quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tecnologia esportiva em Pequim

Quem é, ou já foi atleta sabe como é importante utilizar um material apropriado para o esporte que pratica. Usar uma camisa mais leve, ou cujo tecido permite secar o suor do atleta mais rapidamente costuma ser uma prática comum a atletas amadores, ainda que para estes, não seja muito significante, porém, não é bem assim que acontece em uma competição internacional, como agora nas Olimpíadas.

Para este mega- evento, maiôs de natação, maiôs de corrida, tênis, etc, deixam de ser acessórios comuns e, com o desenvolvimento e aplicxação de novas tecnologias, passam a aprimorar e melhorar ainda mais o rendimento dos atletas.

A Speedo lançou um maiô que deverá ser utilizado pelo nadador Michael Phelps, que tem em sua composição painés de poliuretano fixados conforme as medidas do atleta, atuando de maneira a diminuir o atrito do corpo com a água. O LZR Racer é top para atletas da natação.

Fora das águas, a Adidas lançou um modelo pra o atletismo, que segue o mesmo padrão do maiô da Speedo. O TechFit PowerWeb comprime a musculatura do atleta minimizando o atrito com o ar, ajudando a estabilizar os músculos usados durante a largada, convertendo sua energia para as passadas posteriores, o que aumenta o rendimento do atleta, segundo a fabricante, em 5,3%, e diminui o tempo em 1.1%. Parece irrelevante, mas é só lembrarmos que essas provas são decididas em questão de seguntos e, muitas vezes mesmo, nos milésimos. Faz a diferença sim!



Já Nike merece destaque, dentre outros, com o seu PreCool Vest (foto acima), que é um colete que armazena agua congelada com a finalidade de resfriar os músculos do atleta. Sua finalidade é impedir que as elevadas temperaturas de Beijin nesta época, prejudique o desempenho dos atletas. A Nike também lançou um modelo especial para os praticantes de atletismo bem inovador, além de ter produzido uma basketeira (tênis de basquete) bem mais leve que os convencionais. Isso ajuda bastante na hora de pular.

Tá… você pode estar pensando: “ahh que frescura tudo isso!”, mas acredite, não é! Para eles ali que estão competindo e buscando quebrar novos recordes, qualquer investimento neste sentido é totalmente útil. Isso inclusive é um dos fatores que favorecem países de primeiro mundo, onde os atletas conseguem patrocínio dessas grandes marcas. Ah, e se você é atleta de fim de semana, não fique triste por não ter acessórios neste nível, mas lembre-se sempre de comprar acessórios adequados. Eu costumo dizer sempre uma frase que um professor de educação física me falou uma vez: “É melhor pagar caro num tênis hoje, que ter que comprar um joelho futuramente!”

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br