terça-feira, 14 de abril de 2009

Up, uma promessa

Dizem que Isabelle Huppert é fã de desenhos animados. Pois a toda-poderosa comandante do júri do Festival de Cannes de 2009, que começa no dia 24 de maio, já vai começar os trabalhos com uma atração de peso: a animação em 3D Up – Altas Aventuras, da Disney-Pixar, foi escolhida para abrir o evento mais importante do calendário europeu da sétima arte.

Nenhuma surpresa aqui: o Omelete viu uma prévia de 40 minutos do desenho, que é divertidíssimo. E Cannes tem uma história, no mínimo, amistosa com os desenhos animados: de Dumbo no fim dos anos 40, passando por Fritz, o Gato na menos inocente década de 70 até os mais recentes Shrek e Valsa com Bashir, a croisette sempre se deliciou com gente e bichinhos de mentirinha.

Up - Altas Aventuras conta a história de um cientista-explorador tão adorável quanto ranzinza que viaja para a fronteira da Venezuela com o Brasil, realizando, no fim da vida, o sonho de sua juventude - explorar uma área específica no topo da Floresta Amazônica. Detalhe: ele viaja com casa e tudo. E a tal casa flutua com a ajuda de balões de encher. Obviamente a história remete qualquer brasileiro mais ou menos antenado ao triste fim do padre Adelir de Carli, que morreu tentando viajar em balões de festa no sul do Brasil no ano passado. O Omelete não conferiu a animação inteira, mas pode garantir que o personagem principal do desenho - o senhor Carl Fredricksen, 78 bem-vividos verões – terá um fim mais para cima.

Mas como aqui a gente não coloca panos quentes, quem avisa amigo é e outros clichês inofensivos, fica o recado: a primeira parte da animação trata de perdas, mortes, intolerância e sonhos desfeitos. Nada muito diferente, aliás, de um bom e velho conto de fadas, inspiração-mor da maioria dos clássicos da Disney. Mas o ritmo da trama ganha corpo quando Seu Carl acaba levando um passageiro clandestino em sua casa voadora, o hilário Russell, exatamente 70 anos mais moço do que o boa-praça aventureiro.

Na ultra-colorida Amazônia criada pelos magos da Pixar (conversamos com o diretor Pete Docter, e a entrevista estará aqui no site em breve) a ação se dá entre cachorros falantes, aves raras e caçadores selvagens. Para quem não se lembra, Docter foi o responsável pelo universo mágico de Monstros S.A..

E se Up - Altas Aventuras tem tudo para atrair o público interessado em grandes aventuras – é como se o avô do Indiana Jones embarcasse em uma viagem surrealista à América do Sul acompanhado do irmão mais novo do Tintim – também vai despertar a curiosidade dos marmanjos ligados em ecologia e na discussão do futuro de um de nossos maiores tesouros – a Floresta Amazônica. Parece papo-cabeça? Relaxe, Seu Carl e o menino Russell são garantia de boas gargalhadas.

Up – Altas Aventuras chega aos cinemas brasileiros em setembro, mas estréia aqui nos EUA já em maio.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br