sexta-feira, 26 de junho de 2009

Avião movido a energia solar dará volta ao mundo em 2011

Pollar

Nesta sexta-feira, dia 26 de junho, será apresentado em Dübendorf, Suíça, o primeiro avião movido a energia solar projetado para cumprir planos de vôo noturnos. No evento, a empresa responsável pelo Solar Impulse HB-SIA irá anunciar a data da primeira viagem do aeroplano. É esperado que um vôo cruzando os EUA ocorra já no ano que vem, enquanto que, em 2011, é aguardada uma volta ao mundo com escala em todos os continentes.

O ousado projeto de um avião funcionando à base de energia não poluente foi idealizado por Bertrand Picard, um psiquiatra de 51 anos, que realizou uma volta ao mundo de balão, sem escalas, em 1999. Junto com André Borschberg, um engenheiro de 57 anos formado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e ex-piloto da Força Aérea Suíça, eles iniciaram, em 2002, a desenvolver o Solar Impulse, com o apoio de várias empresas e personalidades que iam de Al Gore a Paulo Coelho.

Embora o custo do desenvolvimento não tenha sido divulgado, Picard disse, em uma entrevista dada em 2007, que o investimento no projeto era de cerca de 181 milhões de dólares.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br