quinta-feira, 2 de julho de 2009

Documentário recria jato stealth nazista

Oliver Perez

Experts na tecnologia stealth empregada na aviação recriaram a aeronave nazista praticamente esquecida pela história: o Horten 2-29. Este combatente dos ares com o seu visual “retro-futurista” chegou muito tarde na Segunda Guerra Mundial para uma possível linha de montagem.

O documentário é produção do canal National Geographic e reuniu uma equipe de engenheiros da corporação Northrop Grumman, uma das contratadas para desenvolvimento militar americano, para determinar se este suposto stealth é de fato invisível a radares.

As plantas originais de Hitler, que estavam em posse do governo americano por mais de 50 anos, foram utilizadas para a replicação da aeronave, e durante sua construção foram encontrados alguns indícios, segundo dizem, do quanto os engenheiros nazistas estavam próximos de algo que poderia ter alterado o curso da guerra.

Este avião foi projetado originalmente pelo designer alemão Reimar Horten, criador do conceito “asa voadora”, e uma das mais recorrentes referências hoje em dia é ao do bombardeiro americano B-2, mais recentemente utilizado em operações do Afeganistão e Iraque, também criado pela Northrop Grummam.

Um dos protótipos do 2-29 chegou a realizar um vôo experimental bem sucedido durante o natal de 1944, mas até então, os alemães estavam em retirada e o projeto nunca mais foi aperfeiçoado. O Horten 2-29 possuía 4 metralhadoras calibre 30 mm e tinha capacidade de carregar 2 bombas de 500 kg.

Uma das variações do Horten 2-29 foi estrela por alguns minutos no filme de Steven Spielberg, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. O documentário vai ao ar no canal Nat Geo (EUA) no dia 25 de julho.

Veja algumas fotos:

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br