segunda-feira, 17 de março de 2008

Lendas Urbanas

Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral, através de e-mails ou da imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São freqüentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.
Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso de, por exemplo, a história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.
Outras dessas histórias têm origem mais recente, como as que dão conta de homens seduzidos e drogados em espaços de diversão nocturna que, ao acordarem no dia seguinte, descobrem que tiveram um de seus rins cirurgicamente extraído por uma quadrilha especializada na venda de órgãos humanos para transplante.
Muitas das lendas urbanas são, em sua origem, baseadas em fatos reais (ou preocupações legítimas), mas, geralmente, acabam distorcidas ao longo do tempo.
Suas características principais seriam:
Uma forma narrativa (geralmente uma pequena história, porém bem estruturada)
Procura sempre se autenticar por meio de testemunhas e provas supostamente existentes
As pessoas que as contam geralmente às ouviram de alguém e quando repassam a história costumam confirmá-la como se tivesse sido vivida por ela mesma
Com o advento da Internet, muitas lendas passaram a ecoar de maneira tão intensa que se tornaram praticamente universais.

Algumas lendas urbanas bastante conhecidas
Os sanduíches do Mc Donalds seriam feitos de carne de minhoca (no Brasil, geralmente dizem ser da espécie minhocuçu).
Samara, uma menina emo e gótica, que morreu em um arame farpado após um fazendeiro lhe negar ajuda, e que assombra os anti-góticos e anti-emos.
Os esgotos das grandes cidades são habitados por crocodilos.
A Loira (ou noiva) do Banheiro surgiria em toaletes de escolas após uma série de rituais que variam de acordo com a versão da história (incluindo chutar o vaso sanitário e dar uma determinada quantidade de descargas).
O Palhaço da Kombi seria um indivíduo que percorreria a periferia das cidades raptando crianças. Em algumas versões ele seria acompanhado de uma bailarina que ajudaria a atrair as meninas.
Catarina 2ª da Rússia teria transado com um cavalo.
Portadores de Aids estariam colocando seringas contaminadas com o vírus sob assentos de cinema e ônibus como uma forma de vingança.
Pessoas colocariam lâminas dentro de maçãs, em escorregadores e em outros locais apenas com o intuito de ferir outrém.
Alguns ecologistas alegam a existência de um motor movido apenas por água, cuja descoberta não seria anunciada por conta de um acordo da indústria petrolífera.
Elvis Presley foi abduzido.
Paul McCartney morreu em 1966 e foi substituído por um sósia.
Jim Morrison não morreu.
Coca-Cola é capaz de corroer dentes (este mito surgiu pelo fato de que essa substância contém ácidos).
O Papai Noel é uma invenção da Coca-Cola (na verdade, a empresa foi responsável apenas pela consolidação da imagem pela qual ele é normalmente conhecido atualmente).
A Aids teria sido uma criação em laboratório feita para exterminar os povos da África.
A Aids seria uma doença transmitida dos macacos para os homens por meio de contato sexual.
Um prego enferrujado transmite tétano (na verdade o que transmite tétano são as bactérias que podem ser encontradas em um prego que está abandonado em um local úmido).
O porco-espinho é capaz de arremessar seus espinhos a distância.
O elefante tem medo de que um rato possa entrar em sua tromba.
O vermelho enraivece os touros (eles enxergam em preto e branco).
Se um pombo comer milho de pipoca pode acabar morrendo, pois em seu estômago o calor é suficiente para fazer o grão explodir.
A masturbação faz crescer pêlos e cria calos nas mãos.
Arrancar um cabelo branco faz nascer vários no lugar.
FUCK seria a sigla de Fornication Under the Consent of the King (fornicação sob consentimento do rei) e essas letras ficariam marcadas diante da porta do quarto do rei enquanto ele exercia seu direito à prima noctes (direito a tirar a virgindade de uma recém-casada).
A do "homem do saco", que iria atrás das criancinhas que fugissem de casa ou saíssem sem a permissão dos pais.
As canetas BIC Cristal seriam de origem extra-terrestre.
O Teiú quando é envenenado pela cobra, come uma batata, fica curado e mata a cobra logo a seguir.
Uma cabeça de frango empanada fora encontrada junto aos pedaços de frango em uma embalagem de McNuggets.
15:00 da tarde é a hora em que os anjos saem a rua, e as 03:00 da manhã é a hora em que os demônios saem para atormentar a vida dos humanos
"Alumínio: Útil mas Mortal". Esta lenda cita estudos fictícios da Universidade Federal do Paraná ligando o uso de panelas de alumínio a resídios deixados no alimento. O texto também cita uma legislação italiana, que supostamente proíbe o uso de panelas de alumínio em restaurantes.
Juntar 1.000.000 anéis de lata de refrigerante lhe dá o direito de trocar por uma cadeira de rodas (ninguém nunca viu um posto de troca desse tipo).
Matar formigas provoca diarréia.
Os casos clínicos de fisiologia II, que acabam por causar um forte distúrbio psicopatológico nos estudantes de medicina, vulgarmente chamado de síndrome do dexi keto.
SuperKen, o único super-herói que realmente saiu dos quadrinhos para a vida real!,
Manga com leite é um veneno fatal


Fonte: Wikipedia


Duas de Lendas Urbanas bem famosas são essas:


"Meu cãozinho Xuxo" tem conteúdo satanico quando música é tocada ao contrário



O fantasma do menino que aparece no filme 3 Solteirões e 1 Bebê



Quer ouvir mais sobre lendas urbanas de um forma bem irreverente e inteligente? Sugiro ouvir o Nerdcast do Jovem Nerd.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br