sexta-feira, 17 de abril de 2009

Você sabe o que é Vaporware?

Rafael Baldo

Sabe aquele seu amigo, primo ou vizinho mentiroso, que conta balela e nem fica vermelho de vergonha? Bom, talvez ele trabalhe para a indústria de games. Ou talvez seja muito enrolado, e atualmente também viva de games. Sabe por quê?

Esse meio é recheado de vaporware, aqueles softwares ou hardwares que prometem muito, mas nunca viram realidade. Uma continuação de franquia, um videogame ou até um acessório pode amargar anos de espera, onde a esperança é a última que morre.  Confira abaixo os 10 exemplos mais absurdos da indústria (e reze para algum dia eles serem lançados):

10- Indrema

Esse era um videogame baseado na arquitetura de PC (X-Box?), mas com sistema operacional Linux. A vantagem era ser aberto para qualquer pessoa, inclusive na produção de jogos para o console. A idéia foi lançada em 2000. A empresa do produto faliu em 2001. Mas ainda há seguidores que acreditam na vinda do Indrema...

9- Red Jade

Falando em 2001, neste ano a Ericsson resolveu lançar o Red Jade, seu videogame portátil para concorrer com o Game Boy Advance. Gastou US$ 10 milhões e prometia vídeo Divx, funções de celular, bluetooth, câmera e MP3 player, entre outras funcionalidades (tipo, jogos!). Quando a água bateu na bunda e as vendas da empresa caíram, a Ericsson cancelou o projeto. Snif...

8- Warcraft Adventures

Gosta de Warcraft? Gosta de adventures estilo LucasArts? Gosta de batata? Bom, então você... vai ficar na mão de novo. A ótima idéia de misturar o mundo de orcs e humanos com as aventuras gráficas surgiu em 1997. E, por mais irônico que pareça, o projeto foi cancelado um ano depois por causa da LucasArts! Os vídeos e gráficos ficaram datados demais depois do lançamento de Monkey Island III e da promessa Grim Fandango, totalmente em 3D. Uma pena...

7- Starcraft: Ghost

Ghost seria um game de tiro em terceira pessoa, baseado no universo do clássico jogo de estratégia Starcraft. Seria, se não fossem os constantes atrasos, cancelamentos em plataformas e informações conflitantes da própria Blizzard. A novela começou em 2002 e somente em 2006 a empresa confirmou o fim do projeto. Vá jogar Gears of War agora e esqueça isso...

6- Sega Neptune

Ah, a Sega... Criadora do Master System, Mega Drive, Saturn e... Neptune? O Netuno era, na verdade, um Mega Drive e um Sega 32X (um acessório para aumentar a capacidade do videogame) fundido. Não vinha com a versão em CD (o Mega CD), mas já era alguma coisa para evitar que o Mega Drive ocupa-se toda sua estante. Como o 32X foi um fracasso de vendas, o projeto (iniciado em 1994), foi engavetado no ano seguinte.

5- Super Mario 128

It’s-a me, Mario! Depois do sucesso estrondoso de Super Mario 64, a Nintendo queria mais. Muito mais! Muahahahahhah (risada maléfica level 10). Super Mario 128 seria a continuação para GameCube, prometida desde 1997 (antes do lançamento do console!). Dez anos depois (!), entre promessas e dívidas do criador Shigeru Miyamoto, o projeto foi incorporado em outros games, como Pikmin e Super Mario Galaxy. Mas o 128, nada! Que feio, seu Miyamoto...

4- Star Fox 2

Se você jogou Star Fox no Super Nintendo, sabe o quanto o jogo é viciante. A continuação viria com novos personagens, mais inimigos e naves e uma versão aperfeiçoada do chip Super FX. Sabe o que deu errado? O Nintendo 64 foi lançado. Sim, o console novo boicotou o lançamento de um jogo que já estava pronto (pelo menos, a versão japonesa), para aproveitar melhor as capacidades do N64. Maldito!

3- SNES CD

Essa história é tão triste que até dói. Na verdade, o SNES CD existe. Só que você conhece ele pelo no PlayStation! Em 1991, a Nintendo e a Sony trabalharam juntar em um projeto de CD-Rom para o Super Nintendo. A Sony queria controle total dos games feitos pela plataforma, coisa que a Big N negou. O que ela fez? Firmou uma parceira com a Philips e deixou a Sony, que aproveitou o que tinha sido desenvolvido e lançou o PlayStation, três anos depois. É, o PS1 é filho bastardo da Nintendo... deviam fazer uma novela sobre isso...

2- Videogame Phantom

2002. O ano do lançamento do The Phantom... NOT! Segundo a falida Infinium Labs, o videogame seria capaz de rodar atuais e futuros jogos de PC, e substituir mídias físicas por download de conteúdo. Em 2004, um protótipo apareceu na E3. Em 2005, a configuração inicial deveria mudar, por causa da constante atualização de peças nos PCs (Sério? Como eles não pensaram nisso?). Finalmente, em 2006, o projeto foi cancelado. E eu aqui guardando dinheiro pra isso...

1- Duke Nukem Forever

Depois do ótimo Duke Nukem 3D, a produtora 3D Realms queria uma continuação. Os jogadores queriam uma continuação. Diabos, meu cachorro queria uma continuação! E o que eles fizeram? Prometeram desde 1997 até 2009 que o jogo seria lançado, dando um show de interatividade, gráficos e diversão. Devido à demora, o game já foi feito e refeito algumas vezes, mudando completamente o projeto original. A última previsão de lançamento é para “quando ficar pronto, fica pronto”, segundo a produtora. Você acredita?

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