segunda-feira, 22 de junho de 2009

Roberto Justus no SBT: a grande jogada de Silvio Santos

Roberto Justus é o novo apresentador do SBT. Antes mesmo da Record anunciar a contratação de Gugu Liberato, Silvio Santos, em mais uma de suas jogadas surpreendentes, comprou o passe do responsável pelo sucesso de O Aprendiz, principal produto comercial da concorrente.

Após um começo sofrível, que virou motivo de deboche do humorista Tom Cavalcante, Roberto Justus rapidamente se tornou um dos bons apresentadores da televisão brasileira. Já no final da primeira temporada de O Aprendiz, ele dominava a atração, mostrando desenvoltura diante das câmeras até mesmo no programa ao vivo, algo raro para um iniciante.

No SBT, por enquanto, Roberto Justus está escalado para apresentar um game show de perguntas e respostas. Mas não se surpreenda se ele também comandar um talk show, antigo desejo do empresário.

Na internet, telespectadores debatem a nova contratação do SBT. Alguns comemoram, outros lamentam. Estes justificam seu temor citando as constantes mudanças na grade de programação promovidas por Silvio Santos, a baixa qualidade das atrações da emissora e até mesmo o risco de Roberto Justus ir para a geladeira, como aconteceu com Adriane Galisteu e Ratinho.

É verdade que o SBT é conhecido por sua grade de programação inconstante. Mas, nos últimos tempos, isso é mais um registro na memória dos telespectadores do que um fato. É possível criticar a construção da grade, que coloca a linha de shows às 20h, mas ela tem sido constante há um bom tempo.

Se observarmos outras emissoras, também notaremos mudanças repentinas. À exceção da Globo, todas costumam promover uma verdadeira dança das cadeiras com certa frequência. Até mesmo a Record, de onde vem Roberto Justus, conhecida por muitos como TV Pica-Pau.

Sobre a baixa qualidade das atrações, trata-se de outra constatação que é mais um registro na memória do que um fato concreto. Sim, há Hebe, A Praça é Nossa, Casos de Família e até mesmo o Programa Silvio Santos. Mas há também Supernanny, Esquadrão da Moda, 10 Anos + Jovem, uma boa seleção de filmes e uma excelente gama de séries. E vem por aí o Show do Milhão. E podem desembarcar na Anhanguera a Eliana (que eu não gosto - mas muitos admiram, dá audiência e atrai anunciantes) e o Pânico na TV.

Ou seja, mais uma vez, o SBT mostra que tem seus altos e baixos como outras emissoras. Afinal, quem suporta a programação religiosa em pleno horário nobre da Band, celebrada atualmente pelos ótimos CQC e E24?

Ah, tem a geladeira. Sim, Roberto Justus pode ir para o limbo, mas acho difícil. Certamente, experiente que é, ele deve ter solicitado diversas cláusulas contratuais que impeçam isso. Mas, novamente, artistas na geladeira é algo comum. A atriz Lúcia Veríssimo declarou outro dia, no Twitter, que voltará a fazer novelas quando a Globo quiser. Daniela Cicarelli deve ter um histórico de resfriados e gripes no frigorífico da Band.

Por isso, acredito que a ida de Roberto Justus para o SBT não é um salto de fé. Há oportunidades e riscos, como em qualquer mudança. Ele abandona O Aprendiz, uma atração consagrada, é verdade, mas que já deu sinais de cansaço. Agora, pode comandar um game show, formato que parece se encaixar perfeitamente ao seu perfil, é até mesmo um talk show, algo escasso na TV aberta brasileira.

Outro ponto importate é o esforço do SBT para recurperar sua credibilidade, principalmente diante dos anunciantes. Nos anos 90, Silvio Santos decidiu mudar o perfil da emissora, considerada popular demais pelo mercado. Contratou Jô Soares, Serginho Groissman, Boris Casoy, Angélica, entre outros. Agora, após ter a vice-liderança no Ibope ameaçada pela Record, a emissora repete a estratégia, apostando em programas diferenciados, com nomes respeitados pelos anunciantes (Roberto Justus, Isabella Fiorentino, Arlindo Grund, Carlos Nascimento, Rodopho Gamberini, Cris Poli e Del Rangel).

Sobre O Aprendiz, continua tudo como está. O formato pertence a Record e a sétima edição continua com inscrições abertas para universitários de todo o país. Resta encontrar um novo apresentador. Antes de Roberto Justus, foram sondados Abílio Diniz e Antônio Ermírio de Moraes. No Twitter, fãs do reality show sugerem nomes como Eike Batista e outros.

O que você achou da mudança de Roberto Justus para o SBT? Quem pode ser o novo carrasco de O Aprendiz?

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br