pagou direito autoral ou imposto, mas ganharam uma bela grana. Isso é o que chamamos de PIRATARIA.
Já Vinícius era um fã incondicional de Iron Maiden e comprava todos os albuns da banda. Ele tinha um amigo de nome Tobias que era igualmente fã da banda. Porém, ele não tem dinheiro para comprar os LPs. Por isso, toda vez que o Iron Maiden lançava um album novo, Tobias comprava uma fita K7 e ia para a casa de Vinícius para gravá-lo. Isso é o que se chama compartilhamento.
Agora pense: quando você baixa músicas na internet, você baixa de uma pessoa que botou o arquivo na rede. Não há transação comercial, apenas compartilhamento. No caso de músicas, o artista não é lesado, pois a venda de discos nunca foi fonte de renda dele. Os artistas ganham dinheiro em shows. A venda de disco é para enriquecer as gravadoras, que aliás, cobram preços absurdos para o consumidor.
A venda disco era interessante para os músicos como forma de divulgação. Quer maior divulgação do que milhões de pessoas compartilhando essas músicas via web?
Mais para frente falaremos sobre baixar filmes.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br