sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nerds vs. Descolados - O Sucesso

Felipe Nerdo

nerd

Lembro-me como se ontem fosse, meus dias no inesquecível Colégio Metropolitano, cursando o que parecia ser o período mais interminável da minha vida, os benditos três últimos anos colegiais. Na época, via-se como Felipe Neto um adolescente rebelde que não conseguia compreender sua função no mundo e encontrou no teatro uma forma de liberar as milhares de emoções contidas em um cérebro imaturo e dominado por hormônios sexuais.

Os nerds, todavia, representavam o movimento antagônico àquele jovem cujas pretenções estavam longe do estudo para o vestibular. Estava pronto o embate épico tradicional entre descolados e nerds.

O tempo passou, a criança cresceu e, curiosamente, em meio às rotações insanas deste mundo cheio de ironias, aquele jovem rapaz, que divertia-se em gozar os nerds, tornou-se um. E não apenas um qualquer, mas caprichado, do tipo que acompanha freneticamente seriados, vive lendo, estudando e, principalmente, dentro do computador. Este virou seu trabalho, sua vida passou a ser baseada em conceitos que, antes, eram tratados com o mais inocente sentimento rebelde da adolescência: o de achar que é dono do mundo e que não é necessário absolutamente nada para conquistar seus objetivos.

Naquela época, considerava que perder os preciosos minutos de minha vida com estudos, era como dormir: não servia para absolutamente nada. Para quê estudar matemática? Física? Química? O que mudaria em minha vida saber o que era uma oração subordinada substantiva adverbial louca causal bissexual? Bem, de fato esse tipo de conteúdo, na maioria das vezes, acaba servindo para absolutamente nada na vida prática profissional, mas a importância de aprendê-los vai muito além do que pensamos.

nerd

Bill Gates uma vez disse e eu não entendi: “Não zoem os nerds na escola, eles serão seus patrões amanhã”. No auge de meus dezesseis anos, meu pensamento foi simples: “Eu? Subordinado de um nerd? Esses caras não comem ninguém, que dirá conseguirão tal conquista”.

Acontece que a frase de Bill estava superficialmente correta, mas, em uma análise profunda, incompleta. Foi feita baseando-se em resultados, não necessariamente na realidade. Um nerd escolar não representa o sucesso, mas o início do processo que pode ajudá-lo a chegar lá.

Saber que a mistura de dois ácidos tem como resultado uma bolha de sabão rosa não torna um ser humano mais preparado para a vida profissional que outro. Entretanto, aprender desde cedo a estudar, ler e se aprofundar em matérias torna este mesmo ser humano muito mais apto a entender o universo, a vida e, principalmente, os atalhos para as conquistas. A leitura forma uma mente bem desenvolvida e trabalhada, em oposição à mente descolada da idade, que considera o desenvolvimento dos músculos e utilização do órgão genital como máxima importância. Estes, em larga maioria, tornam-se operários ou, se derem sorte, conseguem um emprego de destaque na empresa do papai, mas jamais serão esclarecidos o suficiente para caminhar com as próprias pernas.

Já vi nerds escolares que hoje trabalham em teleatendimento. Em contrapartida, conheço descolados que hoje estão com uma carreira profissional delineada. Porém, esses traços não são consequência do que foram, mas sim do que se tornaram. A dificuldade de um descolado criar interesse pela leitura e estudo é gigantesca, tão por isso vemos que a esmagadora maioria destes segue a vida na sombra da existência, caminhando cabisbaixos rumo a uma aposentadoria satisfatória, mas com o pensamento de: “eu sempre achei que seria mais que isso”. Bem, a vida não se importa com o tamanho de seus braços, mas com a capacidade de sua mente.

nerd

Portanto, mais importante que qualquer vestibular, mais profundo que qualquer estudo escolar, a fundamentação do sucesso está ligada a um fator de suma relevância: o interesse, seja pelo estudo, pela leitura, pela dedicação e pela aplicação.

Mentes trabalhadas vivem com a paixão. Mentes relaxadas não vivem, só transitam. Não há idade para começar, mas de uma vez por todas, fixe-se ao pensamento certo para o sucesso: Liberte o nerd em você.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br